Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — CRIAR POEMAS VISUAIS COM A TURMA...

Criar poemas visuais com a turma

A poesia visual é uma forma de expressão artística que se caracteriza quase sempre pela combinação de palavra e imagem. É um gênero artístico de pequeno formato que, empregando alguns poucos elementos – como a disposição gráfica de palavras e/ou letras, bem como de imagens –, tem a capacidade de produzir grande impacto. A mensagem do poema é captada pela visualização da forma, que muitas vezes explora aspectos lúdicos, sonoros e visuais.      


Nossa proposta é desafiar os alunos a compreender e apreciar visualmente muitos poemas visuais interessantes. Depois, eles poderão criar suas próprias produções e observar como outros reagem diante de sua criatividade.


Objetivos:
• Relacionar poema visual ao seu contexto de produção (interlocutores, finalidade, lugar e momento em que se dá a interação) e suporte de circulação original (objetos elaborados especialmente para a escrita, como livros, revistas, suportes digitais).
• Estabelecer conexões entre texto e conhecimentos prévios, vivências, crenças e valores.
• Estabelecer a relação entre o título e o corpo do texto.
• Reconhecer os efeitos de sentido da diagramação, de recursos gráfico-visuais (tipo, tamanho ou estilo da fonte), identificando possíveis elementos constitutivos da organização interna do poema visual: arranjo gráfico e espacial do poema.
• Examinar em textos o uso de recursos gráficos no poema: grafia das palavras e sua exploração visual; associação das palavras a objetos visuais (fotos, desenhos, pinturas, colagens).
• Reconhecer o emprego de linguagem figurada e compreender os sentidos pretendidos, inferindo, com base em elementos presentes no próprio texto, o uso de palavras ou expressões de sentido figurado.
• Planejar um poema visual: pesquisar e selecionar componentes verbais e visuais, observar a grafia das palavras e suas possibilidades de exploração visual e sonora, observar possibilidades de associação das palavras selecionadas a objetos visuais (fotos, desenhos, pinturas, colagens), explorar tecnicamente imagens de modo que produzam efeitos visuais adequados aos propósitos do texto.
• Produzir poema visual, levando em conta o gênero e seu contexto de produção.


Público-alvo: estudantes do Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos.
Materiais: Computadores com acesso à internet, livros, revistas etc.


A poesia visual
Representar pensamentos, sentimentos, histórias, experiências pessoais e coletivas, conferindo a eles uma dimensão estética, é o que o homem vem fazendo há milhares de anos por meio da linguagem artística ou pelos diversos caminhos e motivações da arte. 


A poesia visual é um tipo de poesia em que – abolindo-se certas distinções entre os gêneros textuais e outras formas de arte – o texto, as imagens e os símbolos são dispostos de tal forma que o elemento visual assume papel preponderante na obra, não dependendo de elementos verbais para ser caracterizado como poesia. "O ovo", do grego Símias de Rodes (300 a.C.), abaixo, é o poema visual mais antigo de que se tem notícia.

1 2 3 4 5 
MAIS EXPERIMENTE
Criar perfil de personagens...
Que tal aliar as leituras literárias da turma ao uso das redes sociais digitais? A...
Fazer canção com a turma
A canção, ou seja, a música com letra, é uma das maiores...
Refrescar a cuca na Matemática
Início de conversaTrabalhar com jogos na sala de aula tem se revelado um importante...
Criar fanzines e compartilhar...
Início de conversa: “Faça você mesmo, faça para entender,...
Jogar: uma estratégia de...
A representação espacial da informação sobre os lugares (a...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
KATIAKATIA disse em 29/09/2016 23h51
Adorei a proposta de atividade vou tentar passar para meus alunos.
MELISSAMELISSA disse em 19/03/2016 22h48
Eu apliquei a atividade na disciplina de redação para o primeiro ano do ensino médio. A primeira sensação que tive, foi que os jovens "desdenharam" a proposta, a segunda sensação foi de que tive a primeira sensação porque os estudantes têm uma cresça de que a disciplina é apenas preencher uma folha com um monte de palavras, para dar entre 7 e 30 linhas. Alguns grupos, de fato, tiveram que amadurecer e repensar as ideias para produzir uma redação que atendesse a proposta. O resultado foi surpreendente, muito legal! Dentre os trabalhos que se destacaram estão: http://bit.ly/1Wzg9bq, apresentado junto a reflexão “o quanto de humanidade há dentro de fora de você?” e outro, um vídeo http://bit.ly/22vayGP.
OLINDAOLINDA disse em 07/02/2016 22h50
Trabalhar com os recursos; visuais, audivisuais e na sociedade,utilizando o laboratório de informática da U.E.
OLINDAOLINDA disse em 07/02/2016 22h27
Uma boa idéia parabéns!
OLINDAOLINDA disse em 07/02/2016 22h19
E um aprendizado criativo e muito importante para o desenvolvimento de cada educando,se aprimorar com as tecnologias e a suas idéias tornando um autor de seus poemas.
OLINDAOLINDA disse em 07/02/2016 22h18
E um aprendizado criativo e muito importante para o desenvolvimento de cada educando,se aprimorar com as tecnologias e a suas idéias tornando um autor de seus poemas.
MARLENEMARLENE disse em 16/12/2015 10h50
interessante e criativo. Os adoslescentes irão gostar.
LUZIALUZIA disse em 16/11/2015 08h09
Excelente material para se trabalhar o gênero poema. As atividades e todo o material acabam proporcionando motivação e interesse para um trabalho bem completo e sustentável com poemas. Parabéns pela ideia e partilhamento.
JOSÉ LUIZJOSÉ LUIZ disse em 14/11/2015 10h20
Muito interessante estes materiais, parabéns.
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS