Compartilhar Facebook   
Favoritar
FORMAÇÃO ON-LINEFÓRUMLer é possível: sobre pedras, percursos e potências na educação

Ler é possível: sobre pedras, percursos e potências na educação

O 3º Fórum do Espaço de Leitura acontecerá nos dias 7 e 8 de outubro, no Parque da Água Branca, em São Paulo. Antes de nos encontrarmos com educadores e professores para mais um encontro presencial onde poderemos compartilhar experiências e inquietações, surgiu a ideia de, em parceria com a Plataforma do Letramento, organizarmos este fórum virtual: uma oportunidade importante para nos conectarmos com educadores que podem vir a participar do fórum presencial, mas também demais educadores, inclusive de outros estados brasileiros. Sejam todos bem-vindos! Para conhecer mais sobre a proposta do fórum presencial, clique aqui


Ler é Possível foi o nome que encontramos para convidar educadores e interessados no tema da leitura a conversar sobre como lemos, o que temos lido e quais “textos” estão à margem nos processos de mediação de leitura atuais. 


Não é raro ouvirmos expressões relacionadas à leitura associando-a a algo mágico e natural, muitas vezes omitindo a complexidade do ato de ler. Essa omissão pode nos dar a falsa impressão de que ler é coisa fácil. E de que coisa fácil é somente o que nos dá prazer. O prazer da leitura, contudo, não está em sua facilidade ou em sua dificuldade, mas justamente na atenção e na deriva que o leitor se permite diante do texto. 


Como afirma Roland Barthes, o prazer do texto não se dá quando o “contemplamos” ou nos “projetamos” nele. O prazer ocorre justamente quando, por alguns instantes, nos questionamos inteiramente naquele texto, deixamos de ocupar o lugar de “sujeitos” que até então sabíamos ocupar. Ler dá trabalho. Ler exige abrir-se à vida da linguagem. 


Queremos, neste Fórum, conversar sobre e com estes textos que nos tomam, nos chamam no dia a dia da experiência educativa e que às vezes são silenciados.


Para isso, levantamos dois tópicos de discussões acerca destes “textos solicitantes”. Confira no cronograma abaixo.

Convidamos você a participar da discussão destes dois tópicos com relatos a partir da sua experiência educativa. Mais do que abordar conteúdos e conceitos, queremos aprender com os saberes e experiências de cada um. Vamos aqui tecer um grande texto destes pequenos/grandes acontecimentos, questões, dúvidas, inquietações que nos movem cotidianamente quando o assunto é a leitura. Vamos lá?

MODERADORES
VOLTAR
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS