Compartilhar Facebook   
Favoritar
PROJETO ENTRE NA RODA ACONTECE NO PROJETO — Boituva encerra ações do Entre na Roda com apresentação dos alunos e professores e divulga...

Boituva encerra ações do Entre na Roda com apresentação dos alunos e professores e divulgação dos resultados do Projeto

Para marcar o encerramento das atividades do Projeto Entre na Roda no município de Boituva (SP), um evento foi realizado no dia 24 de novembro com a presença de alunos, professores e gestores das escolas municipais.


O encontro contou com apresentações de canto coral, flauta e teclado feitas pelos alunos, demonstrações de rodas de leitura e de contação de histórias realizadas por alunas e professoras das escolas, além da simpática participação do escritor local Ricardo Gonzalez. Já o escritor e colunista da Plataforma do Letramento Jorge Miguel Marinho fez uma palestra sobre a importância da leitura, da literatura e da mediação.


O portfólio dos resultados do Projeto nas escolas e na biblioteca do município foi relatado por Vilma
Moraes de Arruda Soares, diretora de uma escola participante. Essa apresentação, somada à exposição de banners, portfólios e materiais elaborados durante as atividades de leitura nas escolas, deram a dimensão da abrangência e qualidade das ações desenvolvidas ao longo do ano.


O evento terminou com a entrega de prêmios para duas iniciativas inéditas no Entre na Roda: o Leitores em Rede, que consiste na troca de impressões e informações após a leitura de um livro por meio de mensagens de WhatsApp; e o Livro Vai, Leituras Vêm, um concurso para premiar as escolas que mais se destacaram em ações de leitura voltadas à comunidade de seu entorno. Além dessa premiação, todas as escolas e participantes do Projeto foram presenteados com livros oferecidos pela Fundação Volkswagen.


A experiência em Boituva foi marcante por ser a primeira vez que o Entre na Roda foi implementado em todas as escolas de uma rede municipal. “O fato de trabalharmos com gestores, coordenadores e alguns professores de cada escola contribuiu muito para o bom resultado na implementação do Projeto”, destaca Maria Alice Armelin, coordenadora do Entre na Roda. “Em função da formação realizada e do apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, há hoje em cada escola um pequeno núcleo de pessoas capacitadas para, de acordo sua realidade, disseminar as propostas do Projeto e articular ações de leitura dentro das unidades escolares, envolvendo também as comunidades do entorno. Isso significa, em outras palavras, maior abrangência e possibilidade de permanência do Projeto.”


Em São Bernardo do Campo (SP), local onde o Entre na Roda também foi realizado em 2016, o evento de encerramento ocorrerá no dia 3 de dezembro, quando escolas e instituições apresentarão os resultados das ações desenvolvidas pelo Projeto durante o ano.


O Entre na Roda: leitura na escola e na comunidade é uma parceria entre a Fundação Volkswagen e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), cujo objetivo é formar profissionais para serem mediadores de leitura, despertando e alimentando o gosto pelo ato de ler nos espaços onde atuam.

MAIS LIDAS
Projeto é implantado nas escolas de Bocaina
Em 2013, o Entre na Roda: leitura na escola e na comunidade, que tem como objetivo formar mediadores de leitura para promover o gosto pelo...
Entre na Roda busca contadores de histórias nas...
Durante o segundo semestre, o Entre na Roda promoverá dois eventos especiais. O objetivo é levar às comunidades que...
VEJA MAIS
O lugar da leitura na atualidade...
A presidente da Associação Colombiana de Leitura e Escrita (Asolectura), Sil...
Como montar uma brinquedoteca?...
Atividade propõe a construção de uma brinquedoteca em conjunto com as...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
LEIDY LAURA DO NASCIMENTO LOPESLEIDY LAURA DO NASCIMENTO LOPES disse em 11/12/2016 22h19
Gostaria de participar desse curso, pois e algo que amo fazer na sala de aula com os meus pequenos.Participando desse curso Entre na roda irá fomentar mais minha sala de aula e para mim tambem que estou no chão da sala de aula.
MAGNAMAGNA disse em 02/12/2016 16h06
O projeto Entre Na Roda em parceria com a Secretaria de Educação de Boituva trouxe para todos os profissionais de educação participantes, mais cultura e apreciação literária, além da excelente formação de mediadores de leitura. Foi o melhor (em qualidade e aproveitamento) curso que já participei!!!
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS