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EM REVISTAENTREVISTAS — FERNANDO VILELA, LÚCIA HIRATSUKA E ODILON MORAES: A VOZ DAS ILUSTRAÇÕES, AS IMAGENS DAS PA...

Fernando Vilela, Lúcia Hiratsuka e Odilon Moraes: a voz das ilustrações, as imagens das palavras

Já é de longa data a relação entre imagem e texto escrito na literatura. No decorrer da história humana, a ilustração teve diferentes finalidades: registrar fatos da época (como a construção das pirâmides, no Antigo Egito), descrever um objeto (como o corpo humano, na medicina greco-latina), divulgar ideias e crenças a uma população majoritariamente analfabeta (como as xilogravuras medievais), entre outras.


As primeiras ilustrações de livros surgiram em obras religiosas, cartilhas escolares e enciclopédias, considerados os precursores dos livros infantis ilustrados. Já em 1697, destacam-se as gravuras de Gustave Doré, cujas imagens em preto e branco, acompanhando os contos de fadas de Charles Perrault, impressionavam pela riqueza de detalhes.


Hoje, com a popularização das tecnologias digitais e de massa, a imagem, sozinha ou combinada com a escrita e outras linguagens, ganha cada vez mais espaço na sociedade. Na chamada literatura infantojuvenil, os livros-imagem (picture books) evidenciam o papel da ilustração na composição da história.


Mas que experiências podem ser vivenciadas por meio da relação entre ilustração e texto escrito? Como ler essas diferentes linguagens? Que estratégias podemos utilizar para construir os inúmeros sentidos que perpassam as imagens e as palavras? Para falar sobre esse tema, a Plataforma do Letramento conversou com três ilustradores que têm se destacado na criação de livros-imagem: Lúcia Hiratsuka, Fernando Vilela e Odilon Moraes.


A ilustradora, autora e pesquisadora Lúcia Hiratsuka é formada em Artes Plásticas e estuda as lendas do Japão desde a década de 1980. Ilustrou obras de importantes autores, como Cecília Meireles e Cora Coralina. Seu trabalho já recebeu diversos prêmios, como o da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e a rubrica Altamente Recomendável, concedida pela Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil (FNLIJ). É autora do livro-imagem Orie (2014), inspirado nas narrativas da infância vivida por sua avó, no Japão. Neste áudio, Lúcia fala sobre livro ilustrado e formação de leitores.


Fernando Vilela é artista plástico, escritor, ilustrador e professor de artes. Trabalha com gravura, pintura e fotografia, e expõe seus trabalhos no Brasil e no exterior. Já ilustrou mais de 60 livros para crianças e jovens, entre eles a obra Lampião e Lancelote (2006), pela qual recebeu diversos prêmios. Nesta conversa, Vilela fala sobre como formar leitores sensíveis à construção de sentido entre texto escrito, imagens e outras linguagens.


Odilon Moraes é arquiteto de formação, mas sua paixão por livros e imagens o levou a se tornar um ilustrador de livros. Ao longo de sua carreira, passou também a criar suas próprias histórias. A primeira delas foi A princesinha medrosa (2002), seguida de Pedro e Lua (2004), ambas premiadas pela FNLIJ como Melhor Livro para Crianças. É também de sua autoria o livro-objeto Ismália (2006), inspirado no poema homônimo do simbolista Alphonsus de Guimaraens. A seguir, o ilustrador fala das possíveis relações entre letramento e imagem.


E que tal mergulhar no mundo das imagens visitando um museu com a turma? Conheça nosso Experimente!



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COMENTÁRIO(S)
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NAYARANAYARA disse em 04/10/2017 13h30
Os arquivos de áudio não estão aparecendo.
JOANAJOANA disse em 27/09/2017 06h21
Como faço pra ouvir os áudios? (Não estou encontrando o link). Agradeço a quem puder me ajudar!
JANE CLEIDEJANE CLEIDE disse em 25/09/2017 21h14
As Artes Plásticas é uma importante aliada da linguagem, pois texto e imagem se completam, se complementam e tecem belas histórias e o professor diante de tudo isso será o mediador proporcionando ao aluno a apresentação de um momento impar através do texto e das artes.
VALQUIRIA MARIA FELIPPE BARREIROSVALQUIRIA MARIA FELIPPE BARREIROS disse em 15/08/2016 21h34
Construir história através das Artes Plásticas, temos vários tipos de linguagem, onde o texto e imagem se completa, onde o professor e mediador da história que está sendo apresentada para o aluno, e contada o que está escrito no livro, há autora Lúcia Hiratsuka fala que temos vontade de elaborar algo e vamos contando e descrevendo as situações e coisas.
OLINDAOLINDA disse em 25/03/2016 04h11
Construir histórias com histórias,segundo a autora Lúcia Hiratsuka é fundamental para o mundo da leitura,com práticas na sala de leitura,ou nos espaços fiísicos das unidades escolares.Leitura compartilhada e recontos são práticas para se tornar um leitor.
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