Compartilhar Facebook   
Favoritar
EM REVISTAREPORTAGENS

Guia de Mediação de Leitura Acessível e Inclusiva

Trazer o livro e a leitura ao centro das ações de mediação realizadas nas escolas e em outros espaços educativos, tendo a inclusão da pessoa com e sem deficiência como foco, para contribuir com a democratização do acesso e a equiparação de oportunidades para todos é o objetivo do Guia de mediação de leitura acessível e inclusiva. Composto de textos, vídeos e links, todos com...

LEIA MAIS

Biblioteca localizada em cemitério promove Sarau do Terror

Mônica Cardoso Já imaginou um sarau em um cemitério? Essa é a proposta do Sarau do Terror, que ocorrerá na Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura, no dia 12 de novembro. E não poderia ser mais oportuno, já que a biblioteca está localizada no Cemitério da Colônia, o mais antigo de São Paulo, fundado em 1829 por imigrantes alemães no distrito de Parelheiros,...

LEIA MAIS

O Brasil e suas muitas línguas

Mônica Cardoso No Brasil se fala português, certo? Sim, esse é o idioma falado pela maioria das pessoas que aqui vivem. No entanto, em nosso território convivem falantes de línguas indígenas, de imigração, de fronteira e de sinais. Em razão das relações entre seus falantes, essas línguas influenciam-se e modificam-se. Nós figuramos entre os países de maior diversidade linguística do...

LEIA MAIS

Problemas e mil e uma soluções

Mônica Cardoso Quando criança, Silvia Colello sentia um descompasso entre pensar e escrever. A mão nem sempre acompanhava seu raciocínio rápido. Faltavam letras nas palavras escritas no caderno. Por conta disso, enquanto os outros alunos saíam em algazarra para o recreio, ela permanecia na sala de aula copiando a lição da lousa. “Eu lia demais, mas não conseguia escrever. A leitora desesperada era uma péssima...

LEIA MAIS

Como abordar a aprendizagem da língua escrita na Educação Infantil?

Mônica Cardoso A Educação Infantil é o início da vida escolar, mas o contato da criança com o mundo letrado começa bem antes da entrada na escola. Ao ver a mãe escrever a lista de compras, a criança constrói a ideia de que uma das ações sociais da linguagem escrita é garantir a memória. Quando observa o pai digitar uma mensagem no celular, ela percebe que a...

LEIA MAIS

Pnaic chega à reta final acenando resultados e desafios

Mônica Cardoso A alfabetização é a base da vida escolar. A questão vai além da escola, já que o domínio da leitura e escrita é essencial para garantir a possibilidade de exercer plenamente sua cidadania. Com a proposta de alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade, ao fim do 3º ano do Ensino Fundamental, o Ministério da Educação (MEC) desenvolve o Pacto Nacional pela...

LEIA MAIS

A língua nas margens: alfabetização e letramento indígena

Você sabia que no Brasil se falam mais de 200 línguas? De acordo com o Censo de 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), falam-se cerca de 274 línguas em todo o território nacional. Além do português, há línguas e dialetos falados por povos indígenas e por comunidades de descendentes de escravizados e de imigrantes, como italianos, japoneses e...

LEIA MAIS

Letramento e música: contraponto em harmonia

Mônica Cardoso Os dedos pressionam as longas cordas do contrabaixo enquanto o arco desliza suavemente em um movimento compassado. Os olhos estão fixos na partitura à sua frente. Os pés servem de apoio para acomodar o instrumento grandalhão, maior do que a garota. Observadora, ela copiou a posição da foto do professor austríaco, Ludwig Streicher, que está em sua pasta de partituras. Micaelly Kayllane Monteiro de Araújo, de...

LEIA MAIS

Terceiro ciclo do Pnaic propõe a integração das áreas do conhecimento

Mônica Cardoso A alfabetização abre portas para um mundo de possibilidades. Ler, escrever, compreender, interpretar e produzir conhecimento são formas de desenvolver capacidades e de se inserir plenamente na sociedade. Com o objetivo de assegurar que todas as crianças brasileiras sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental, os governos federal, do Distrito Federal,...

LEIA MAIS

Letramento e bibliotecas escolares no Ensino Fundamental

A cada virada da página de um livro, Pedro Lucas Gomes de Araújo, de 12 anos, descobre um mundo novo. Ele acompanhou as aventuras do náufrago Robinson Crusoé em uma ilha deserta, viajou com Gulliver às terras de habitantes pequeninos e gigantes, foi com Alice até o País das Maravilhas, onde conheceu personagens curiosos, como o Coelho Branco, o Chapeleiro Maluco e a Rainha de Copas. “Eu gosto de ler livros de aventura e me colocar no...

LEIA MAIS
1 2 
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS