Compartilhar Facebook   
Favoritar
EM REVISTANOTÍCIAS — BRINCADEIRAS ORAIS E LETRAMENTO...
22/01/2014

Brincadeiras orais e letramento

A percepção dos sons da língua é uma forma de auxiliar os alunos na compreensão de que o sistema de escrita é uma representação desses sons. Essa percepção pode ser desenvolvida de forma espontânea, lúdica e criativa, por meio de brincadeiras que fazem parte da cultura oral, viva nas diversas regiões brasileiras, e que integram o universo infantil: cantigas de roda, quadrinhas, trava-línguas, adivinhas, parlendas...

É importante que o universo brincante, natural para a criança, não seja apenas pretexto para a aprendizagem da língua escrita, mas que seja um contexto em que o letramento se desenvolva, ao lado de outras práticas sociais associadas à escrita, como leitura de livros, registro de histórias, coletânea de brincadeiras, confecção de coletânea de adivinhas, pesquisa de brincadeiras presentes na memória das famílias, entre outras possibilidades.

No vídeo Brincadeiras orais, produzido para o infográfico Aprendizado inicial da escrita: uma proposta de sistematização, lançado em novembro de 2013 pela Plataforma, ilustram-se algumas possibilidades de, por meio de jogos e brincadeiras, os educadores mediarem o processo de aprendizagem inicial da língua escrita, estimulando o desenvolvimento da consciência fonológica das crianças.

 Assista:
.

Este vídeo está inserido no item “Hipótese silábica com valor sonoro”, do infográfico Aprendizado inicial da escrita: uma proposta de sistematização, elaborado com base na proposta de alfabetizar letrando, desenvolvida por Magda Soares. Neste material, apresenta-se uma articulação entre as hipóteses de aprendizagem da língua escrita construídas pelas crianças e o desenvolvimento da consciência fonológica nesse processo, assim como possibilidades de mediação do educador para potencializar o aprendizado de seus alunos.

Clique aqui e acesse o infográfico.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Magda Soares vence Jabuti
No dia 31/10, a Câmara Brasileira do Livro anunciou os vencedores do 59° Prêmio Jabuti. Entre os...
Inscrições para curso on-line
No dia 4/10, a Plataforma Alfaletrar abre inscrições para o curso Consciência fonológica:...
MAIS LIDAS
Que personagem do Mapa da Literatur...
Você já se perguntou que personagem da literatura brasileira você seria...
O terceiro ciclo do Pnaic, que deve...
O terceiro ciclo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic)...
VEJA MAIS
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS