Compartilhar Facebook   
Favoritar
PROJETO

Entre na Roda


O Projeto Entre na Roda: leitura na escola e na comunidade tem por objetivo formar profissionais para atuarem como mediadores de leitura. Voltado para profissionais de Ensino Fundamental, de bibliotecas e de outras instituições, tem como objetivo promover, por meio de ações articuladas, o gosto pela leitura e a formação de leitores nos espaços em que atuam e no entorno destes.


A formação continuada do Projeto prevê a compreensão da leitura como prática social, como direito e como instrumento capaz de potencializar o exercício da cidadania. Reconhece e valoriza o papel do mediador em sua atuação com diferentes públicos, bem como o papel do gestor como facilitador e articulador do processo de disseminação das propostas num trabalho colaborativo com outras escolas, com as famílias, com a comunidade e com outras instituições. Busca também ampliar o repertório literário e os conhecimentos dos participantes com relação aos diferentes gêneros textuais, de modo que aprimorem seu próprio desempenho enquanto leitores. Orienta a implementação de práticas que valorizem a cultura local a formação de leitores e a ampliação do letramento.

A formação contempla, também, ações voltadas para gestores escolares e técnicos de Secretarias de Educação e de cultura com objetivo de garantir a implementação, a articulação, o acompanhamento e a avaliação da implementação do Projeto.

Objetivos 
• Estimular os participantes para que ampliem seu desempenho enquanto leitores e promovam nos públicos com que atuam o desenvolvimento de capacidades leitoras    e o gosto pela leitura. 
• Formar gestores de escolas e de Secretarias para que compreendam as propostas do projeto e criem condições de implementá-las.
• Fomentar, a partir das escolas, a irradiação de ações articuladas de promoção da leitura de forma a ampliar as práticas leitoras na comunidade.
• Ampliar o trabalho com os gêneros de leitura.
• Ampliar o universo cultural e de letramento dos participantes.
• Conhecer e valorizar a cultura local.

Público-alvo

Professores de Ensino Fundamental, coordenadores pedagógicos e demais gestores escolares, técnicos de Secretarias Municipais de Educação e de Cultura, bibliotecários e representantes de outras instituições que se proponham a promover o gosto pela leitura e formar leitores.

Formação
O Projeto tem a duração de um ano e a formação é composta por encontros presencias e ações de formação a distância.

Acompanhamento
São realizadas ao longo do ano visitas técnicas às escolas e/ou instituições participantes do Projeto e reuniões de gestão compartilhada entre as Secretarias Municipais, a Fundação Volkswagen e o Cenpec para avaliar o processo de implementação do Projeto.

Oficinas on-line
O Projeto Entre na Roda também oferece oficinas on-line para qualquer pessoa interessada em desenvolver mediação de leitura em seu local de trabalho ou na sua comunidade. Baseadas nos pressupostos e na metodologia de formação do Projeto, as oficinas têm a duração de dois meses e são oferecidas gratuitamente aos interessados, na Plataforma do Letramento.

Premiações
• 4º Prêmio Marketing Best de Responsabilidade Social. Madia Marketing School, Editora Referência e Revista Marketing – 2005.
• Prêmio Ibero-americano de Excelência Educativa. Consejo Iberamericano em Honor a la Calidad Educativa – 2005. 
• Prêmio Top Social (Ação social voltada para a comunidade). Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) – 2006.


VOLTAR
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS