Compartilhar Facebook   
Favoritar
EM REVISTANOTÍCIAS — REGINA MACHADO, RENOMADA CONTADORA DE ESTÓRIAS, PARTICIPA DE BATE-PAPO VIRTUAL...
23/04/2014

Regina Machado, renomada contadora de estórias, participa de bate-papo virtual

Uma das ações em comemoração ao Mês da Leitura na Plataforma do Letramento foi a realização do bate-papo virtual (Hangout) que aconteceu, ao vivo, com a renomada contadora de estórias, Regina Machado.

Com mais de 25 anos de experiência, uma das pioneiras da retomada da arte de contar estórias falou sobre sua trajetória, sua pesquisa com a cultura de tradição oral, a relação dessa cultura com a literatura e as artes, o papel do professor como contador de estórias e a polêmica questão da adaptação das narrativas às questões politicamente corretas.

Além disso, Regina Machado falou sobre seu livro Acordais e a instigante expressão usada por ela, “virar o olho”. Ficou curioso(a)?

Assista, abaixo, ao vídeo do encontro na íntegra e veja as estórias, histórias e dicas da educadora.

Conheça um pouco mais sobre como desenvolver uma roda de leitura no material do Projeto Entre na Roda, na seção Materiais dos Projetos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MEC apresenta proposta final da Base Nacional...
O ministro da Educação, Mendonça Filho, entregou, nesta quinta-feira (6), a proposta de Base...
Instituto Pró-Livro lança Plataforma...
O Instituto Pró-Livro (IPL), criado pelas entidades do livro – Abrelivros, Câmara Brasileira do Livro...
MAIS LIDAS
Que personagem do Mapa da Literatur...
Você já se perguntou que personagem da literatura brasileira você seria...
O terceiro ciclo do Pnaic, que deve...
O terceiro ciclo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic)...
VEJA MAIS
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
INACIA DA CRUZ BENJAMIMINACIA DA CRUZ BENJAMIM disse em 12/06/2014 23h24
Para Regina Machado contar história e a inteligência e comprender uma especie de criatividade interna da mente face ao real e inventar uma espécie de criatividade de novos comportamento para enfrentar a realidade. Assim, acriatividade é o própio exercicio da inteligência e dela em nada difere.
CATIANECATIANE disse em 13/10/2013 18h44
Adorei este debate pois ele nos proporciona a ter um olhar diferenciado que possibilita novas ideias, a um mundo cheio de imaginação resgatando valores sempre buscando encontrar algo naquilo que mais acreditamos Uma educação repleta de transformações.
SIMONESIMONE disse em 12/10/2013 13h11
Um debate bem produtivo que nos direciona para o terreno das possibilidades do imaginado. A Madalena Monteiro conduziu brilhantemente o debate, e a Regina Machado, sempre “viajando” e nos levando junto com ela. Duas contadoras de estórias. Um aprendizado e tanto! Como bem disse a Regina Machado, “somos hoje fragmentados, não estamos acostumados a entrar em contato com o ritmo especial da vida”. É bem verdade, pois mal respiramos, mal paramos para escutar o outro e/ou para encontrar o outro. Quando ela coloca que “precisamos encontrar o reino imaginativo”, ela sugere “um bom encontro, que traga de volta a humanidade perdida”. E segundo ela isso é possível através de construções vivas de palavras ligadas a importância dos valores que regem a vida. É aí, nesse contexto que a arte da palavra entra em cena. A contação de estórias. Vamos então “Virar o olho” educadores, e possibilitar também aos nossos alunos esse recurso, esse jeito divertido, instigante de interpretação. Vamos olhar de outro jeito, com o olhar da fantasia, da imaginação, da transformação. E como disse Regina Machado, “vamos entrar em contato com aquilo que não é, mas pode ser”.
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS