Compartilhar Facebook   
Favoritar
EM REVISTAENTREVISTAS — MAGDA SOARES DISCUTE COMO MEDIAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA...

Magda Soares discute como mediar o processo de aprendizagem da língua escrita


Magda Soares, professora emérita da Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), é um dos maiores nomes na área de alfabetização e letramento, com ênfase em ensino-aprendizagem. Além de sua inquestionável importância no cenário acadêmico, há 7 anos a especialista atua como consultora da rede municipal de educação da cidade mineira de Lagoa Santa, onde desenvolve um intenso trabalho ligado à formação de professores da rede pública.


Entre seus livros, destacam-se os teóricos Alfabetização e letramento (São Paulo: Contexto, 2004), Português: uma proposta para o letramento (São Paulo: Moderna, 2002), Letramento: um tema em três gêneros (Belo Horizonte: Autêntica, 1998) e o autobiográfico Metamemória, memórias: travessia de uma educadora (São Paulo: Cortez, 1991).


Em entrevista exclusiva para a Plataforma do Letramento, mediada por Antônio Gomes Batista, doutor em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordenador de desenvolvimento de pesquisas do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Magda Soares responde, nesta primeira parte, a algumas perguntas de professores alfabetizadores, discutindo o ensino-aprendizagem de crianças e oferecendo dicas importantes para a prática na sala de aula. Assista ao vídeo.


No segundo bloco da entrevista, Magda Soares discute princípios pedagógicos da alfabetização e a importância do letramento no ensino da tecnologia da escrita. Nesse momento, a professora destaca a influência da psicogênese da língua escrita, cujas pesquisas apontam a necessidade de a criança aprender a ler e escrever por meio de práticas e materiais reais de leitura e escrita. A especialista defende que alfabetização e letramento envolvem duas aprendizagens distintas, mas que devem ocorrer de forma articulada, o que denomina como alfabetizar letrando. A educadora sublinha ainda o papel da literatura infantil e da cultura lúdica no processo de letramento da criança.


No terceiro bloco, Magda Soares discute o tema políticas públicas para a alfabetização, entre as quais se destacam, atualmente, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), ambos em nível nacional, além das políticas e dos programas estaduais e municipais. A esse respeito, a especialista, com sua larga experiência no tema, observa que, por serem pautados em conjunturas político-partidárias, entre as políticas e programas nem sempre reina o espírito de colaboração e complementaridade. Além disso, a professora atenta para a falta de propostas assentadas nos conhecimentos construídos a respeito da alfabetização e letramento e com perspectivas de continuidade. A respeito do quesito avaliação, Magda Soares considera importante haver um olhar externo sobre a educação, mas com base em um currículo com metas estabelecidas de forma clara para cada etapa do ensino. Segundo a entrevistada, a autonomia do professor está na escolha dos caminhos e das ações para se chegar a essas metas.

ÚLTIMAS ENTREVISTAS

...
MAIS LIDAS
Roxane Rojo fala de alfabetização e...
Nesta entrevista, Roxane Rojo, professora livre-docente do Departamento de Linguística Aplicada da...
Pnaic e formação de professores
Isabel Frade , do Ceale, comenta avanços e desafios do Programa implementado em 2012 pelo MEC.
VEJA MAIS
Letramentos e culturas juvenis
Artigo do antropólogo Alexandre Barbosa propõe reflete sobre a relação entre escola, jovens e novas tecnologias.
O direito de se alfabetizar...
Coluna do especialista Antônio Augusto Batista fala sobre o direito de se alfabetiza...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
ROZANAROZANA disse em 25/03/2017 12h27
Bom dia, Assim como muitos também sou apaixonada pela alfabetização e grande admiradora de Magda Soares. Para mim, alfabetizar é o maior desafio da educação e tive o prazer de experimentar mesmo sabendo que iria encontrar muitas barreiras, porém seguindo os ensinamentos desta sábia profissional, tudo se tornava menos complicado e aos poucos os avanços iam aparecendo. Desde que ingressei na alfabetização, me fiz leitora e apreciadora dos livros da Magda, tiro o meu chapéu para ela e aconselho a todos os alfabetizadores "beber" desta fonte que muito tem contribuído com a minha formação profissional.
JULY ANNEJULY ANNE disse em 17/02/2017 16h01
Gostaria muito de conhecê-la pessoalmente! Alguém sabe me informar contato dela? Desde já agradeço! Sou uma grande admiradora!
MÁRCIAMÁRCIA disse em 03/11/2016 18h31
Trabalhei com os livros didáticos da Magda, por alguns anos, com turmas de 5º ano, na Rede Particular de SP. Isso foi há pelo menos 10 anos. Uma autora de vanguarda! Como aprendi!!!
PETRONILHA ALICEPETRONILHA ALICE disse em 12/09/2016 11h07
Aprecio há muito tempo os trabalhos de Magda Soares. Sou professora de Língua Portuguesa, dedicada à alfabetização, pois são as fases iniciais do ensino que irão dar base para todo o processo de aprendizagem. Parabéns, professora!!!
CELIACELIA disse em 13/06/2016 19h39
Boa noite a todos! Acredito que o processo de letramento se dá na interação com o meio em que a pessoa está inserida. É muito importante que o aluno compreenda o que envolve o letramento, ter consciência de que ao usar uma rede social está exercitando seu lado cidadão.
ANA CAROLINAANA CAROLINA disse em 08/06/2016 12h30
COMO É COMPLXO O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, SEMPRE MUITO ESCLARECEDOR OUVIR MAGDA SOARES
VERONICAVERONICA disse em 21/05/2016 15h06
Foi bastante esclarecedor e inspirador na minha tarefa de alfabetizar. Muito obrigado!
VERONICAVERONICA disse em 21/05/2016 15h05
Foi bastante esclarecedor e inspirador na minha tarefa de alfabetizar. Muito obrigado!
VERONICAVERONICA disse em 21/05/2016 15h05
Foi bastante esclarecedor e inspirador na minha tarefa de alfabetizar. Muito obrigado!
REGINAREGINA disse em 19/04/2016 10h59
Profa Magda e Plataforma do Letramento, obrigada por dispor dessa entrevista tão importante para nós professores.
DAYANEDAYANE disse em 29/11/2015 17h59
Parabéns Magda Soares, a suas ideias são muito produtivas para uma educação que esta no processo continuo de grande mudanças , e é de uma ajuda enorme para minha manografia !
NEUZANEUZA disse em 23/11/2015 00h08
Entrevista esclarecedora. Conceitos registrados de forma clara. Ouvi-la falar sobre um tema complexo de forma muito simples, me deixa maravilhada
MARIZA CONCEIÇÃO VIANAMARIZA CONCEIÇÃO VIANA disse em 31/07/2015 18h23
Magda Soares é um exemplo a ser seguido, nos fortalece,nos orienta como evoluir e mostrando que as crianças são capazes de aprender. Acreditar é preciso, logo é preciso construir sem medo de investir ...
DANIELDANIEL disse em 24/07/2015 07h28
Esta entrevista é muito importante, gostei muito... gostaria de baixar este vídeos das entrevistas...
ANGELAANGELA disse em 16/04/2015 19h37
Qual a data desta entrevista maravilhosa com a Magda Soares. Utilizarei como pesquisa para meu TCC. Obrigada!
TATIANETATIANE disse em 08/01/2015 10h55
Adorei e sei que vai ser muito útil para meu trabalho de monografia, a Magda fala com muita clareza o que faz a gente entender melhor o contexto sobre a alfabetização e o letramento!!!!
ANA CRISTINA DE LIMAANA CRISTINA DE LIMA disse em 14/10/2014 18h51
É lindo ver Magda Soares falando sobre o processo de alfabetização.
MARIA MARLYMARIA MARLY disse em 15/05/2014 18h54
Parabéns a Magda, esse vídeo é excelente. Adorei as ideias e , com certeza irão contribuir no desenvolvimento de meu trabalho.
DAIANEDAIANE disse em 16/03/2014 21h45
Esse vídeo é realmente muito bom. Como estudante de pedagogia contribuiu muito para mim.
LUIZINHALUIZINHA disse em 10/03/2014 16h20
Olá caros colegas cursistas! Muito importante os esclarecimentos retratados na entrevista da Profa Magda Soares em seus apontamentos sobre alfabetização e letramento e ressalta alguns pontos importantes. * Professor... = Não deve desanimar diante da realidade encontrada como classes superlotadas; = A formação inicial não o prepara totalmente, por isso deve buscar novos aprendizados para contemplar sua prática; = Compreender os problemas e procurar resolvê-los; = A psicogênese norteia os processos das palavras na língua escrita, portanto também é associada a psicologia. * Ao aluno.... + É preciso encorajá-los; + Sempre retratar que são capazes de aprender; + Devem ser ouvidos pelos seus professores; + Necessitam ser motivados e ajudados pelos membros que estão ao seu entorno. No âmbito das avaliações externas Magda Soares foi bastante enfática que estas são de grande importância para contribuir com as aprendizagens. Entretanto é preciso que se tenha um olhar minucioso sobre educação e ao concretizar avaliações externas que estas sejam pautadas com base em um currículo estabelecido e com ações clara para cada etapa do ensino. Tudo isso não tira a autonomia do professor,mas que essa autonomia de fato aconteça é preciso que o professor escolha bem o caminho e as ações para se chegar nas metas a serem alcançadas. Sendo assim é necessário zelar por tudo o que se faz em prol da aprendizagem. Luizinha
ELIZANGELAELIZANGELA disse em 17/02/2014 21h50
Como Magda Soares também acredito na potencialidade de cada criança e que os professores alfabetizadores podem sim facilitar o caminho do educando. Esse vídeo como os demais de Magda Soares e de uma riqueza imensa.Está palestra merece ser compartilhada .
MARGARIDAMARGARIDA disse em 13/12/2013 17h35
Obrigado por nos contemplar com essa entrevista, a Magda Soares. Ela é ótima e suas palavras nos motiva a ser professores compromissados na educação e principalmente no quesito alfabetizar.
JOSIENEJOSIENE disse em 04/12/2013 18h33
Magda como sempre uma mestra nesse assunto,suas concepções tem mim ajudado muito nessa caminha da alfabetização.
MARLENEMARLENE disse em 04/12/2013 09h52
Oi, pessoal! Que tal trocarmos ideias e experiencias sobre as questões apresentadas na entrevista da Magda? Por exemplo:Qual a diferença entre consciência fonológica e consciência fonêmica? Que atividades podem ser realizadas para o desenvolvimento delas? Aguardo vocês no fórum sobre o aprendizado inicial da escrita...
MARCILENE REGINA MORAIS FERREIRAMARCILENE REGINA MORAIS FERREIRA disse em 24/11/2013 19h16
Magda Soares nos fala sobre a importância das metas serem estabelecidas e ficarem claras para cada ano do ciclo de alfabetização. Elas já estão definidas nos Direitos de Aprendizagem, cabe aos professores conhecê-las e garantir às crianças o acesso aos conhecimentos estabelecidos.
JOSEFA ELIENEJOSEFA ELIENE disse em 23/11/2013 11h53
PARABÉNS PELA ENTREVISTA, SOU APAIXONADA PELA ALFABETIZAÇÃO E A AGORA ESTOU CADA VEZ MAIS ENTUSIASMADA EM PARTICIPAR DESSA LINDA PROFISSÃO QUE É DE ALFABETIZADORA CADA VEZ ME CAPACITO E TRANSMITO PARA OS MEUS ALUNOS.
MARCELINOMARCELINO disse em 16/11/2013 11h26
Muito articulado e atual o pensamento da professora Magda Soares, por quem eu nutro especial admiração, desde que li, na década de 1990, seu livro Linguagem e escola.
GEIZY MARIAGEIZY MARIA disse em 13/11/2013 23h12
Parabéns aos idealizadores desse momento. Grata grata pelas orientações de Magda Soares. Que essa entrevista possa ser divulgada entre todos os professores alfabetizadores, nos cursos de Pedagogia, Licenciaturas e escolas. Excelente trabalho!
ANTÔNIA CÉLIA COSTAANTÔNIA CÉLIA COSTA disse em 13/11/2013 01h32
Esse vídeo é maravilhoso!
CATIANECATIANE disse em 07/11/2013 21h18
Parabéns a Magda esse vídeo foi muito bem colocado adorei suas ideias a equipe plataforma está de parabéns.
PLATAFORMAPLATAFORMA disse em 04/11/2013 14h55
Raimunda, em breve disponibilizaremos mais um vídeo com a Magda Soares. Nesta seção, "Entrevistas", também temos uma entrevista com a Cláudia Vóvio falando sobre práticas de sala de aula. Clique para ver: http://bit.ly/HFn0im. Abs!
RAIMUNDARAIMUNDA disse em 01/11/2013 22h51
Sou apaixonada por alfabetização. Esse vídeo da Magda Soares é maravilhoso,essas dúvidas acredito ser da maioria dos professores alfabetizadores.
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS