Compartilhar Facebook   
Favoritar
EM REVISTANOTÍCIAS — PROGRAMA DESAFIOS IMPAES LANÇA PUBLICAÇÃO PARA TRABALHAR ARTES PLÁSTICAS COM CRIANÇAS DE 0...

Programa Desafios Impaes lança publicação para trabalhar artes plásticas com crianças de 0 a 3 anos

Como professores de Educação Infantil podem explorar os diversos tipos de objetos com as crianças? Como podem potencializar, entre outras experiências, o contato lúdico com a argila explorando as linguagens plásticas? E, ainda, como podem experimentar o contato com as narrativas infantis de forma criativa?

O Programa Desafios Impaes – parceria entre o Instituto Minidi Pedroso de Arte e Educação Social (Impaes), o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), o Instituto Avisa Lá, a Associação Sabiá e a Comunidade Educativa Cedac –, desenvolvido desde 2014 em creches de São Paulo, Osasco e Taboão da Serra (SP), organizou suas experiências com formação de professores da Educação Infantil e as disponibilizou em uma publicação on-line, a Arte na Creche.


O material, disponível para consultas on-line e para download, oferece seis propostas de como trabalhar as artes plásticas com crianças de 0 a 3 anos. São elas: Explorações Plásticas; Reinvenções de Objetos do Cotidiano; Narrativas Infantis; Faz de Conta; Explorações com Materiais de Largo Alcance; e Experiências Estéticas, Poéticas e Lúdicas com Argila. A proposta é compartilhar essas experiências práticas para inspirar outros educadores a promover a arte na rotina educativa das creches. “A ideia é que o material seja disparador para novas experiências; que seja o ponto de partida e não de chegada, pois a arte é um campo de experimentações e não de controle”, afirma Fernanda Kivitz, coordenadora do Programa Desafios Impaes no Cenpec.


A publicação é baseada nos princípios estéticos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, lançada em 2009 pelo Ministério da Educação (MEC), e que estabelecem os princípios éticos, políticos e estéticos que devem guiar as propostas pedagógicas desse ciclo. Dessa maneira, a Arte na Creche busca estimular o contato das crianças de 0 a 3 anos com a linguagem das artes plásticas. “O objetivo não é trabalhar para que a crianças se tornem artistas, mas instigar a criatividade, a autonomia, a fruição e a ludicidade para que tenham um desenvolvimento mais integral”, completa Kivitz.


ULTIMAS PUBLICAÇÕES
MEC apresenta proposta final da Base...
O ministro da Educação, Mendonça Filho, entregou, nesta quinta-feira (6), a proposta de Base Nacional Comum...
Instituto Pró-Livro lança Plataforma...
O Instituto Pró-Livro (IPL), criado pelas entidades do livro – Abrelivros, Câmara Brasileira do Livro (CBL) e...
MAIS LIDAS
Que personagem do Mapa da Literatura você...
Você já se perguntou que personagem da literatura brasileira você seria? Há várias figuras...
Novo ciclo do Pnaic
A terceira etapa do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa visa promover a educação integral das crianças.
VEJA MAIS
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
CILENECILENE disse em 15/12/2016 19h42
Uma proposta interessante que pode auxiliar professores e auxiliares na creche. As experiências práticas incentivam os educadores a desenvolverem atividades na creche por meio da Arte, mostrando outros olhares.
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS