Compartilhar Facebook   
Favoritar
EM REVISTANOTÍCIAS — ESCOLA DE SÃO PAULO DESENVOLVE PROJETOS INTEGRANDO A CULTURA DE ALUNOS IMIGRANTES...

Escola de São Paulo desenvolve projetos integrando a cultura de alunos imigrantes

A acolhida de imigrantes nas escolas pode gerar trabalhos enriquecedores para alunos e professores. Isso é o que mostra a experiência da Escola Municipal João Domingues Sampaio, localizada na zona norte de São Paulo (SP).

O colégio, que conta com 750 estudantes, desenvolve dois projetos que tratam de imigração: um deles prevê leituras de textos em português e em espanhol pelos alunos em todas as salas, e o outro tem como objetivo passar adiante, de forma divertida, o saber que os alunos levam de casa para a escola, como a música, a culinária e o cinema, explica a professora de geografia Maria Cristina Novaes, responsável pelos projetos. 

A unidade escolar também promove encontros entre professores e coordenadores pedagógicos sobre como lidar com a grande entrada de imigrantes nas escolas. “No ano passado, todas as séries tiveram como trabalho final de alguma disciplina a temática do refúgio. Todas as turmas falarem disso cria uma cultura geral, institucional, de respeito e combate à xenofobia”, afirma a coordenadora pedagógica, Elisângela Janoni.


É de extrema importância falar dos direitos dos imigrantes desde a infância, afirma a boliviana Verônica Yujra, criadora do Si, Yo Puedo, coletivo que promove educação e orientação profissional a imigrantes. Segundo ela, “Falar de migração e refúgio é falar de humanidade. No ambiente em que se chama, pejorativamente, um estudante de ‘Bolívia’, chama-se um outro de ‘Bahia’, ou de ‘Paraíba’. Tratar disso é combater os preconceitos de maneira geral”, analisa a ativista, que visitou a escola da Vila Maria no ano passado.

Fonte: Estadão.Edu
Imagem: USP Imagens

ULTIMAS PUBLICAÇÕES
Magda Soares vence Jabuti
No dia 31/10, a Câmara Brasileira do Livro anunciou os vencedores do 59° Prêmio Jabuti. Entre os premiados,...
Inscrições para curso on-line
No dia 4/10, a Plataforma Alfaletrar abre inscrições para o curso Consciência fonológica: entre o som e...
MAIS LIDAS
Ministério da Educação divulga Censo...
O censo detalha o número de matrículas na educação básica das redes públicas municipal e estadual de...
Que personagem do Mapa da Literatura você...
Você já se perguntou que personagem da literatura brasileira você seria? Há várias figuras...
VEJA MAIS
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS