Compartilhar Facebook   
Favoritar
EM REVISTANOTÍCIAS — PLATAFORMA DO LETRAMENTO VENCE PRÊMIO IPL – RETRATOS DA LEITURA...

Plataforma do Letramento vence Prêmio IPL – Retratos da Leitura

A Plataforma do Letramento foi premiada no último dia 15 de dezembro, em São Paulo, no Prêmio IPL – Retratos da Leitura, na categoria Mídia.


Idealizado pelo Instituto Pró-Livro (IPL) – parceria entre a Abrelivros, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) −, o Prêmio IPL foi realizado pela primeira vez em 2016 e contemplou diferentes projetos brasileiros de incentivo à leitura.


A escolha entre tantas ações e iniciativas exitosas foi difícil, apontou Marcos da Veiga Pereira, presidente do Instituto Pró-Livro. Porém, nessa primeira edição, “foram homenageadas aquelas instituições que, segundo os especialistas, atenderam aos principais critérios de orientação, como: reconhecimento, relevância, abrangência, continuidade, história e inovação”, completou Pereira.


Os vencedores foram contemplados em quatro categorias: Cadeia Produtiva, Organizações Sociais, Mídia e Bibliotecas Públicas. Em cada uma das categorias, três iniciativas foram vencedoras e receberam o troféu por suas ações.


Os premiados

Na categoria Cadeia Produtiva, venceram o Instituto Ecofuturo, com a mantenedora Suzano Papel e Celulose; o Projeto Bibliotecas Comunitárias − Ler é Preciso; o Projeto Skoob; e o Projeto Clubes de Leitura com remição de pena, da Companhia das Letras.


Já na categoria Organizações Sociais, os contemplados foram a Fundação Itaú Social, Programa Itaú Criança/Campanha “Leia para uma criança”; a Associação Vaga Lume – Expedição Vaga Lume; a Associação Cultural Estudos Contemporâneos (Acec) – com a Festa Literária das Periferias (Flupp).


Na categoria Mídia, os vencedores foram a Plataforma do Letramento, com a mantenedora Fundação Volkswagen; a Revista Emília; e a GloboNews Literatura.


Por último, na categoria Biblioteca, ganharam o prêmio a Biblioteca Pública Estadual do Acre; a Biblioteca São Paulo Parque da Juventude, de São Paulo; e a Rede Bibliotecas Parque do Estado do Rio de Janeiro.


Ainda segundo Marcos da Veiga Pereira, o objetivo do prêmio foi promover e difundir experiências de cada instituição e empresa para que ganhem amplitude e investimentos, bem como orientem políticas públicas e inspirem outras iniciativas pelo Brasil.


Em 2017, além da segunda edição do Prêmio IPL, o Instituto Pró-Livro lançará também sua plataforma digital, que receberá as inscrições de diferentes projetos e programas que realizam ações em prol da leitura, a fim de mapear, divulgar e reconhecer essas iniciativas. A plataforma oferecerá, ainda, ferramentas para promover o intercâmbio e a troca de experiências entre seus usuários por meio de fóruns e da integração entre as redes e as mídias sociais.

ULTIMAS PUBLICAÇÕES
Magda Soares vence Jabuti
No dia 31/10, a Câmara Brasileira do Livro anunciou os vencedores do 59° Prêmio Jabuti. Entre os premiados,...
Inscrições para curso on-line
No dia 4/10, a Plataforma Alfaletrar abre inscrições para o curso Consciência fonológica: entre o som e...
MAIS LIDAS
Que personagem do Mapa da Literatura você...
Você já se perguntou que personagem da literatura brasileira você seria? Há várias figuras...
Novo ciclo do Pnaic
A terceira etapa do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa visa promover a educação integral das crianças.
VEJA MAIS
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
MARIA DE LOURDES BARBOSA LIMAMARIA DE LOURDES BARBOSA LIMA disse em 20/12/2016 11h09
Parabéns, equipe! Bravo! Agradeço e continuo participante e estudiosa dos temas apresentados.
PLATAFORMAPLATAFORMA respondeu em 21/12/2016 16h01
Obrigado, Maria de Lourdes! Agradecemos seu contato e por nos acompanhar nas aventuras letradas. Um abraço!
SUZANA DE LIMA FERREIRASUZANA DE LIMA FERREIRA disse em 20/12/2016 09h31
Bom dia! Os temas abordados são muito importantes e esclarecedores para nossa vivencia pedagógica e nossa pratica cotidiana. Parabéns!! Fico muito feliz em fazer parte desse momento.
PLATAFORMAPLATAFORMA respondeu em 21/12/2016 16h02
Que bom, Suzana! Agradecemos muito. Você também faz parte dessa caminhada. Muito obrigado! Abs.
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS