Compartilhar Facebook   
Favoritar
EM REVISTANOTÍCIAS — NOVIDADE NA PLATAFORMA DO LETRAMENTO...

Novidade na Plataforma do Letramento

O curso inédito Letramento na prática docente será oferecido a partir de abril na Plataforma do Letramento. O curso a distância é gratuito e, ao seu término, os participantes receberão um certificado. A abertura das inscrições será realizada nos próximos dias neste portal.


A proposta do curso é questionar e promover a leitura e a escrita no exercício da docência nas diversas áreas do conhecimento, por meio da reflexão sobre as práticas de letramento que constituem o ensino, especialmente no que se refere ao planejamento, acompanhamento pedagógico e desenvolvimento das aulas, buscando ressignificar e aprofundar saberes da docência e favorecer a atuação do professor.


“O objetivo é propiciar uma reflexão sobre como cada professor articula o discurso didático, que se constitui como fala letrada: como disponibiliza as devolutivas aos alunos, como problematiza e formula perguntas, como constrói a explicação e a argumentação na sala de aula”, explica Jacqueline Peixoto Barbosa, autora do curso juntamente com Marisa Vasconcelos Ferreira e Silvana de Oliveira Augusto.


Com duração de sete semanas, totalizando 32 horas de formação, a abertura das inscrições está prevista para o dia 7/4. As duas primeiras turmas terão 45 participantes cada uma.


O conteúdo é composto por quatro módulos: Aproximações ao(s) conceito(s) de letramentos; Planejamento: do projeto pedagógico à sala de aula; A aula e as práticas de letramento que a constituem; e Acompanhamento pedagógico: concepções, instrumentos e recursos para apoiar o trabalho docente.


Curso - Letramento na Prática Docente



Embora seja aberto a qualquer interessado, o curso é voltado especialmente a professores do Ensino Fundamental II, mas contempla docentes de outros ciclos, além de coordenadores e gestores que atuam na formação de professores.


No fim de 2015, foi realizado um piloto sobre os conteúdos deste curso, cuja avaliação dos participantes serviu de base para aperfeiçoamentos. Confira abaixo os depoimentos de dois participantes do piloto:
“O curso me deu aspectos de como planejar minhas aulas, diária e mensalmente, dentro do plano geral da escola. Agora sei que avaliar o meu trabalho é muito importante para o meu próprio crescimento, para a correção de erros, para a melhoria da sequência das aulas e o aprimoramento do que desenvolvo em sala com os alunos. Para um bom letramento, devo me comunicar mais com os alunos e deixar claro o que espero deles. Verificar o resultado de pesquisas, a curiosidade deles, além de provocar perguntas para fazê-los realmente pensar. A avaliação não é o fim e, sim, o começo do processo educativo” – Denise Felix Toledo de Moraes.


“Um dos dilemas mais presentes no cotidiano do professor é fazer registros e acompanhamentos que, de fato, possam servir de baliza para a tomada consciente de decisões, que façam o aluno e o professor avançarem significativamente em seus percursos de ensino e aprendizagem. E o curso tocou justamente nos pontos mais sensíveis de dificuldade e de resistência de alguns de nós. Considerar essas tarefas como práticas necessárias de letramento do professor foi uma abordagem interessante, pois desloca esse fazer do eixo da ‘obrigatoriedade’ para o da ‘competência’ da profissão do docente” – Iracema Vastag.


Conheça as autoras do curso:


Jacqueline Peixoto Barbosa − mestre e doutora em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pós-doutoranda do Programa de Investigaciónen Ciencias Sociales, Niñez y Juventud (Universidad de Manizales, Colombia, PUC-SP, El Colegio de laFrontera Norte de México e Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales – CLACSO). É professora do Departamento de Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e trabalha com os seguintes temas: novos e multiletramentos, gêneros do discurso, leitura e produção de textos nos Ensinos Fundamental e Médio, currículo de Língua Portuguesa, formação de professores, educação a distância, elaboração e avaliação de material didático impresso e digital.


Marisa Vasconcelos Ferreira − psicóloga pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É docente do Instituto Superior de Educação (ISE) Vera Cruz, em São Paulo, nos cursos de Graduação em Pedagogia e Especialização e Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), em parceira com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Atua na área de formação inicial e continuada de gestores e professores no contexto de políticas públicas educacionais.


Silvana de Oliveira Augusto − graduada em Filosofia com mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP) na área de Didática e Teorias do Ensino e Formação de professores. Doutoranda do programa de Linguagem e Educação pela FE-USP. Especialista em educação à distância pelo Centro de Tecnologia Senac. É assessora pedagógica de redes municipais de educação para o segmento de Educação Infantil, coordenadora de projetos do Instituto Avisa Lá, e professora do curso de pós-graduação em Educação Infantil do Instituto Superior de Educação (ISE) Vera Cruz em São Paulo (SP). 

ULTIMAS PUBLICAÇÕES
MEC apresenta proposta final da Base...
O ministro da Educação, Mendonça Filho, entregou, nesta quinta-feira (6), a proposta de Base Nacional Comum...
Instituto Pró-Livro lança Plataforma...
O Instituto Pró-Livro (IPL), criado pelas entidades do livro – Abrelivros, Câmara Brasileira do Livro (CBL) e...
MAIS LIDAS
Que personagem do Mapa da Literatura você...
Você já se perguntou que personagem da literatura brasileira você seria? Há várias figuras...
Novo ciclo do Pnaic
A terceira etapa do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa visa promover a educação integral das crianças.
VEJA MAIS
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
EVAEVA disse em 11/04/2016 16h20
É muito bom esse ajuda muito a tirar as duvidas
EVAEVA disse em 11/04/2016 16h00
Muito interessante por isso quero participar.
RITARITA disse em 09/04/2016 11h10
Olá, não consegui me inscrever, haverá novas turmas deste curso? Há uma lista de espera? Aguardo
KATIA CRISTINAKATIA CRISTINA disse em 07/04/2016 23h00
entrei era 16:00 para fazer a inscrição e já tinha encerrado... é assim mesmo? Como posso fazer outro curso? Estou achando dificil navegar no site
FERNANDAFERNANDA disse em 07/04/2016 19h35
Gente, alguém sabe me informar se já acabaram as inscrições ou se já abriu?!? Pq não vi o botão para se inscrever.
KELLY FERREIRAKELLY FERREIRA disse em 07/04/2016 16h20
CADÊ AS INSCRIÇÕES????
KELLY FERREIRAKELLY FERREIRA disse em 07/04/2016 16h18
CADÊ AS INSCRIÇÕES????
ELAINE CRISTINAELAINE CRISTINA disse em 07/04/2016 16h13
Gestores da Plataforma, nos informem cadê o link para a inscrição.
ELAINE CRISTINAELAINE CRISTINA disse em 07/04/2016 16h12
Gestores da Plataforma, nos informem cadê o link para a inscrição.
ELAINE CRISTINAELAINE CRISTINA disse em 07/04/2016 16h12
Gestores da Plataforma, nos informem cadê o link para a inscrição.
NILCE APARECIDA DE FREITASNILCE APARECIDA DE FREITAS disse em 07/04/2016 16h08
A não estou desde as 15:30 hrs esperando e derepente ja fechou as inscrições
ELAINE CRISTINAELAINE CRISTINA disse em 07/04/2016 16h04
Ainda não saiu o botão do link da inscrição.
ELAINE CRISTINAELAINE CRISTINA disse em 07/04/2016 16h04
Ainda não saiu o botão do link da inscrição.
ANTONIO ERINALDOANTONIO ERINALDO disse em 07/04/2016 13h10
GESTOR(A) DA PLATAFORMA ME INFORME QUAIS AS INFORMAÇÕES QUE TENHO QUE TER EM MÃOS PARA REALIZAR MINHA INSCRIÇÃO ONLINE DESTE CURSO?
PLATAFORMAPLATAFORMA respondeu em 07/04/2016 15h34
Olá, Antônio. Bem-vindo! Como anunciado, para participar do curso é preciso ser cadastrado na Plataforma do Letramento, estar logado e, às 16h de hoje (7/4), clicar, nessa página, no botão de inscrição que estará disponível. Uma abraço e boa sorte.
MARIA LUCIAMARIA LUCIA disse em 07/04/2016 06h24
Olá, já visualizei... A partir das 16:00... Ficarei atenta! rs
MARIA LUCIAMARIA LUCIA disse em 07/04/2016 06h21
Olá a tod@s! Hoje tenho aulas o dia todo... My God... Qual o horário da abertura das inscrições? Grata
DALCILÉIADALCILÉIA disse em 06/04/2016 23h48
Olá Boa Noite Se as inscrições começarem a partir das 16:00 estarei trabalhando, não terei acesso a internet.Estarei em sala de aula. Será que vou perder?
ROSANA MARIAROSANA MARIA disse em 06/04/2016 14h34
Gostei muito do tema.Vou desenvolver um projeto sobre memórias Literárias com foco na produção escrita, dessa forma acho que o curso me auxiliará muito.
ANTONIO ERINALDOANTONIO ERINALDO disse em 05/04/2016 14h35
QUINTA A PARTIR DA MEIA NOITE? OU SÓ PELA MANHÃ? PRECISO SABER, POIS ESTAS VAGAS SÃO PREENCHIDAS MUITO RÁPIDA.
CLAUDIANACLAUDIANA respondeu em 05/04/2016 16h15
Car@s, as inscrições serão realizadas na quinta, 7/4, às 16h. Para saber mais, acesse a página: http://www.plataformadole...7-4-as-16h.html Abraços,
PLATAFORMAPLATAFORMA disse em 04/04/2016 23h43
Prezad@s, para concorrer a vaga para o curso, é necessário se cadastrar na Plataforma. Por isso, recomendamos a todos que já efetuem o cadastro na Plataforma, para que tenham mais tempo para efetuar a inscrição para o curso Letramento, que será realizada na quinta-feira, 7/4. Abraços e boa sorte
EVA DE FATIMA GREGORIO DOS SANTOS PETRIEVA DE FATIMA GREGORIO DOS SANTOS PETRI disse em 04/04/2016 11h24
Tenho interesse em participar como faça minha inscrição
LEONARDOLEONARDO disse em 04/04/2016 08h36
Tenho interesse no curso, como faço para participar?
ROBERTAROBERTA disse em 03/04/2016 18h53
Gostaria de participar deste curso.
ANDRÉAANDRÉA disse em 02/04/2016 20h42
Quero muito participar deste curso e compartilhar com os meus alunos estes novos conhecimentos!Tenho pesquisado sobre a temática, pois leciono através da proposta do letramento.
ANA CRISTINAANA CRISTINA disse em 02/04/2016 16h11
grande expectativa nessas informações que terei aguardo :)
MARIA LUCIAMARIA LUCIA disse em 02/04/2016 07h01
Olá, não localizei o espaço para a inscrição! Quem pode ajudar?
PLATAFORMAPLATAFORMA respondeu em 04/04/2016 23h37
Car@s, a inscrição do curso Letramento na Prática Docente será realizada na quinta-feira 7/4. Fiquem atentos ao site da Plataforma e ao Facebook na quarta-feira, que será divulgado o horário para a inscrição. Abraços e boa sorte!
HELOISA CARDOSO VARÃOHELOISA CARDOSO VARÃO disse em 02/04/2016 06h50
Que maravilhosa oportunidade de aprofundar /ampliar conhecimentos !
REIJANEREIJANE disse em 01/04/2016 19h33
gostaria de participar do curso, e a carga horária.
GILDETEGILDETE disse em 01/04/2016 19h09
Quero fazer esse curso. Como proceder? Sou educadora e vai ser de suma importância para minha prática docente.
ANTONIO ERINALDOANTONIO ERINALDO disse em 01/04/2016 14h13
COMO FAÇO PARA PARTICIPAR DESTE CURSO? GOSTARIA MUITO DE PARTICIPAR.
SÔNIASÔNIA disse em 01/04/2016 14h08
Sim muito interessante, quero participar!
PLATAFORMAPLATAFORMA respondeu em 04/04/2016 23h48
Prezad@s, para concorrer a vaga para o curso, é necessário se cadastrar na Plataforma. Por isso, recomendamos a todos que efetuem o cadastro na Plataforma antes do período de inscrição, que será realizado na quinta-feira, 7/4. Fiquem atentos a Plataforma, novas informações sobre o curso serão publicadas até quarta-feira, 6/4. Abraços e boa sorte!
CÉLIA CARDOSOCÉLIA CARDOSO disse em 01/04/2016 01h03
O letramento é uma necessidade para formação. Temos que saber dominar com competência e habilidade a leitura e escrita para poder trabalhar com os pequenos. Tenho dificuldades e preciso vence-la.
ALEXANDRAALEXANDRA disse em 31/03/2016 23h23
Tive o mesmo problema a página não apareceu a opção inscrição no horário de abertura e somente as 13h08 apareceu um aviso inscrições encerradas...vamos ver se temos mais sorte da proxima vez:)
MEIRE APARECIDAMEIRE APARECIDA disse em 31/03/2016 20h05
Muito bom trabalhar a formação docente para pratica do letramento, temos de necessidade de mudança da prática e precisamos vencer nossas próprias resistências.
DEUSDETEDEUSDETE disse em 31/03/2016 18h36
Muito pouco o número de vagas! Este outro com 130 vagas eu não consegui me inscrever! e olha q eu fiquei atualizando a página o tempo todo no horário divulgado. Confesso q desacreditei, posso até tentar, achei muito estranho tentar pontualmente às 13 h e não conseguir, algum problema deve ter ocorrido com o sistema, pois não apareceu em nenhum momento a opção de inscrição.
PLATAFORMAPLATAFORMA respondeu em 05/04/2016 08h55
Alexandra e Deusdete, Esta divulgação refere-se ao novo curso que será realizado na Plataforma, as inscrições serão realizadas na quinta-feira, 7/4. Caso desejem concorrer as vagas (90 no total), fiquem atentos ao site da Plataforma e ao Facebook. Abraços!
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS