Compartilhar Facebook   
Favoritar
EM REVISTAENTREVISTAS

Gláucia Mollo: A biblioteca e seu papel na sociedade contemporânea

Na sociedade atual, o papel das bibliotecas públicas tem chamado a atenção do governo e da população brasileira. Isso pode ser constatado quando observamos as atuais políticas públicas de valorização do livro e da leitura, que priorizam a biblioteca no desenvolvimento da cultura letrada no país. Um bom exemplo disso é o Plano Nacional...

LEIA MAIS

Luciana Alves: as desigualdades escolares em regiões vulneráveis da metrópole

No dia 6 de novembro de 2013, ocorreu o seminário "Desigualdades socioespaciais e escolares nas grandes cidades", organizado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), no Sesc Pinheiros, em São Paulo. O objetivo do evento foi divulgar os resultados da pesquisa “Educação em Territórios de Alta...

LEIA MAIS

Edmir Perrotti defende a importância da participação da sociedade para a...

Para Edmir Perrotti, doutor pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e curador do Programa Quem lê sabe por quê, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, a apropriação social da leitura e da escrita só acontece quando as políticas públicas acompanham a dinâmica de seus...

LEIA MAIS

Magda Soares discute como mediar o processo de aprendizagem da língua escrita

Magda Soares, professora emérita da Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), é um dos maiores nomes na área de alfabetização e letramento, com ênfase em ensino-aprendizagem. Além de sua inquestionável importância no...

LEIA MAIS

A Pnad e as políticas educacionais de alfabetização de crianças, jovens e adultos

De acordo com o resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), referente ao ano de 2012, publicado no dia 27 de setembro de 2013, o índice de analfabetismo teve um pequeno aumento, de 0,1%, em relação ao ano de 2011. Realizada desde 1967, a Pnad tem como objetivo atender as demandas relacionadas ao planejamento e acompanhamento do desenvolvimento social, econômico e...

LEIA MAIS

Confira entrevista com o escritor Bartolomeu Campos de Queirós

O escritor mineiro Bartolomeu Campos de Queirós nasceu em 1944 e faleceu em 2012. Autor de 40 livros publicados (alguns deles traduzidos para inglês, espanhol e dinamarquês), é considerado um dos principais autores da literatura infantojuvenil brasileira. Em 2011, lançou Vermelho amargo, seu primeiro livro voltado ao público adulto. Queirós cursou o Instituto de...

LEIA MAIS

Beatriz Cardoso: tecnologias a serviço da aprendizagem da língua e do letramento

Beatriz Cardoso, doutora em educação pela Universidade de São Paulo (USP) e Fellow no Programa Advanced Leadership Initiative na Universidade de Harvard 2013, é diretora executiva do Laboratório de Educação, lançado em 2010, e coordena o recém-criado blog Toda Criança Pode Aprender, que prioriza a questão da...

LEIA MAIS

Isabel Frade: a alfabetização na idade certa e formação de professores

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) e coordenadora geral do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) naquela instituição, Isabel Cristina Alves da Silva Frade dedica-se especialmente a educação e linguagem. É...

LEIA MAIS

Claudia Vóvio: a aprendizagem da língua escrita

Claudia Lemos Vóvio, especialista em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-SP), tem larga experiência na área de educação, com ênfase em: educação de jovens e adultos; alfabetização; letramento; formação de educadores e currículo. É professora-adjunta da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), colaboradora do programa de educação de jovens e adultos (EJA) da ONG...

LEIA MAIS

Roxane Rojo: Alfabetização e multiletramentos

Roxane Rojo, professora livre-docente do Departamento de Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tem se dedicado a questões relacionadas à educação linguística. Autora e organizadora de publicações referenciais sobre o tema, como Alfabetização e letramento: perspectivas linguísticas (Mercado de Letras, 1998); A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCNs (Mercado de Letras, 2000); Livro...

LEIA MAIS
1 2 3 4 
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS