Compartilhar Facebook   
Favoritar
EM REVISTANOTÍCIAS — PARTICIPE DO SEGUNDO TÓPICO DA DISCUSSÃO SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO...
26/09/2013

Participe do segundo tópico da discussão sobre alfabetização e letramento

O Fórum Letramento e Alfabetização: articulações e distinções iniciou sua segunda quinzena de discussão

O primeiro tópico, realizado entre os dias 04 e 18 de setembro, teve como tema as “histórias pessoais de letramento”. Nessa primeira etapa, os participantes foram convidados a relatar suas histórias de leitura, como aprenderam a ler e como se tornaram usuários da escrita.

Alguns educadores relataram que tiveram o primeiro contato com a leitura e as narrativas por meio de parentes – pai, mãe, tios, tias e avós – que liam ou contavam histórias. Outros conheceram o texto escrito na escola, com professores que ensinavam o alfabeto. Há alguns, ainda, que se lembram de ouvir as primeiras histórias pelo rádio ou pelas cantigas que cantavam com outras crianças.

O grupo, que conta com educadores do Norte (Pará) ao Sul (Rio Grande do Sul) do país, também falou sobre o trabalho que desenvolve com a leitura e a escrita nas suas respectivas instituições de ensino.

Na segunda quinzena do fórum, que teve início no último dia 18 e segue até o dia 02 de outubro, os participantes são convidados a pensar nas possíveis aproximações entre as concepções de alfabetização e letramento levantadas no tópico anterior e discutir: “Há diálogos possíveis?”.

Clique aqui e deixe sua opinião.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Curso sobre mediação de leitura
O curso "Entre livros e leitores: o espaço da mediação" parte de uma das inquietações...
MEC apresenta proposta final da Base Nacional...
O ministro da Educação, Mendonça Filho, entregou, nesta quinta-feira (6), a proposta de Base...
MAIS LIDAS
Que personagem do Mapa da Literatur...
Você já se perguntou que personagem da literatura brasileira você seria...
O terceiro ciclo do Pnaic, que deve...
O terceiro ciclo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic)...
VEJA MAIS
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS