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ACERVOPARA APROFUNDAR — PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC): CADERNOS DE FORMAÇÃO...

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic): Cadernos de Formação

Os Cadernos de Formação do Pnaic, organizados e lançados pelo Ministério da Educação (MEC), oferecem subsídios para a formação continuada de professores, sublinhando a importância da boa preparação destes para a alfabetização dos estudantes brasileiros e para acompanhar as transformações contemporâneas da sociedade. 


Os cadernos, disponíveis para download gratuito no site do Pnaic, estão organizados de acordo com os temas abordados em cada ano de formação, desta forma: Cadernos de Alfabetização em Língua Portuguesa (2013), Cadernos de Alfabetização Matemática (2014) e Cadernos de Alfabetização 2015.


Cadernos de Alfabetização 2015
A formação do 3º ciclo do Pnaic tem a interdisciplinaridade como a tônica do trabalho, mantendo a discussão focada nas especificidades das diferentes áreas. Assim, os Cadernos de Alfabetização 2015 estão organizados da seguinte forma:
• Apresentação; 
• Currículo na perspectiva da inclusão e da diversidade: as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e o Ciclo de Alfabetização; 
• A criança no Ciclo de Alfabetização; 
• Interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização; 
• A organização do trabalho escolar e os recursos didáticos na alfabetização;
• A oralidade, a leitura e a escrita no Ciclo de Alfabetização; 
• Gestão Escolar no Ciclo de Alfabetização; 
• A arte no Ciclo de Alfabetização; 
• Alfabetização matemática na perspectiva do letramento; 
• Ciências da Natureza no Ciclo de Alfabetização; 
• Ciências Humanas no Ciclo de Alfabetização; 
• Integrando saberes.


Cadernos de Alfabetização Matemática
Neste material, adotou-se como pressuposto a alfabetização matemática na perspectiva do letramento, em consonância com o material de formação em linguagem. Dessa forma, a alfabetização matemática é entendida como um instrumento para a leitura do mundo, superando a simples decodificação dos números e a resolução das quatro operações básicas. Os Cadernos de Alfabetização Matemática estão organizados da seguinte forma: 
• Apresentação;  
• Organização do trabalho pedagógico;  
• Quantificação, registros e agrupamentos;  
• Construção do sistema de numeração decimal;  
• Operações na resolução de problemas;
• Geometria; 
• Grandezas e medidas; 
• Educação estatística; 
• Saberes matemáticos e outros campos do saber;
• Educação matemática no campo;
• Educação matemática inclusiva; 
• Jogos na alfabetização matemática; 
• Encarte dos jogos na alfabetização matemática.


Cadernos de Alfabetização em Língua Portuguesa
Em "Formação de professores", reúnem-se textos de especialistas em Educação que tratam da importância de garantir o acesso de todos os cidadãos a um ensino de qualidade. Nesse caderno, apresentam-se princípios e estratégias formativas e orientações para a formação dos professores alfabetizadores. Em “Avaliação no ciclo de alfabetização: reflexões e sugestões”, reflete-se sobre o tema e apresentam-se sugestões para avaliação em leitura, produção textual, oralidade, assim como conhecimentos sobre o sistema de escrita alfabético e ortográfico. Os Cadernos com conteúdos específicos dos três anos do ciclo de alfabetização estão organizados em oito unidades referentes a cada etapa, nesta sequência:


Ano 1
• Unidade 1 − Currículo na alfabetização: concepções e princípios;
• Unidade 2 − Planejamento escolar: alfabetização e ensino da língua portuguesa; 
• Unidade 3 − A aprendizagem do ensino de escrita alfabética; 
• Unidade 4 – Ludicidade na sala de aula; 
• Unidade 5 – Os diferentes textos em salas de alfabetização; 
• Unidade 6 – Planejando a alfabetização; integrando diferentes áreas do conhecimento; projetos didáticos e sequências didáticas; 
• Unidade 7 – Alfabetização para todos: diferentes percursos, direitos iguais; 
• Unidade 8 – Organização do trabalho docente para promoção da aprendizagem.


Ano 2 
• Unidade 1 − Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem; 
• Unidade 2 − A organização do planejamento e da rotina no ciclo de alfabetização na perspectiva do letramento; 
• Unidade 3 − A apropriação do sistema de escrita alfabética e a consolidação do processo de alfabetização; 
• Unidade 4 – Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias;
• Unidade 5 – O trabalho com gêneros textuais na sala de aula;
• Unidade 6 – Planejando a alfabetização e dialogando com diferentes áreas do conhecimento; 
• Unidade 7 – A heterogeneidade em sala de aula e os direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização; 
• Unidade 8 – Reflexões sobre a prática do professor no ciclo de alfabetização: progressão e continuidade das aprendizagens para a construção dos conhecimentos por todas as crianças.


Ano 3 
• Unidade 1 − Currículo inclusivo: o direito de ser alfabetizado;
• Unidade 2 − Planejamento e organização da rotina na alfabetização;
• Unidade 3 − O último ano do ciclo de alfabetização: consolidando os conhecimentos; 
• Unidade 4 – Vamos brincar de reinventar histórias;
• Unidade 5 – O trabalho com os diferentes gêneros textuais em sala de aula: diversidade e progressão escolar andando juntas;
• Unidade 6 – Alfabetização em foco: projetos didáticos e sequências didáticas em diálogo com os diferentes componentes curriculares; 
• Unidade 7 – A heterogeneidade em sala de aula e a diversificação das atividades;
• Unidade 8 – Progressão escolar e avaliação: o registro e a garantia de continuidade das aprendizagens no ciclo de alfabetização.


Cadernos do Campo 
• Unidade 1 – Currículo no ciclo de alfabetização: perspectivas para uma educação do campo; 
• Unidade 2 – Planejamento do ensino na perspectiva da diversidade; 
• Unidade 3 – Apropriação do sistema de escrita alfabética e a consolidação do processo de alfabetização em escolas do campo; 
• Unidade 4 – Brincando na escola: o lúdico nas escolas do campo;
• Unidade 5 – O trabalho com gêneros textuais em turmas multisseriadas; 
• Unidade 6 – Projetos didáticos e sequências didáticas na educação do campo: a alfabetização e as diferentes áreas de conhecimento escolar; 
• Unidade 7 – Alfabetização para o campo: respeito aos diferentes percursos de vida; 
• Unidade 8 – Organizando a ação didática em escolas do campo;


Caderno de Educação Especial 
A alfabetização de crianças com deficiência: uma proposta inclusiva





Referência:

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: cadernos de formação.


Saiba mais sobre o Pnaic em nossas reportagens:
Pnaic: o desafio da alfabetização na idade certa
Terceiro ciclo do Pnaic propõe a integração das áreas do conhecimento




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COMENTÁRIO(S)
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HILTONHILTON disse em 10/07/2018 18h39
como faço para baixar as cartilhas de formação do pacto
MARCELOMARCELO disse em 02/03/2018 09h45
Bom dia pessoal. Não consigo acessar cadernos do PNAIC 2013 E 2014, estou precisando dos arquivos para enriquecer na formação com os Professores Alfabetizadores e Assistentes de Alfabetização. Se puderem me ajudar ficarei muito grato!
JOSE AUDELINO ALMEIDA NUNESJOSE AUDELINO ALMEIDA NUNES disse em 05/04/2016 15h12
É um ótimo material de pesquisa e informação, só tenho a agradecer a todos que fazem a Educação de qualidade.
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