Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOMURAL — VEJA QUAL A PALAVRA MAIS BONITA ESCOLHIDA PELOS USUÁRIOS DA PLATAFORMA...

Veja qual a palavra mais bonita escolhida pelos usuários da Plataforma

Qual a palavra mais bonita da língua portuguesa?


Durante três meses, a Plataforma do Letramento perguntou a seus usuários, por meio do Mural na página inicial, qual palavra de nossa língua consideravam a mais bonita. Nesse período, foram postadas quase 500 mensagens de pessoas de diversos lugares do país.


As palavras foram escolhidas tanto por sua sonoridade, como “estalactite”, “relicário” e “faceira”, como por seu significado, como “resiliência”, “solidariedade” e” transformação”.


A mais bonita, no entanto, foi escolhida por seu significado universal e abrangente: “amor”. Segundo o dicionário Aulete, amor é: “sentimento que faz alguém querer o bem de outrem ou de alguma coisa; afeto profundo, devoção de uma pessoa a outra; sentimento terno e caloroso de uma pessoa por outra; cuidado, zelo, dedicação; relação amorosa”.


Luís Vaz de Camões, um dos maiores poetas do século XVI, imortalizou o amor em sua obra, na qual se encontra, por exemplo, o famoso soneto que muitos reconhecerão por seus versos iniciais (ao lado).


A segunda palavra mais postada no Mural foi “saudade”. Costuma-se dizer que essa é uma palavra existente apenas em nosso idioma para expressar a nostalgia pela distância de algo ou alguém muito querido. “Saudade” vem do latim solitas, solitatis (solidão) e também está relacionada a “saúde” e “saudar”. Tal sentimento tinge a alma e a arte brasileira. Um exemplo célebre é a canção de Vinicius de Moraes e Tom Jobim, de 1958, eternizada na voz João Gilberto: “Chega de saudade”.


Muitas outras palavras foram postadas, recheando nosso Mural ao longo dos últimos três meses. E, para contemplar essa variedade, destacando as mais postadas, a Plataforma do Letramento criou a nuvem de tags dinâmica da palavra mais bonita. Confira abaixo.


VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
EDITE MARIAEDITE MARIA disse em 11/01/2016 09h55
Artigo excelente, estou aprendendo muito com os materiais aqui postados.
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS