Compartilhar Facebook   
Favoritar
EM REVISTANOTÍCIAS — CONTE UMA HISTÓRIA ENGRAÇADA E PARTICIPE DE NOSSA CAMPANHA...

Conte uma história engraçada e participe de nossa campanha


A campanha Oralidade: variações e sotaques tem como objetivo mapear a variedade oral da língua portuguesa no Brasil e nos demais países que têm o português como língua materna.


A ideia é construir um infográfico interativo sobre essa temática com a colaboração de nossos usuários.


Para participar é simples: grave um vídeo de até 5 minutos contando uma história engraçada que tenha acontecido com você; publique o vídeo no YouTube; preencha o formulário (clicando no botão abaixo) e envie o link do vídeo gravado. Acesse o regulamento da campanha.


Saiba mais


A vida não me chegava pelos jornais nem pelos livros
Vinha da boca do povo na língua errada do povo
Língua certa do povo
Porque ele é que fala gostoso o português do Brasil
(Manuel Bandeira, “Evocação do Recife”, 1930)



Matéria-prima e inspiração de tantos escritos, a língua portuguesa é composta de muitos falares, sotaques, formas de expressão surgidas das pessoas que a utilizam em seu cotidiano, para assuntos práticos, sentimentais, intelectuais e tantos outros. São esses falares que conferem a riqueza de nossa língua, tornando-a viva, pulsante, sempre em transformação. E não podemos nos esquecer dos angolanos, cabo-verdianos, guineenses, macauenses, moçambicanos, portugueses, são-tomenses, timorenses, que contribuem com termos e características locais, dando ainda mais diversidade à língua portuguesa. 


Você já parou para pensar nessa grande variedade? De que modo a fala que usamos nos dias de hoje foi sendo construída ao longo dos séculos? E como uma mesma palavra é dita de maneiras diversas até dentro do próprio país? Apesar de a língua ser a mesma nas diferentes regiões do Brasil e nos demais países lusófonos, a maneira como ela é falada varia bastante. E, para captar essa diversidade, nada melhor do que ouvir as pessoas desses locais. 


Assim, a Plataforma do Letramento lançou a campanha colaborativa, Oralidade: variações e sotaques, que mapeará os diferentes falares de nossa língua pelo mundo. 


 

ULTIMAS PUBLICAÇÕES
Magda Soares vence Jabuti
No dia 31/10, a Câmara Brasileira do Livro anunciou os vencedores do 59° Prêmio Jabuti. Entre os premiados,...
Inscrições para curso on-line
No dia 4/10, a Plataforma Alfaletrar abre inscrições para o curso Consciência fonológica: entre o som e...
MAIS LIDAS
Ministério da Educação divulga Censo...
O censo detalha o número de matrículas na educação básica das redes públicas municipal e estadual de...
Que personagem do Mapa da Literatura você...
Você já se perguntou que personagem da literatura brasileira você seria? Há várias figuras...
VEJA MAIS
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
MONICAMONICA disse em 21/11/2015 13h22
A expressão oral de cada região que nos permite tomar consciência das variações linguísticas que passam por diferentes meios sociais e culturais e que o professor deve saber respeitar e valorizar. Porém adequá- las as diferentes situações comunicativas.
JOSENETE FERNANDES DE LEMOS LIMAAJOSENETE FERNANDES DE LEMOS LIMAA disse em 22/07/2015 16h23
A nossa língua é muito rica e varia de região para região e o melhor de tudo que conseguimos nos entender. Aprendemos a falar de acordo com o nosso meio social e cultural, e para isso precisamos adequar a nossa linguagem de acordo com a ocasião ou com a pessoa a qual estams nos dirigindo.
BRUNABRUNA disse em 08/08/2014 20h14
Meu comentário é que eu cansei de tentar entrar e participar do fórum ... eu não consigo postar e tão pouco expressar minha opinião ....
PLATAFORMAPLATAFORMA respondeu em 12/08/2014 15h59
Olá, Bruna. Como vai? Você faz referência aos fóruns abertos da Plataforma do Letramento (http://www.plataformadoletramento.org.br/forum.html)? Se sim, estes fóruns estão encerrados. Você pode acessá-los livremente e ler todas as discussões já realizadas. Brevemente abriremos novas discussões! Se não, você se refere ao fórum do Projeto de que participa? Abs.
ANA MARIAANA MARIA disse em 14/07/2014 14h03
O Brasil é muito rico em diversos falares e isso faz com que o povo seja portador de uma língua que está sempre em transformação.
PLATAFORMAPLATAFORMA respondeu em 25/07/2014 15h07
Olá, Ana. Que tal enviar seu vídeo contando uma história engraçada? Será muito bacana para compor o próximo Especial da Plataforma. Gde abraço!
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS