Compartilhar Facebook   
ACERVOPARA APROFUNDAR — PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) – CADERNOS DE FORMAÇÃO...

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) – Cadernos de formação

Os Cadernos de formação do Pnaic, organizados e lançados pelo MEC (Ministério da Educação), oferecem subsídios para o processo formativo de professores, sublinhando a importância da boa preparação destes para a alfabetização dos alunos brasileiros e para acompanhar as transformações contemporâneas da sociedade.

No caderno "Formação de professores", reúnem-se textos de especialistas em educação que tratam da importância de garantir o acesso de todos os cidadãos a um ensino de qualidade. Destaca-se também a Unidade 1 (ano 1) "Currículo na alfabetização: concepções e princípios".

Neste primeiro texto, pretende-se levar à reflexão sobre as possibilidades de práticas de alfabetização baseadas na inclusão e no respeito à heterogeneidade. Para isso, discutem-se concepções de alfabetização e de avaliação que se relacionam a esses princípios. Além disso, para garantir que todas as crianças possam aprender a ler e escrever, traçam-se direitos de aprendizagem que norteiam a organização do trabalho pedagógico nas escolas.

Clique aqui para acessar os Cadernos de formação voltados para o 1º ao 3º ano, bem como os voltados para a Educação do Campo e a Educação Especial.

Referência:
MEC – Ministério da Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – Currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: 2012. Acesso em: 22 de ago. 2013.

VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
CLARICECLARICE disse em 19/03/2014 16h00
Creio que a formação oferecida pelo Pacto é um caminho para minimizar as dificuldades encontradas na alfabetização dos alunos dos anos iniciais, já que instrumentaliza o professor numa perspectiva de alfabetizar letrando.
WAGNAWAGNA disse em 24/02/2014 21h32
TRABALHEI COM O MATERIAL NO ANO DE 2013, É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA A DIDÁTICA DOS EDUCANDOS, COM RIQUÍSSIMAS INFORMAÇÕES, RELATOS DE EXPERIÊNCIAS, PROJETOS E SEQUENCIAS DIDÁTICAS QUE AUXILIAM O PROFESSOR EM SUA PRÁTICA.
SANDRA FATIMASANDRA FATIMA disse em 08/09/2013 20h53
o material e muito bom, direcionado aos educadores por ciclo, as atividades são de letramento e alfabetização.
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons