Compartilhar Facebook   
Favoritar
EM REVISTANOTÍCIAS — CONTE UMA HISTÓRIA ENGRAÇADA E PARTICIPE DE NOSSA CAMPANHA...
24/02/2015

Conte uma história engraçada e participe de nossa campanha

A campanha Oralidade: variações e sotaques tem como objetivo mapear a variedade oral da língua portuguesa no Brasil e nos demais países que têm o português como língua materna.

A ideia é construir um infográfico interativo sobre essa temática com a colaboração de nossos usuários.

Para participar é simples: grave um vídeo de até 5 minutos contando uma história engraçada que tenha acontecido com você; publique o vídeo no YouTube; preencha o formulário (clicando no botão abaixo) e envie o link do vídeo gravado. Acesse o regulamento da campanha.

Saiba mais

A vida não me chegava pelos jornais nem pelos livros
Vinha da boca do povo na língua errada do povo
Língua certa do povo
Porque ele é que fala gostoso o português do Brasil
(Manuel Bandeira, “Evocação do Recife”, 1930)


Matéria-prima e inspiração de tantos escritos, a língua portuguesa é composta de muitos falares, sotaques, formas de expressão surgidas das pessoas que a utilizam em seu cotidiano, para assuntos práticos, sentimentais, intelectuais e tantos outros. São esses falares que conferem a riqueza de nossa língua, tornando-a viva, pulsante, sempre em transformação. E não podemos nos esquecer dos angolanos, cabo-verdianos, guineenses, macauenses, moçambicanos, portugueses, são-tomenses, timorenses, que contribuem com termos e características locais, dando ainda mais diversidade à língua portuguesa. 

Você já parou para pensar nessa grande variedade? De que modo a fala que usamos nos dias de hoje foi sendo construída ao longo dos séculos? E como uma mesma palavra é dita de maneiras diversas até dentro do próprio país? Apesar de a língua ser a mesma nas diferentes regiões do Brasil e nos demais países lusófonos, a maneira como ela é falada varia bastante. E, para captar essa diversidade, nada melhor do que ouvir as pessoas desses locais. 

Assim, a Plataforma do Letramento lançou a campanha colaborativa, Oralidade: variações e sotaques, que mapeará os diferentes falares de nossa língua pelo mundo. 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Plataforma digital Faz Sentido, voltada a...
Foi lançada no último dia 12/8, no Instituto Unibanco (SP), a plataforma Faz Sentido, parceria...
Prêmio voltado para as áreas de Ciências e...
As inscrições para a 3ª edição do Prêmio Respostas Para o Amanhã...
MAIS LIDAS
O terceiro ciclo do Pnaic, que deve...
O terceiro ciclo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic)...
Inscrições para as primeiras oficin...
Serão abertas no dia 31/3, às 13h, as inscrições para as prime...
VEJA MAIS
Materiais dos Projetos...
Conheça o material do Projeto Entre na Roda, voltado para formação de...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
MONICAMONICA disse em 21/11/2015 13h22
A expressão oral de cada região que nos permite tomar consciência das variações linguísticas que passam por diferentes meios sociais e culturais e que o professor deve saber respeitar e valorizar. Porém adequá- las as diferentes situações comunicativas.
JOSENETE FERNANDES DE LEMOS LIMAAJOSENETE FERNANDES DE LEMOS LIMAA disse em 22/07/2015 16h23
A nossa língua é muito rica e varia de região para região e o melhor de tudo que conseguimos nos entender. Aprendemos a falar de acordo com o nosso meio social e cultural, e para isso precisamos adequar a nossa linguagem de acordo com a ocasião ou com a pessoa a qual estams nos dirigindo.
BRUNABRUNA disse em 08/08/2014 20h14
Meu comentário é que eu cansei de tentar entrar e participar do fórum ... eu não consigo postar e tão pouco expressar minha opinião ....
PLATAFORMAPLATAFORMA respondeu em 12/08/2014 15h59
Olá, Bruna. Como vai? Você faz referência aos fóruns abertos da Plataforma do Letramento (http://www.plataformadoletramento.org.br/forum.html)? Se sim, estes fóruns estão encerrados. Você pode acessá-los livremente e ler todas as discussões já realizadas. Brevemente abriremos novas discussões! Se não, você se refere ao fórum do Projeto de que participa? Abs.
ANA MARIAANA MARIA disse em 14/07/2014 14h03
O Brasil é muito rico em diversos falares e isso faz com que o povo seja portador de uma língua que está sempre em transformação.
PLATAFORMAPLATAFORMA respondeu em 25/07/2014 15h07
Olá, Ana. Que tal enviar seu vídeo contando uma história engraçada? Será muito bacana para compor o próximo Especial da Plataforma. Gde abraço!
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS