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EM REVISTAREPORTAGENS

A brincadeira é o próprio aprendizado

Mônica Cardoso Uma caixa de papelão se transforma em automóvel. Depois, se torna boneca. E ainda vira berço. Nas mãos e na imaginação das crianças, frascos vazios, tampinhas de garrafas e folhas de árvores ganham vida e se transformam em brinquedos. Nessa brincadeira, é possível descobrir a si próprio, o outro e o mundo ao redor, de forma divertida e prazerosa. Algo tão simples e inerente à...

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Língua e identidade: fios que se entrelaçam mundo afora

Lilian Romão Muitos tons, muitas cores, muitos ritmos. Política, cultura, história. A língua é uma das manifestações culturais que fundamentam a identidade de um povo. É também um dos elementos essenciais na construção da subjetividade, possibilitando o elo das novas gerações com a herança cultural da comunidade a que pertencem. A oralidade, em especial, é a manifestação...

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Professores de diversas regiões do país relatam suas experiências de letramento...

Lilian Romão Por todo o Brasil, em sua prática diária, eles se mostram verdadeiros artistas da educação, capazes de superar condições adversas para promover uma aprendizagem ativa e criativa, desenvolvendo o gosto pela leitura e escrita. Produção de cinema, histórias de vida, classificados, viagem pelo mundo dos livros: iniciativas que desenvolvem outros formatos, maneiras, propostas...

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Aniversário da Plataforma

Reportagem especial de um ano da Plataforma do Letramento retoma os objetivos do ambiente virtual, passeia por diferentes olhares – da universidade, da política, da formação de professores e do público usuário –, revela conquistas e aponta desafios para os próximos anos.  Mais do que uma tecnologia digital, a Plataforma tem se proposto ser um espaço de formação e reflexão sobre letramento,...

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Protagonismo e colaboração: jovens se apropriam do espaço virtual para expressão...

Maria Izabel Leão Com a popularização das redes sociais e da internet, muitos jovens estão se mostrando protagonistas no meio digital, utilizando as novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) para não apenas se apropriar da cultura letrada, como também para criar e divulgar no ambiente on-line suas produções – poemas, contos, crônicas, resenhas,...

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O Pnaic e a formação de professores alfabetizadores

Garantir o direito à alfabetização plena a todas as crianças até os 8 anos de idade: esse é o desafio do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios, implementado em 2012. Para alcançar essa meta, o Ministério da Educação (MEC) destinou um orçamento total de R$ 3,3 bilhões...

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A produção literária para além dos eixos convencionais

A literatura brasileira influenciou e influencia escritores ao redor do mundo. Do Romantismo de José de Alencar ao Regionalismo universal de Guimarães Rosa, a riqueza literária brasileira está preservada em bibliotecas, nas escolas e nos debates acadêmicos. Porém hoje se percebem manifestações literárias além desses espaços e instituições, articulando escritores,...

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Brasil e São Tomé e Príncipe realizam projeto de EJA

O idioma é um forte elo dentro de uma nação e entre países, revelando traços históricos e sociais em comum e possibilitando o estreitamento de laços políticos, econômicos e culturais. Entre países de língua portuguesa, um exemplo de colaboração é a estabelecida entre o Brasil e a República Democrática de São Tomé e Príncipe, na África, que remonta a...

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PNLL: democratização do acesso ao livro e à leitura no Brasil

por Ralph Izumi A discussão acerca das políticas públicas para a democratização do acesso ao livro e à leitura, no Brasil, revela a importância do tema hoje. Para construir uma sociedade letrada, é necessário, além da redução dos níveis de analfabetismo, desenvolver ações em que as práticas de letramento sejam valorizadas. De acordo com os dados...

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Pnaic: o desafio da alfabetização na idade certa

Criado em 2012, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) tem como principal desafio garantir que todas as crianças brasileiras até oito anos sejam alfabetizadas plenamente. Para isso, ele contempla a participação da União, estados, municípios e instituições de todo o país. Conheça mais sobre essa política pública Por Ralph Izumi Garantir o direito à...

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