Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOPARA APROFUNDAR — EXPLORANDO AS ILUSTRAÇÕES DE LIVROS INFANTIS: SUAS POSSÍVEIS LEITURAS...

Explorando as ilustrações de livros infantis: suas possíveis leituras

Neste artigo, a ilustradora e professora de Design do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Anelise Zimmermann trata do papel das ilustrações nos livros infantis e da importância da educação visual para a formação de leitores capazes de ler tanto textos verbais como visuais.


Com base na semiótica discursiva desenvolvida pelo linguista lituano Algirdas Greimas, a autora sugere que as ilustrações sejam exploradas em atividades de leitura crítica de imagens, na qual o observador adota uma postura ativa, participando do processo de construção dos significados.


Além do referencial teórico, o artigo traz trechos de uma entrevista com o ilustrador André Neves e um interessante diálogo com uma leitora de 8 anos sobre a relação entre imagem e texto nos livros infantis.


Clique aqui para acessar o artigo.


Referência:
ZIMMERMANN, Anelise. 'Explorando as ilustrações de livros infantis: suas possíveis leituras'. In: GRUPO DE PESQUISA ARTE E EDUCAÇÃO (GPAE). Florianópolis: Udesc, [s.d].


VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
ROSILENE BELCHIOR DA SILVAROSILENE BELCHIOR DA SILVA disse em 13/03/2014 20h57
Realmente a Semiótica nos ajuda bastante na interpretação das imagens.
ROSILENE BELCHIOR DA SILVAROSILENE BELCHIOR DA SILVA disse em 13/03/2014 20h57
Realmente a Semiótica nos ajuda bastante na interpretação das imagens.
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS