Compartilhar Facebook   
Favoritar
EM REVISTANOTÍCIAS — PLATAFORMA DO LETRAMENTO VENCE PRÊMIO IPL – RETRATOS DA LEITURA...

Plataforma do Letramento vence Prêmio IPL – Retratos da Leitura

A Plataforma do Letramento foi premiada no último dia 15 de dezembro, em São Paulo, no Prêmio IPL – Retratos da Leitura, na categoria Mídia.


Idealizado pelo Instituto Pró-Livro (IPL) – parceria entre a Abrelivros, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) −, o Prêmio IPL foi realizado pela primeira vez em 2016 e contemplou diferentes projetos brasileiros de incentivo à leitura.


A escolha entre tantas ações e iniciativas exitosas foi difícil, apontou Marcos da Veiga Pereira, presidente do Instituto Pró-Livro. Porém, nessa primeira edição, “foram homenageadas aquelas instituições que, segundo os especialistas, atenderam aos principais critérios de orientação, como: reconhecimento, relevância, abrangência, continuidade, história e inovação”, completou Pereira.


Os vencedores foram contemplados em quatro categorias: Cadeia Produtiva, Organizações Sociais, Mídia e Bibliotecas Públicas. Em cada uma das categorias, três iniciativas foram vencedoras e receberam o troféu por suas ações.


Os premiados

Na categoria Cadeia Produtiva, venceram o Instituto Ecofuturo, com a mantenedora Suzano Papel e Celulose; o Projeto Bibliotecas Comunitárias − Ler é Preciso; o Projeto Skoob; e o Projeto Clubes de Leitura com remição de pena, da Companhia das Letras.


Já na categoria Organizações Sociais, os contemplados foram a Fundação Itaú Social, Programa Itaú Criança/Campanha “Leia para uma criança”; a Associação Vaga Lume – Expedição Vaga Lume; a Associação Cultural Estudos Contemporâneos (Acec) – com a Festa Literária das Periferias (Flupp).


Na categoria Mídia, os vencedores foram a Plataforma do Letramento, com a mantenedora Fundação Volkswagen; a Revista Emília; e a GloboNews Literatura.


Por último, na categoria Biblioteca, ganharam o prêmio a Biblioteca Pública Estadual do Acre; a Biblioteca São Paulo Parque da Juventude, de São Paulo; e a Rede Bibliotecas Parque do Estado do Rio de Janeiro.


Ainda segundo Marcos da Veiga Pereira, o objetivo do prêmio foi promover e difundir experiências de cada instituição e empresa para que ganhem amplitude e investimentos, bem como orientem políticas públicas e inspirem outras iniciativas pelo Brasil.


Em 2017, além da segunda edição do Prêmio IPL, o Instituto Pró-Livro lançará também sua plataforma digital, que receberá as inscrições de diferentes projetos e programas que realizam ações em prol da leitura, a fim de mapear, divulgar e reconhecer essas iniciativas. A plataforma oferecerá, ainda, ferramentas para promover o intercâmbio e a troca de experiências entre seus usuários por meio de fóruns e da integração entre as redes e as mídias sociais.

ULTIMAS PUBLICAÇÕES
MEC apresenta proposta final da Base...
O ministro da Educação, Mendonça Filho, entregou, nesta quinta-feira (6), a proposta de Base Nacional Comum...
Instituto Pró-Livro lança Plataforma...
O Instituto Pró-Livro (IPL), criado pelas entidades do livro – Abrelivros, Câmara Brasileira do Livro (CBL) e...
MAIS LIDAS
Que personagem do Mapa da Literatura você...
Você já se perguntou que personagem da literatura brasileira você seria? Há várias figuras...
Novo ciclo do Pnaic
A terceira etapa do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa visa promover a educação integral das crianças.
VEJA MAIS
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
MARIA DE LOURDES BARBOSA LIMAMARIA DE LOURDES BARBOSA LIMA disse em 20/12/2016 11h09
Parabéns, equipe! Bravo! Agradeço e continuo participante e estudiosa dos temas apresentados.
PLATAFORMAPLATAFORMA respondeu em 21/12/2016 16h01
Obrigado, Maria de Lourdes! Agradecemos seu contato e por nos acompanhar nas aventuras letradas. Um abraço!
SUZANA DE LIMA FERREIRASUZANA DE LIMA FERREIRA disse em 20/12/2016 09h31
Bom dia! Os temas abordados são muito importantes e esclarecedores para nossa vivencia pedagógica e nossa pratica cotidiana. Parabéns!! Fico muito feliz em fazer parte desse momento.
PLATAFORMAPLATAFORMA respondeu em 21/12/2016 16h02
Que bom, Suzana! Agradecemos muito. Você também faz parte dessa caminhada. Muito obrigado! Abs.
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS