A poesia visual é uma forma de expressão artística que se caracteriza quase sempre pela combinação de palavra e imagem. É um gênero artístico de pequeno formato que, empregando alguns poucos elementos – como a disposição gráfica de palavras e/ou letras, bem como de imagens –, tem a capacidade de produzir grande impacto. A mensagem do poema é captada pela visualização da forma, que muitas vezes explora aspectos lúdicos, sonoros e visuais.
Nossa proposta é desafiar os alunos a compreender e apreciar visualmente muitos poemas visuais interessantes. Depois, eles poderão criar suas próprias produções e observar como outros reagem diante de sua criatividade.
Objetivos:
• Relacionar poema visual ao seu contexto de produção (interlocutores, finalidade, lugar e momento em que se dá a interação) e suporte de circulação original (objetos elaborados especialmente para a escrita, como livros, revistas, suportes digitais).
• Estabelecer conexões entre texto e conhecimentos prévios, vivências, crenças e valores.
• Estabelecer a relação entre o título e o corpo do texto.
• Reconhecer os efeitos de sentido da diagramação, de recursos gráfico-visuais (tipo, tamanho ou estilo da fonte), identificando possíveis elementos constitutivos da organização interna do poema visual: arranjo gráfico e espacial do poema.
• Examinar em textos o uso de recursos gráficos no poema: grafia das palavras e sua exploração visual; associação das palavras a objetos visuais (fotos, desenhos, pinturas, colagens).
• Reconhecer o emprego de linguagem figurada e compreender os sentidos pretendidos, inferindo, com base em elementos presentes no próprio texto, o uso de palavras ou expressões de sentido figurado.
• Planejar um poema visual: pesquisar e selecionar componentes verbais e visuais, observar a grafia das palavras e suas possibilidades de exploração visual e sonora, observar possibilidades de associação das palavras selecionadas a objetos visuais (fotos, desenhos, pinturas, colagens), explorar tecnicamente imagens de modo que produzam efeitos visuais adequados aos propósitos do texto.
• Produzir poema visual, levando em conta o gênero e seu contexto de produção.
Público-alvo: estudantes do Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos.
Materiais: Computadores com acesso à internet, livros, revistas etc.
A poesia visual
Representar pensamentos, sentimentos, histórias, experiências pessoais e coletivas, conferindo a eles uma dimensão estética, é o que o homem vem fazendo há milhares de anos por meio da linguagem artística ou pelos diversos caminhos e motivações da arte.
A poesia visual é um tipo de poesia em que – abolindo-se certas distinções entre os gêneros textuais e outras formas de arte – o texto, as imagens e os símbolos são dispostos de tal forma que o elemento visual assume papel preponderante na obra, não dependendo de elementos verbais para ser caracterizado como poesia. "O ovo", do grego Símias de Rodes (300 a.C.), abaixo, é o poema visual mais antigo de que se tem notícia.