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ACERVOPARA APROFUNDAR

Travessias literárias pelas águas amazônicas

Neste artigo, Maria Regina Figueiredo Horta, uma das assessoras do Especial Literatura na escola, conta a realização de um sonho pessoal: conhecer a Amazônia. Sua aproximação a essa região tão visada nacional e internacionalmente por suas riquezas naturais se deu por meio da literatura. Ao longo do texto, a autora narra como sua visão sobre a região e seus habitantes mudou por meio de diferentes leituras e das viagens que fez ao local. Ainda na infância, o olhar que tinha da...

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Da sala de dona Benta para a sala de aula: contribuições para pensar a mediação da leitura literária na...

Artigo publicado no n.6 dos Cadernos Cenpec fala da importância de se utilizar diferentes estratégias de mediação de leitura com crianças pequenas a partir da comparação entre as táticas de leitura da personagem dona Benta, de Monteiro Lobato, e de uma professora do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública brasileira. O objetivo da pesquisa...

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Expresse-se com consciência: faça capoeira

Neste artigo, o mestre de capoeira Alcides de Lima Tserewaptu e a capoeirista e historiadora Ana Carolina Francischette da Costa relatam a experiência do Centro de Estudos e Aplicação da Capoeira (Ceaca), que traça um diálogo entre educação escolar e culturas de tradição oral, especialmente as de matriz afro-indígena. Desde 2000, o Ceaca desenvolve o projeto Expresse-se com Consciência: Faça Capoeira, que trabalha elementos da cultura popular brasileira, na Escola...

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Aspectos emocionais das dificuldades de produção de texto

Este artigo, da pesquisadora Carolina Zuppo Abed, originou-se de uma pesquisa teórica e de campo sobre o ensino de produção de texto na Educação Básica, realizada para a monografia Contribuições da psicopedagogia e dos cursos de formação de escritores profissionais para a otimização do ensino de escrita criativa na Educação...

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Gêneros multimodais: novos caminhos discursivos

Nos últimos anos, houve grande abertura para a pluralidade de usos da linguagem no contexto escolar. Como consequência direta desse fenômeno, ocorreu uma mudança significativa na configuração dos materiais didáticos. Neste artigo, a professora Janaína de Aquino Ferraz analisa o conteúdo de livros didáticos de português para estrangeiros, no intuito de verificar quais são as mudanças na construção dos sentidos segundo os textos apresentados nesses...

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Diversidade linguística e multilinguismo em documentos norteadores de políticas para o ensino de línguas no...

Os textos reguladores desenvolvidos sobre o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras no Brasil contemplam as realidades multilíngues e a diversidade linguística? Provocado por essa pergunta, o estudo da pesquisadora Cibele Krause-Lemke traça um panorama a respeito de como essa temática é abordada em documentos norteadores de políticas para o ensino de línguas no...

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Leitura na prisão feminina: da biblioteca ao questionamento dos gostos

Este artigo, escrito pela professora portuguesa Paula Sequeiros, traz reflexões decorrentes de uma pesquisa desenvolvida com mulheres presidiárias que frequentam a biblioteca instalada no Estabelecimento Prisional Especial (EPE) de Santa Cruz do Bispo, próximo à cidade do Porto (Portugal). O objetivo era compreender as práticas de leitura que se desenvolvem em tais...

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Ensinar e aprender Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental

Quais mudanças são notáveis no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa nos últimos 30 anos? Com essa pergunta norteadora, o artigo de Maria José Nóbrega traz análise de documentos curriculares de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental de seis estados (AC, AL, MT, PR, PE e SP). As reflexões da autora, especialista em Língua...

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Alfabetização científica e cartográfica no ensino de Ciências e Geografia

O artigo discorre sobre a polissemia em torno do conceito “alfabetização científica” no campo da educação em Ciências e em Geografia, incorporando elementos dos recentes estudos na área bem como da vertente dos Estudos Culturais em Educação. O termo tem sido associado, tanto na literatura educacional como nos documentos oficiais, à...

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Múltiplas linguagens de meninos e meninas no cotidiano da Educação Infantil

Este texto, de autoria da professora Márcia Gobbi, foi produzido em 2010, momento em que a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), por meio da Coordenação Geral de Educação Infantil, elaborava orientações curriculares baseadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil num...

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