Compartilhar Facebook   
Favoritar
EM REVISTANOTÍCIAS — PROGRAMA DESAFIOS IMPAES LANÇA PUBLICAÇÃO PARA TRABALHAR ARTES PLÁSTICAS COM CRIANÇAS DE 0...

Programa Desafios Impaes lança publicação para trabalhar artes plásticas com crianças de 0 a 3 anos

Como professores de Educação Infantil podem explorar os diversos tipos de objetos com as crianças? Como podem potencializar, entre outras experiências, o contato lúdico com a argila explorando as linguagens plásticas? E, ainda, como podem experimentar o contato com as narrativas infantis de forma criativa?

O Programa Desafios Impaes – parceria entre o Instituto Minidi Pedroso de Arte e Educação Social (Impaes), o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), o Instituto Avisa Lá, a Associação Sabiá e a Comunidade Educativa Cedac –, desenvolvido desde 2014 em creches de São Paulo, Osasco e Taboão da Serra (SP), organizou suas experiências com formação de professores da Educação Infantil e as disponibilizou em uma publicação on-line, a Arte na Creche.


O material, disponível para consultas on-line e para download, oferece seis propostas de como trabalhar as artes plásticas com crianças de 0 a 3 anos. São elas: Explorações Plásticas; Reinvenções de Objetos do Cotidiano; Narrativas Infantis; Faz de Conta; Explorações com Materiais de Largo Alcance; e Experiências Estéticas, Poéticas e Lúdicas com Argila. A proposta é compartilhar essas experiências práticas para inspirar outros educadores a promover a arte na rotina educativa das creches. “A ideia é que o material seja disparador para novas experiências; que seja o ponto de partida e não de chegada, pois a arte é um campo de experimentações e não de controle”, afirma Fernanda Kivitz, coordenadora do Programa Desafios Impaes no Cenpec.


A publicação é baseada nos princípios estéticos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, lançada em 2009 pelo Ministério da Educação (MEC), e que estabelecem os princípios éticos, políticos e estéticos que devem guiar as propostas pedagógicas desse ciclo. Dessa maneira, a Arte na Creche busca estimular o contato das crianças de 0 a 3 anos com a linguagem das artes plásticas. “O objetivo não é trabalhar para que a crianças se tornem artistas, mas instigar a criatividade, a autonomia, a fruição e a ludicidade para que tenham um desenvolvimento mais integral”, completa Kivitz.


ULTIMAS PUBLICAÇÕES
Magda Soares vence Jabuti
No dia 31/10, a Câmara Brasileira do Livro anunciou os vencedores do 59° Prêmio Jabuti. Entre os premiados,...
Inscrições para curso on-line
No dia 4/10, a Plataforma Alfaletrar abre inscrições para o curso Consciência fonológica: entre o som e...
MAIS LIDAS
Que personagem do Mapa da Literatura você...
Você já se perguntou que personagem da literatura brasileira você seria? Há várias figuras...
Novo ciclo do Pnaic
A terceira etapa do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa visa promover a educação integral das crianças.
VEJA MAIS
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
CILENECILENE disse em 15/12/2016 19h42
Uma proposta interessante que pode auxiliar professores e auxiliares na creche. As experiências práticas incentivam os educadores a desenvolverem atividades na creche por meio da Arte, mostrando outros olhares.
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS