Compartilhar Facebook   
Favoritar
FORMAÇÃO ON-LINEFÓRUMRede de Leitores: "O lenhador"

Rede de Leitores: "O lenhador"

Ser um espaço virtual de leitura compartilhada, aberto a qualquer interessado em ler e trocar ideias sobre uma obra literária: é com esse objetivo que a Plataforma do Letramento lança a Rede de Leitores. Neste ambiente, os participantes poderão ler um texto de literatura na íntegra e apresentar suas impressões, reflexões e dúvidas. Ao final, sempre haverá um bate-papo virtual.



Nesta primeira edição da Rede de Leitores, a obra para leitura e discussão é O lenhador, poema de Catullo da Paixão Cearense. A edição disponível foi organizada por Francisco Marques (o Chico dos Bonecos) e publicada pela Editora Peirópolis. As conversas serão mediadas por Denise Lotito, mestre em Estilística pela Universidade de São Paulo (USP).


Ao longo de um mês, a mediadora articulará as discussões acerca do poema com questões como a relação entre oralidade e escrita, a presença da cultura do campo na literatura, como trabalhar a leitura e mobilizar o interesse dos ouvintes, entre outros aspectos. Além disso, os leitores que participarem das discussões, serão sorteados com cinco bolsas recheadas de livros (clique aqui e confira o regulamento para participar do sorteio). 



Os ganhadores da bolsa, sorteados no dia do bate-papo virtual (15/10), são:
1. Maria do Carmo Menezes - CE 
2. Gildete Aguiar Neto – BA 
3. Sonia Andrade Morais – MG 
4. Marilane G. Leide – CE 
5. Ana Maria dos Santos - AL


Sobre Catullo da Paixão Cearense
Nascido em São Luís do Maranhão no ano de 1863, viveu no Rio de Janeiro, onde participou da vida boêmia carioca. Entre suas composições musicais, a mais famosa é “Luar do sertão” (1908), considerada um verdadeiro hino do sertanejo.  Além de canções, Catullo escrevia poemas transitando entre o português padrão e a variante cabocla. Em O lenhador, a estrela é o dialeto sertanejo.


Veja abaixo o cronograma das discussões. Vamos lá?

Este fórum está encerrado e não possuirá mais mediação. No entanto, ele continua aberto para consulta e troca entre os participantes.

MODERADORES
VOLTAR
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS