Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — CRIAR POEMAS VISUAIS COM A TURMA...

Criar poemas visuais com a turma

A poesia visual é uma forma de expressão artística que se caracteriza quase sempre pela combinação de palavra e imagem. É um gênero artístico de pequeno formato que, empregando alguns poucos elementos – como a disposição gráfica de palavras e/ou letras, bem como de imagens –, tem a capacidade de produzir grande impacto. A mensagem do poema é captada pela visualização da forma, que muitas vezes explora aspectos lúdicos, sonoros e visuais.      


Nossa proposta é desafiar os alunos a compreender e apreciar visualmente muitos poemas visuais interessantes. Depois, eles poderão criar suas próprias produções e observar como outros reagem diante de sua criatividade.


Objetivos:
• Relacionar poema visual ao seu contexto de produção (interlocutores, finalidade, lugar e momento em que se dá a interação) e suporte de circulação original (objetos elaborados especialmente para a escrita, como livros, revistas, suportes digitais).
• Estabelecer conexões entre texto e conhecimentos prévios, vivências, crenças e valores.
• Estabelecer a relação entre o título e o corpo do texto.
• Reconhecer os efeitos de sentido da diagramação, de recursos gráfico-visuais (tipo, tamanho ou estilo da fonte), identificando possíveis elementos constitutivos da organização interna do poema visual: arranjo gráfico e espacial do poema.
• Examinar em textos o uso de recursos gráficos no poema: grafia das palavras e sua exploração visual; associação das palavras a objetos visuais (fotos, desenhos, pinturas, colagens).
• Reconhecer o emprego de linguagem figurada e compreender os sentidos pretendidos, inferindo, com base em elementos presentes no próprio texto, o uso de palavras ou expressões de sentido figurado.
• Planejar um poema visual: pesquisar e selecionar componentes verbais e visuais, observar a grafia das palavras e suas possibilidades de exploração visual e sonora, observar possibilidades de associação das palavras selecionadas a objetos visuais (fotos, desenhos, pinturas, colagens), explorar tecnicamente imagens de modo que produzam efeitos visuais adequados aos propósitos do texto.
• Produzir poema visual, levando em conta o gênero e seu contexto de produção.


Público-alvo: estudantes do Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos.
Materiais: Computadores com acesso à internet, livros, revistas etc.


A poesia visual
Representar pensamentos, sentimentos, histórias, experiências pessoais e coletivas, conferindo a eles uma dimensão estética, é o que o homem vem fazendo há milhares de anos por meio da linguagem artística ou pelos diversos caminhos e motivações da arte. 


A poesia visual é um tipo de poesia em que – abolindo-se certas distinções entre os gêneros textuais e outras formas de arte – o texto, as imagens e os símbolos são dispostos de tal forma que o elemento visual assume papel preponderante na obra, não dependendo de elementos verbais para ser caracterizado como poesia. "O ovo", do grego Símias de Rodes (300 a.C.), abaixo, é o poema visual mais antigo de que se tem notícia.

1 2 3 4 5 
MAIS EXPERIMENTE
Inventar maneiras criativas de...
Todas as pessoas, em qualquer momento da vida, desde que são muito pequenas...
Criar perfil de personagens...
Que tal aliar as leituras literárias da turma ao uso das redes sociais digitais? A...
Ler, interpretar e resolver...
Dentre as várias atividades propostas nas aulas de Matemática, uma, em...
Trabalhar com temas da comunidade
Na escola, muitas vezes as atividades de ler e escrever apresentam objetivos circulares:...
Produzir uma playlist comentada com...
Início de conversa “Dedico esta música para Guilhermina Viana, do...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
KATIAKATIA disse em 29/09/2016 23h51
Adorei a proposta de atividade vou tentar passar para meus alunos.
MELISSAMELISSA disse em 19/03/2016 22h48
Eu apliquei a atividade na disciplina de redação para o primeiro ano do ensino médio. A primeira sensação que tive, foi que os jovens "desdenharam" a proposta, a segunda sensação foi de que tive a primeira sensação porque os estudantes têm uma cresça de que a disciplina é apenas preencher uma folha com um monte de palavras, para dar entre 7 e 30 linhas. Alguns grupos, de fato, tiveram que amadurecer e repensar as ideias para produzir uma redação que atendesse a proposta. O resultado foi surpreendente, muito legal! Dentre os trabalhos que se destacaram estão: http://bit.ly/1Wzg9bq, apresentado junto a reflexão “o quanto de humanidade há dentro de fora de você?” e outro, um vídeo http://bit.ly/22vayGP.
OLINDAOLINDA disse em 07/02/2016 22h50
Trabalhar com os recursos; visuais, audivisuais e na sociedade,utilizando o laboratório de informática da U.E.
OLINDAOLINDA disse em 07/02/2016 22h27
Uma boa idéia parabéns!
OLINDAOLINDA disse em 07/02/2016 22h19
E um aprendizado criativo e muito importante para o desenvolvimento de cada educando,se aprimorar com as tecnologias e a suas idéias tornando um autor de seus poemas.
OLINDAOLINDA disse em 07/02/2016 22h18
E um aprendizado criativo e muito importante para o desenvolvimento de cada educando,se aprimorar com as tecnologias e a suas idéias tornando um autor de seus poemas.
MARLENEMARLENE disse em 16/12/2015 10h50
interessante e criativo. Os adoslescentes irão gostar.
LUZIALUZIA disse em 16/11/2015 08h09
Excelente material para se trabalhar o gênero poema. As atividades e todo o material acabam proporcionando motivação e interesse para um trabalho bem completo e sustentável com poemas. Parabéns pela ideia e partilhamento.
JOSÉ LUIZJOSÉ LUIZ disse em 14/11/2015 10h20
Muito interessante estes materiais, parabéns.
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS