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EM REVISTACOLUNAS

Juventudes e letramento: participação social e dignidade humana

Claudia Lemos Vóvio e Maria José Nobrega Letramento é um conceito que diz respeito ao conjunto de práticas de uso da linguagem escrita numa dada sociedade ou contexto; “um conjunto de práticas sociais, observáveis em eventos que são mediados por textos escritos” (HAMILTON e BARTON, 2000). Trata-se de um processo que...

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Eu lia quadrinhos...

Sabrina da Paixão Brésio* E você, lia? Provavelmente. Em algum momento já deve ter folheado um gibi da Turma da Mônica por aí, ou passado os olhos em tirinhas do jornal, enquanto os adultos liam as “notícias sérias” sobre o resto do mundo. Ou quem sabe você teve aquele tio, primo, irmão, vizinho que tinha sagrados volumes do Homem Aranha ou do Batman? Você pedia emprestado, ou se resignava a ler junto, sob o...

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Família e escola, responsabilidades compartilhadas na garantia de uma educação de...

Raimunda Alves Melo* Nos últimos anos, tem-se discutido bastante sobre a relação família e escola e suas responsabilidades na educação escolar de crianças. Essas duas instituições possuem papel relevante no processo educativo, pois é nelas que se formam os primeiros grupos sociais dos quais os alunos fazem...

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Pokémon GO pode nos ajudar a ler as cidades?

Paula Carolei*  O mundo dos games sempre nos surpreende com novidades, e convido-os a olhar as emergências trazidas por esses fenômenos gamers e como elas impactam a nossa forma de ler e interagir com o mundo. Um dos games de maior repercussão em 2016 foi o Pokémon GO, que gerou um engajamento espantoso e, com isso, muita especulação, notícias, juízos de valor. Junto com o status de novidade, acabam gerando consumismo e análises...

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Banana-maçã

Jorge Miguel Marinho* O Rafa, um menino do tamanho de 8 anos, tinha muitos sonhos. Todos, sonhos muito grandes. Ser filho do Tarzan, conseguir passar por debaixo de um arco-íris e ficar uma coisa maior do que ele. Entrar no rádio da sua casa e virar Oliver Twist ou qualquer outro garoto de novela, fazer a boneca da sua melhor amiga falar e conversar com ela à noite, de luz apagada, para ela não se assustar com o seu próprio medo de coisa nenhuma. Cuspir um...

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Narração de estórias e formação de professores

Fabiana Rubira* Um tempo fora do tempo. Um lugar sobre e além do tempo do H das Horas que nos devoram. Um momento de liberdade ao perambularmos pela Terra dos Encantados. Um descanso à alma desses vagamundos, para que possam se refrescar na fonte das águas ancestrais da Memória, sentando-se à sombra de uma frondosa e acolhedora Árvore que ali está desde sempre. Aprendi, lendo e ouvindo Guimarães Rosa, que somos seres feitos de...

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Sobre novos e multiletramentos, culturas digitais e tecnologias na escola

Jacqueline P. Barbosa* Embora seja uma quase unanimidade dizer que as tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC) devem estar cada vez mais presentes na escola, a perspectiva, o recorte e a forma dessa presença variam muito, sendo que, em certos aspectos, a primeira direciona os outros dois. Invertendo o fluxo, começaremos...

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Políticas públicas de leitura: uma cartografia inconclusa

Clecio Bunzen* Um dos grandes desafios para quem estuda as práticas de leitura em espaços públicos (escolares ou não escolares) é compreender as maneiras, os locais e os objetos culturais usados pelos diferentes sujeitos. Tais práticas são heterogêneas, singulares e híbridas. Por isso, torna-se uma tarefa...

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Pela formação de professores alfabetizadores!

Claudia Lemos Vóvio*  Sim, estou defendendo uma bandeira! Desse modo, encontro--me entre aqueles que reivindicam que a formação do professor alfabetizador merece não só mais atenção nos cursos de formação inicial, como também um percurso formativo específico e articulado aos estudos da linguagem, às contribuições da linguística e da linguística aplicada ao ensino da modalidade...

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Sequências lúdicas de aprendizagem: uma proposta do Palavra de Criança

Raimunda Alves Melo*  O Programa Palavra de Criança, realizado desde 2009 com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Estado do Piauí (Seduc) e o Instituto ProBem, objetiva qualificar as equipes das redes municipais de educação para a...

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