Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOPARA APROFUNDAR — PUBLICAÇÃO DISCUTE OS DIVERSOS ASPECTOS DA RELAÇÃO ENTRE LEITURA E EDUCAÇÃO. ACESSE....

Publicação discute os diversos aspectos da relação entre leitura e educação. Acesse.

A publicação Por que ler?  reúne artigos escritos por pesquisadores, educadores, escritores, ilustradores, contadores de histórias e outros profissionais que atuam na área de letramento, convidados do I Fórum do Espaço de Leitura, que ocorreu em abril de 2013, na cidade de São Paulo.


Na apresentação, Tatiana Fraga, organizadora do livro e diretora do Espaço de Leitura, faz alguns questionamentos fundamentais na relação entre leitura e educação: Por que ler? Como ler? O que ler? Como fazer o outro gostar de ler? Qual a importância da leitura em nossa sociedade? Como escolher um livro?. Para tantas questões, a autora propõe um ponto de partida: o educador deve ter em vista que os educandos, assim como os livros, são complexos e únicos. Para que não se torne apenas um repetidor de modelos e cartilhas, ela provoca: “O educador deve se preparar e ler e viver e ouvir e ler e viver e, infinitamente, se preparar. Para estar despreparado”.


Os artigos que compõem a publicação expressam as facetas diversas e complementares que formam o universo da leitura literária: o prazer da leitura na infância de uma educadora, marcando profundamente sua memória e ajudando-a a definir seus passos futuros; os diálogos entre leitura e artes visuais; a formação do leitor como forma de pertencimento à cultura letrada; por que ler (na educação formal); a vivência com narrativas por meio da arte de contar histórias; a mediação de leitura. Há ainda relatos de experiências desenvolvidas no próprio Espaço de Leitura, como as oficinas de linguagem e artes visuais (Anny Lima e Luís Soares), de produção literária (Eva Furnari), de narrativas colaborativas (Kiara Terra), além de sugestões de livros e sites para subsidiar os educadores no processo de formar leitores.


A respeito do papel desses educadores, no artigo “Conjugações do verbo ler: alinhavos de testemunhos”, a escritora e pesquisadora de literatura oral Regina Machado observa: “O educador não realiza a mágica pela criança, mas pode, sim, ter o cuidado de dispor, a partir da semente que ele próprio cultiva dentro de si mesmo, uma situação desafiadora para que seus alunos possam, dia após dia de leituras, descobrir a necessidade de regar suas próprias sementes mágicas”.


Clique aqui para acessar a publicação.

Referência:
FRAGA, Tatiana. (Org.). Por que ler?Reflexões a partir do I Fórum do Espaço de Leitura. São Paulo, 2013.

Mais sobre o Espaço de Leitura
O Espaço de Leitura fica no Parque da Água Branca, em São Paulo, um espaço arborizado e acolhedor. Nesse ambiente, a ação oferece um acervo variado de livros, além de contação de histórias, música, circo, entre outras atividades culturais e educativas.


O acervo é organizado em quiosques temáticos, divididos em: literatura infantojuvenil; poesia e literatura brasileira; poesia e literatura estrangeira; acervo diverso; jogos, revistas, jornais e gibis; livros e brinquedos educativos para bebês; espaço expositivo e atendimento ao público.

A missão do Espaço é oferecer aos cidadãos o acesso à leitura e, principalmente, a descoberta do prazer da leitura, acreditando nela como um agente transformador da sociedade.
 


Acesse também o bate-papo virtual com Regina Machado em nosso canal no YouTube.
Conheça as Oficinas On-line do Entre na Roda voltadas para a formação de mediadores de leitura.

VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
MAYRAMAYRA disse em 28/06/2016 11h11
Sou bibliotecária e contadora de histórias, estou montando uma biblioteca no condomínio onde moro. No trabalho procuramos incentivar e despertar o gosto pela leitura. Gostei dos artigos, é importante compartilhar ideias.
LILIANLILIAN disse em 07/07/2014 21h37
Estamos revitalizando o espaço de leitura de nossa escola. Já recebemos alguns livros e agora estamos na etapa de montagem das mesas. Está ficando bom e as crianças já estão curiosas por utilizá-lo.
AMARILIAAMARILIA disse em 20/06/2014 18h13
Amei os artigos e isso vai me ajudar munto na sala de aula.
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS