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ACERVOPARA APROFUNDAR

Múltiplas linguagens de meninos e meninas no cotidiano da Educação Infantil

Este texto, de autoria da professora Márcia Gobbi, foi produzido em 2010, momento em que a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), por meio da Coordenação Geral de Educação Infantil, elaborava orientações curriculares baseadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil num...

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Ler de novo ou ler o novo? Práticas de leitura de crianças na biblioteca pública

Por que as crianças desejam tão frequentemente ler histórias já conhecidas? Qual o significado e a importância de ler de novo? Com base nessas perguntas, que certamente já passaram pela mente de muitos pais e docentes, a professora e pesquisadora Rafaela Vilela propõe-se, neste artigo, a refletir sobre a leitura intensiva como uma prática recorrente na infância,...

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Trajetórias de acesso ao mundo da escrita: relevância das práticas não escolares de letramento para o...

Neste artigo, Angela B. Kleiman discute aspectos do letramento escolar, apontando implicações dessa concepção para o ensino e a pesquisa, com base em uma concepção sócio-histórica do letramento, que se opõe a uma concepção instrumental dos usos da escrita. São apresentadas duas linhas de pesquisa desenvolvidas no grupo de pesquisa...

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Tô na Rede: parceria em prol da inovação nas bibliotecas públicas

Quais são as condições para que as bibliotecas sejam de fato espaços de leitura e formação de leitores? Em um contexto de expansão das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e popularização das redes sociais digitais, como potencializar as bibliotecas como promotoras do letramento da população, no sentido de...

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Letramento digital e formação de professores

Neste artigo de Maria Teresa Freitas, professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-MG), insere-se o letramento digital na discussão sobre a formação de professores, reportando-se a experiências construídas em um grupo de pesquisa orientado pela perspectiva psicológica histórico-cultural. Após apresentar definições de letramento digital, a autora reflete sobre os desafios da escola diante das novas práticas de leitura e escrita propiciadas pelo uso do computador e da...

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A influência das línguas africanas no português brasileiro

Neste artigo, Yeda Pessoa de Castro, etnolinguista e especialista em línguas africanas, trata do componente africano na formação da língua portuguesa falada no Brasil. Entre os séculos XVI e XIX, os navios que atravessavam o oceano Atlântico trouxeram em cativeiro para o Brasil cerca de 4 a 5 milhões de mulheres e homens originários de duas regiões da...

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As linhas tortas da leitura no chão de Graciliano Ramos

Neste artigo, elaborado para a Plataforma do Letramento, Simone Cavalcante, escritora alagoana, registra sua incursão pelas cidades onde seu conterrâneo Graciliano Ramos estudou e se iniciou no mundo do trabalho e da palavra escrita. Como observa a pesquisadora, a vida escolar irregular, a alfabetização tardia e dificultosa, o ambiente repressor eram alguns dos fatores que poderiam levar...

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Revista Na Ponta do Lápis aborda práticas de escrita que articulam escola e cultura local

A nova edição da revista Na Ponta do Lápis, publicação da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, já está sendo distribuída em todas as escolas do Brasil. A publicação traz uma reportagem sobre o Seminário Internacional Escrevendo o Futuro, realizado em junho. O encontro, que teve por tema “Práticas de...

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Letramentos em espaços educativos não escolares: os jovens, a leitura e a escrita

A publicação, dos pesquisadores Márcia Mendonça e Clecio Bunzen, é fruto de projeto realizado em 2009 pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Ação Educativa com educadores de organizações sociais, principalmente com cursos profissionalizantes, especialistas e pesquisadores. O ponto de partida da pesquisa foi...

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Contribuições da interação entre o ler e o brincar para os processos de aprendizagem da criança, nos...

Esta publicação, divulgada em maio de 2015, traz os principais dados de uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasil Leitor (IBL) com o objetivo de analisar os processos de leitura, brincadeira e aprendizagem das crianças no âmbito do Projeto Biblioteca para a Primeira Infância (BPI). A fim de avaliar os efeitos e a qualidade das condições materiais e interativas voltadas ao...

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