Compartilhar Facebook   
Favoritar
EM REVISTANOTÍCIAS — HQ EM DEBATE NA PLATAFORMA DO LETRAMENTO...

HQ em debate na Plataforma do Letramento

As histórias em quadrinhos (HQs), também chamadas de arte sequencial, são hoje uma aliada importante dos educadores, especialmente alfabetizadores e formadores de leitores. Elas marcam presença em livros didáticos, vestibulares, adaptações de livros clássicos e até pesquisas acadêmicas. Unindo palavra e imagem, esse tipo de texto é bastante democrático, já que agrada tanto àqueles que leem com fluência quanto os que ainda não dominam o sistema de escrita ou estão se iniciando nesse aprendizado.


A curiosidade e a possibilidade de inferir a história que está sendo contada, relacionando imagem, texto escrito e elementos característicos dos quadrinhos (como balões, tipos de linha e fonte, sinais de pontuação, onomatopeias etc.), estimulam o gosto pela leitura. Desse modo, as HQs são muito eficazes na alfabetização e nas demais etapas da escolarização, podendo ser uma porta de entrada para outros gêneros textuais, literários ou não.


Embora os quadrinhos sejam hoje recomendados até mesmo na legislação educacional, como nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), nem sempre foi assim. "Por muitas décadas, as histórias em quadrinhos foram vistas à margem do que se entende por leitura", conta Paulo Ramos, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e autor de livros sobre quadrinhos. Muitos educadores e pais torciam o nariz para esse tipo de leitura, que consideravam como uma distração prejudicial ao aprendizado.

Para conversar sobre o tema, a Plataforma do Letramento convidou a pesquisadora e educadora Sabrina Paixão, mestranda da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), e os quadrinistas Edson Pelicer e Sidney Santos − arte-educadores do Projeto Educação com Arte, parceria entre o Cenpec e a Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Casa),  em São Paulo (SP), que desenvolve oficinas culturais com jovens internos. 



Entrevista com Rodrigo Bueno: A influência dos quadrinhos na formação de um ilustrador
Experimente: Mergulhar no universo dos quadrinhos 
Notícia: Dia do Quadrinho Nacional


 

ULTIMAS PUBLICAÇÕES
Magda Soares vence Jabuti
No dia 31/10, a Câmara Brasileira do Livro anunciou os vencedores do 59° Prêmio Jabuti. Entre os premiados,...
Inscrições para curso on-line
No dia 4/10, a Plataforma Alfaletrar abre inscrições para o curso Consciência fonológica: entre o som e...
MAIS LIDAS
Que personagem do Mapa da Literatura você...
Você já se perguntou que personagem da literatura brasileira você seria? Há várias figuras...
Novo ciclo do Pnaic
A terceira etapa do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa visa promover a educação integral das crianças.
VEJA MAIS
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS