Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOMURAL — MURAL DE ADIVINHAS: CONHEÇA AS CHARADAS MAIS POSTADAS EM NOSSO AMBIENTE VIRTUAL...

Mural de adivinhas: conheça as charadas mais postadas em nosso ambiente virtual

Não é de hoje a curiosidade humana sobre o mundo, a vida, a existência, o sobrenatural, a finitude. Na mitologia grega, a esfinge proclamava um enigma aos viajantes, que só poderiam seguir sua jornada se conseguissem resolvê-lo. Quem não se lembra da clássica frase proclamada pela esfinge de Tebas, “Decifra-me ou devoro-te!”?


As perguntas que os homens se fazem marcam toda a história das ciências e das religiões e levam a pensar sobre o mundo e buscar respostas para os grandes enigmas da humanidade. Mas há, ainda, as perguntas que servem para a diversão: as perguntas de tom irônico que as pessoas usam em momentos de descontração.


No Brasil, essas charadas desafiadoras têm origem portuguesa e espanhola. Algumas são africanas ou indígenas, e, por isso, o folclore brasileiro é muito rico nesse tipo de brincadeira. As capitais, por serem já tomadas pela cultura globalizada, perderam um pouco da raiz brincante das charadas, mas há ainda muitas pessoas que, ao se reunirem, se entretêm com as famosas perguntas “O que é, o que é?”. No interior, por exemplo, principalmente no sertão e nas pequenas cidades, onde a oralidade é ainda muito presente, as adivinhas constituem um passatempo bastante comum. Lá ou cá, quem não se lembra de uma?


No Mural aberto em fevereiro de 2015 na Plataforma do Letramento, os usuários foram convidados a postar alguma(s) adivinha(s). Em três meses, o espaço recebeu cerca de 100 postagens. Todas as charadas cujas respostas foram encontradas entraram nesta produção. 


A participação de todos foi muito importante, pois trouxe a representação cultural de diversas regiões do país. No total, 18 estados enviaram seus textos. São Paulo e Alagoas foram os que mais postaram, seguidos de Amazonas, Bahia e Ceará. 


Muitas das adivinhas enviadas são conhecidas de todos nós. A pergunta mais postada foi “O que é que cai em pé e corre deitada?”, e a segunda foi “O que tem coroa e não é rei?”, ou sua variação “O que é que tem escamas e não é peixe, tem coroa e não é rei?”. Mas houve outras que foram uma verdadeira descoberta para a equipe da Plataforma. Você sabe, por exemplo, "O que é que nasce no rio, vive no rio e morre no rio, mas não está sempre molhado? Ou, "O que é que passa um boi, mas não passa uma mosca?" Ou ainda,"O que é que tem capa, mas não é super-homem, tem folha, mas não é árvore, tem orelha, mas não é gente?". Ficou curioso(a)? Então clique abaixo e descubra!



 

VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
ÂNGELA DANTAS DA SILVA NETAÂNGELA DANTAS DA SILVA NETA disse em 04/08/2016 01h41
Excelente material.
ELOISA DA SILVA NERYELOISA DA SILVA NERY disse em 13/06/2016 17h45
Amei esse material. Vai ajudar muito na formação do programa do PACTO.
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS