Você sabe o que é chapuletada? Chapuletada é uma palavra que eu gostava de ouvir porque ela tem um som engraçado, mas o problema é que ela não é para brincar. Ela é usada quando alguém vai dar uma bronca: “Fique quieto menino, senão te dou uma chapuletada!”.
Levei uma bem grande quando cheguei numa cidade do interior de Minas Gerais há uns 12 anos. O motivo da viagem foi ensinar brinquedos às crianças de lá. E uma senhora veio perto de mim e perguntou: "Mas você veio aqui para aprender ou ensinar?".Demorei para entender essa pergunta, o verdadeiro sentido dela. Acho que era algo como: “Você veio ensinar o pai-nosso ao vigário?”.
Bem... por que contei essa história? Porque ela é o começo, o marco zero do livro Um pequeno tratado de brinquedos para meninos quietos, que vamos descobrir juntos. O que essas brincadeiras todas que estão no tratado provocam em vocês? Será que é quietude ou inquietação? O bom seria se fossem os dois, ora um, ora outro, para irmos temperando nossos pensamentos com novas ideias e reflexões.
O que é ficar quieto, que é quietude, escutar seu aluno, aprender com ele, que ouvir inspira, cria vínculo com o outro? Brincar de Geografia? Brincar de olhar? Brinquedo-palavra... Palavra é brinquedo?
A Rede de Leitores tem a duração de um mês e a cada semana é aberto um tópico novo, como pode ser conferido nas datas do cronograma abaixo. O item Nossos brincares: um pequeno tratado de brinquedos para meninos quietos virtuais contará com as brincadeiras enviadas pelos participantes e organizadas pela mediadora a fim de, ao final, o grupo ter um material coletivo para um novo tratado de brinquedos, dessa vez para meninos virtuais.
Curioso(a)?, Então vamos lá!
Cronograma