Compartilhar Facebook   
Favoritar
EM REVISTAREPORTAGENS — GUIA DE MEDIAÇÃO DE LEITURA ACESSÍVEL E INCLUSIVA...

Guia de Mediação de Leitura Acessível e Inclusiva


Trazer o livro e a leitura ao centro das ações de mediação realizadas nas escolas e em outros espaços educativos, tendo a inclusão da pessoa com e sem deficiência como foco, para contribuir com a democratização do acesso e a equiparação de oportunidades para todos é o objetivo do Guia de mediação de leitura acessível e inclusiva.


Composto de textos, vídeos e links, todos com recursos de acessibilidade, o material multimídia traz orientações sobre como professores e educadores podem trabalhar com a leitura inclusiva em diversos espaços educativos. Como criar situações inclusivas; como receber os novos participantes; qual o papel do mediador nessa ação; estes são alguns dos temas disponíveis na publicação, que também possui uma versão para download.


Realizado em parceria entre a Fundação Volkswagen, a Mais Diferenças e a Plataforma do Letramento, a publicação é um convite para que todos possam promover mediações de leitura acessíveis e inclusivas em escolas, bibliotecas, salas de leitura, na comunidade e em diversos outros espaços onde a leitura possa estar presente.


Clique abaixo e acesse o Guia de mediação de leitura acessível e inclusiva.

ÚLTIMAS REPORTAGENS

...
MAIS LIDAS
O desafio do Pnaic
Programa tem como desafio garantir que todas as crianças brasileiras até oito anos sejam alfabetizadas plenamente. Saiba mais.
Pnaic e formação de professores
Um dos quatro eixos do Programa é o investimento na formação continuada de professores alfabetizadores.
VEJA MAIS
Letramento cartográfico
Veja como trabalhar com mapas no Experimente "Jogar: uma estratégia de letramento cartográfico"
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
REGINA CÉLIA SERAFINI FERREIRAREGINA CÉLIA SERAFINI FERREIRA disse em 11/12/2016 17h25
Sou Pedagoga e Pós graduada em Educação Inclusiva gostaria muito de trabalhar nesta área
PLATAFORMAPLATAFORMA respondeu em 13/12/2016 17h38
Olá, Regina. Está havendo um debate sobre o tema até o dia 16/12 no Fórum da Plataforma. Clique no link para acessá-lo! http://www.plataformadole...-inclusiva.html. Um abraço!
FABIULAFABIULA disse em 27/11/2016 22h19
Muitooo legal! Adorei.
FRANCISCA ARAÚJO DA COSTAFRANCISCA ARAÚJO DA COSTA disse em 23/11/2016 09h26
Obrigada Tiago. Bom dia a todos os educadores
ANA LUCIA ROCHA DE ALMEIDAANA LUCIA ROCHA DE ALMEIDA disse em 22/11/2016 23h12
Gostaria de fazer e baixar no meu email
PLATAFORMAPLATAFORMA respondeu em 05/12/2016 12h41
Olá, Ana Lucia! Esse material está disponível para leitura on-line e não para baixar. Dentro do Guia, no entanto, você encontra alguns materiais para download, como vídeos e textos. Um abraço!
SOENYSOENY disse em 22/11/2016 21h03
Sou professora e psicopedagoga. Gosto muito dessa área de conhecimento. Sabemos que hoje as escolas recebem inúmeros alunos com diferentes necessidades e nós professores e sociedade covel, temos a obrigação de conhecer as possibilidades de inclusão e fazer valer os direitos dessas pessoas. Precisamos aproveitar essas oportunidades e colocar em pratica. Só assim poderemos mudar este quadro atual.
ANA PAULA SEGANTINIANA PAULA SEGANTINI disse em 22/11/2016 19h12
Boa tarde... Já fiz vários cursos sobre inclusão, minha paixão é trabalhar com alunos especiais, já faz cinco anos que trabalho na inclusão no município que trabalho no interior de São Paulo, aprendi muito com eles, e posso perceber que ainda existe muito preconceito nesta área, alguns professores que ainda não estão preparados para receber estes alunos e ficam com medo do novo, mães de alunos que também acham que é aluno doente, mas graças a Deus foi trabalhando muito este assunto e teve cursos preparatório para os professores onde nos surpresos profissionais da educação que achavam que não dava conta hoje é um excelente professor onde trabalha diferenciados com este alunos o mesmos conteúdo da sala de aula dela... Espero que os cursos como faculdade de pedagogia preparam os futuros profissionais da educação para poder trabalhar a inclusão na sala de aula, mostrando que todos somos iguais mais cada um no seu tempo certo e com sua capacidade de aprender... Adorei participar deste estudo da leitura do Guia que é um material muito rico para ampliar nossos conhecimento... bjos
SOLANGE GONÇALINASOLANGE GONÇALINA disse em 22/11/2016 18h32
Atuo há mais de 15 anos no curso de Formação de Professores – Curso Normal – e tenho observado que o paramento estatal é ineficiente e até inoperante nas escolas públicas quando se trata de inclusão. Há muita oposição e resistência por parte dos profissionais quando se sentem incapacitados para lidar com o tema. Fazer com que as alunas do Curso Normal compreendem que a humanidade encontra infinitas formas de se manifestar, que a busca de soluções para uma sociedade inclusiva passa, sempre, pela criatividade e pelo empreendedorismo dos profissionais jovens mais abertos ao novo, que toda pessoa tem o direito de contribuir com seu talento para o bem comum, que toda criança, todo jovem, toda pessoa têm o direito de conhecer a humanidade como ela é e transformá-la, não como os adultos/outros gostariam que fosse e por fim que o direito à igualdade não pode ser dissociado do reconhecimento das diferenças. São estes os motivos que me motivam a querer participar deste debate. Pois preciso muito de aprender e trocar saberes sobre este assunto para poder contribuir com os meus colegas de docência e discentes da minha escola, através do processo da multiplicação. Fazendo agora a leitura do Guia.
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS