Compartilhar Facebook   
Favoritar
EM REVISTANOTÍCIAS — ESCOLA DE SÃO PAULO DESENVOLVE PROJETOS INTEGRANDO A CULTURA DE ALUNOS IMIGRANTES...

Escola de São Paulo desenvolve projetos integrando a cultura de alunos imigrantes

A acolhida de imigrantes nas escolas pode gerar trabalhos enriquecedores para alunos e professores. Isso é o que mostra a experiência da Escola Municipal João Domingues Sampaio, localizada na zona norte de São Paulo (SP).

O colégio, que conta com 750 estudantes, desenvolve dois projetos que tratam de imigração: um deles prevê leituras de textos em português e em espanhol pelos alunos em todas as salas, e o outro tem como objetivo passar adiante, de forma divertida, o saber que os alunos levam de casa para a escola, como a música, a culinária e o cinema, explica a professora de geografia Maria Cristina Novaes, responsável pelos projetos. 

A unidade escolar também promove encontros entre professores e coordenadores pedagógicos sobre como lidar com a grande entrada de imigrantes nas escolas. “No ano passado, todas as séries tiveram como trabalho final de alguma disciplina a temática do refúgio. Todas as turmas falarem disso cria uma cultura geral, institucional, de respeito e combate à xenofobia”, afirma a coordenadora pedagógica, Elisângela Janoni.


É de extrema importância falar dos direitos dos imigrantes desde a infância, afirma a boliviana Verônica Yujra, criadora do Si, Yo Puedo, coletivo que promove educação e orientação profissional a imigrantes. Segundo ela, “Falar de migração e refúgio é falar de humanidade. No ambiente em que se chama, pejorativamente, um estudante de ‘Bolívia’, chama-se um outro de ‘Bahia’, ou de ‘Paraíba’. Tratar disso é combater os preconceitos de maneira geral”, analisa a ativista, que visitou a escola da Vila Maria no ano passado.

Fonte: Estadão.Edu
Imagem: USP Imagens

ULTIMAS PUBLICAÇÕES
Magda Soares vence Jabuti
No dia 31/10, a Câmara Brasileira do Livro anunciou os vencedores do 59° Prêmio Jabuti. Entre os premiados,...
Inscrições para curso on-line
No dia 4/10, a Plataforma Alfaletrar abre inscrições para o curso Consciência fonológica: entre o som e...
MAIS LIDAS
Que personagem do Mapa da Literatura você...
Você já se perguntou que personagem da literatura brasileira você seria? Há várias figuras...
Novo ciclo do Pnaic
A terceira etapa do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa visa promover a educação integral das crianças.
VEJA MAIS
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS