Compartilhar Facebook   
Favoritar
FORMAÇÃO ON-LINEFÓRUMRede de Leitores: "Um pequeno tratado de brinquedos para meninos quietos"

Rede de Leitores: "Um pequeno tratado de brinquedos para meninos quietos"

Você sabe o que é chapuletada? Chapuletada é uma palavra que eu gostava de ouvir porque ela tem um som engraçado, mas o problema é que ela não é para brincar. Ela é usada quando alguém vai dar uma bronca: “Fique quieto menino, senão te dou uma chapuletada!”.


Levei uma bem grande quando cheguei numa cidade do interior de Minas Gerais há uns 12 anos. O motivo da viagem foi ensinar brinquedos às crianças de lá. E uma senhora veio perto de mim e perguntou: "Mas você veio aqui para aprender ou ensinar?".
Demorei para entender essa pergunta, o verdadeiro sentido dela. Acho que era algo como: “Você veio ensinar o pai-nosso ao vigário?”.


Bem... por que contei essa história? Porque ela é o começo, o marco zero do livro Um pequeno tratado de brinquedos para meninos quietos, que vamos descobrir juntos. O que essas brincadeiras todas que estão no tratado provocam em vocês? Será que é quietude ou inquietação? O bom seria se fossem os dois, ora um, ora outro, para irmos temperando nossos pensamentos com novas ideias e reflexões. 


O que é ficar quieto, que é quietude, escutar seu aluno, aprender com ele, que ouvir inspira, cria vínculo com o outro? Brincar de Geografia? Brincar de olhar? Brinquedo-palavra... Palavra é brinquedo?


A Rede de Leitores tem a duração de um mês e a cada semana é aberto um tópico novo, como pode ser conferido nas datas do cronograma abaixo. O item Nossos brincares: um pequeno tratado de brinquedos para meninos quietos virtuais contará com as brincadeiras enviadas pelos participantes e organizadas pela mediadora a fim de, ao final, o grupo ter um material coletivo para um novo tratado de brinquedos, dessa vez para meninos virtuais. 


Curioso(a)?, Então vamos lá!


Cronograma

MODERADORES
VOLTAR
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS