EM REVISTANOTÍCIAS — CONTE UMA HISTÓRIA ENGRAÇADA E PARTICIPE DE NOSSA CAMPANHA...
24/02/2015

Conte uma história engraçada e participe de nossa campanha

A campanha Oralidade: variações e sotaques tem como objetivo mapear a variedade oral da língua portuguesa no Brasil e nos demais países que têm o português como língua materna.

A ideia é construir um infográfico interativo sobre essa temática com a colaboração de nossos usuários.

Para participar é simples: grave um vídeo de até 5 minutos contando uma história engraçada que tenha acontecido com você; publique o vídeo no YouTube; preencha o formulário (clicando no botão abaixo) e envie o link do vídeo gravado. Acesse o regulamento da campanha.

A vida não me chegava pelos jornais nem pelos livros
Vinha da boca do povo na língua errada do povo
Língua certa do povo
Porque ele é que fala gostoso o português do Brasil
(Manuel Bandeira, “Evocação do Recife”, 1930)

Matéria-prima e inspiração de tantos escritos, a língua portuguesa é composta de muitos falares, sotaques, formas de expressão surgidas das pessoas que a utilizam em seu cotidiano, para assuntos práticos, sentimentais, intelectuais e tantos outros. São esses falares que conferem a riqueza de nossa língua, tornando-a viva, pulsante, sempre em transformação. E não podemos nos esquecer dos angolanos, cabo-verdianos, guineenses, macauenses, moçambicanos, portugueses, são-tomenses, timorenses, que contribuem com termos e características locais, dando ainda mais diversidade à língua portuguesa.

Você já parou para pensar nessa grande variedade? De que modo a fala que usamos nos dias de hoje foi sendo construída ao longo dos séculos? E como uma mesma palavra é dita de maneiras diversas até dentro do próprio país? Apesar de a língua ser a mesma nas diferentes regiões do Brasil e nos demais países lusófonos, a maneira como ela é falada varia bastante. E, para captar essa diversidade, nada melhor do que ouvir as pessoas desses locais.

Assim, a Plataforma do Letramento lançou a campanha colaborativa, Oralidade: variações e sotaques, que mapeará os diferentes falares de nossa língua pelo mundo.