Compartilhar Facebook   
Favoritar
QUEM SOMOS

A Plataforma do Letramento nasce da ideia de se criar um espaço para a reflexão, formação, disseminação e produção de conhecimento sobre o letramento. Idealizada pela Fundação Volkswagen e Cenpec, pretende criar uma comunidade de referência para educadores, professores, gestores e demais profissionais que têm se dedicado a assegurar o direito ao pleno acesso ao mundo da escrita para todos os brasileiros, como garantia do aprendizado ao longo da vida e da participação ativa e autônoma nas diversas esferas do mundo social.


A Fundação Volkswagen e o Cenpec, ao celebrar 10 anos de parceria em 2013, reafirmam o compromisso de contribuir para a educação pública do País, por meio de um ambiente virtual de aprendizagem democrático, colaborativo, com conteúdos de acesso livre que busquem apoiar políticas, projetos e práticas relacionadas à ampliação do letramento de crianças, adolescentes, jovens e adultos.


Para entender o que é letramento


Letramento designa as diferentes práticas sociais mediadas pela língua escrita. São as práticas de leitura e escrita que ocorrem nos mais diversos domínios da sociedade, como no mundo do trabalho, da família, da participação social, da publicidade e, também, da escola, instituição que trabalha intencionalmente com o ensino da língua escrita.


Nossa abordagem do letramento transita por diferentes dimensões:


Pedagógica: que discute alfabetização e o ensino da leitura e da escrita na escola.
Política: que estimula o debate sobre políticas públicas relacionadas ao letramento e à formação de leitores no Brasil.
Cultural: que considera as práticas de leitura e escrita, dentro e fora da escola, como expressões da cultura.
Digital: que reflete sobre as novas práticas de letramento originadas pela cultura letrada digital e propõe seu uso no próprio ambiente virtual.


Os conteúdos da Plataforma do Letramento são selecionados e produzidos por uma equipe multidisciplinar, apoiada por especialistas, que trabalha de modo colaborativo, acreditando ser essa a forma por excelência de se produzir e disseminar conhecimentos no mundo contemporâneo.


Na Plataforma estão disponíveis textos, artigos, matérias, entrevistas, propostas de atividades, referências de práticas em conteúdos multimídia, como vídeos, podcasts, infográficos interativos etc., que darão suporte ao trabalho e aos estudos sobre letramento. O ambiente promoverá, em seus canais de participação, discussões, debates e oficinas on-line gratuitas e de acesso livre para educadores, gestores, pesquisadores e demais profissionais, que buscam, a partir do âmbito de ação de cada um, apoiar as ações de formulação, planejamento, sistematização e troca de conhecimento.


A Plataforma também se destina a ser um espaço exclusivo com ações de educação a distância (EAD) e materiais de apoio para a formação dos integrantes dos Projetos Aceleração da Aprendizagem, Entre na Roda e Aprendendo com Arte.


Embora a Plataforma de Letramento seja uma iniciativa conjunta da Fundação Volkswagen e do Cenpec, nosso desejo é de que outros parceiros se articulem conosco, compartilhando seus conhecimentos e ações, em uma relação horizontal, aberta e colaborativa. Ao reconhecer que muito se tem produzido no sentido de assegurar o direito ao letramento a toda a população brasileira, a Plataforma de Letramento pretende ser um espaço virtual de disseminação e reflexão das produções existentes, além de estimular conexões de ideias, indivíduos e organizações, e inspirar ações em diversas esferas, seja governamental, da iniciativa privada ou da sociedade civil organizada.


Esperamos que você participe e colabore!  

PROJETOS
ACERVO
ACERVO Materias dos Projetos Para Aprofundar Especiais Experimente Dicas Letradas Jogos Mural
FORMAÇÃO ON-LINE
EM REVISTA
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS