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ACERVOEXPERIMENTE — LER, INTERPRETAR E RESOLVER PROBLEMAS...

Ler, interpretar e resolver problemas


Situação envolvendo um conceito matemático
1ª parte: Apresentação do problema
É importante organizar a turma em duplas ou trios. Entregue uma folha para cada grupo, de acordo com o modelo a seguir:


Leia, pausadamente, os dois enunciados de problema para a classe. Procure não enfatizar palavras ou expressões. Em seguida, peça a um estudante ou grupo que leia.
Após a leitura, por meio de perguntas à turma, crie uma dinâmica com o objetivo de levantar o que compreenderam do texto lido. Sugestões: 
• Do que trata o texto? (contexto: coleção de objetos)
• Há na classe alguém que também goste de colecionar objetos? 
• Que objetos são esses? 
• Há objetos que são colecionados por mais de um estudante? Qual? 
• O texto descreve uma situação entre Marli e Patrícia e, também, entre Paulo e Ricardo. Que situação é essa? (situação envolvida: comparação)
• Que expressão (palavras) que aparece nos textos dos problemas está relacionada à situação envolvida? (expressão: "a mais que")


Observe a participação dos estudantes. Registre as manifestações na lousa ou sugira que sinalizem no próprio texto as expressões (palavras e/ou números) que respondem às perguntas. Após a exploração do texto, indague: Quais perguntas são feitas ao final de cada texto? Em seguida, peça que indiquem uma maneira de responder à pergunta usando letras, números, desenhos ou cálculos.

Depois que todos terminarem de responder (resolver o problema), recolha as folhas de atividade. Em particular (ou junto com seu coordenador ou técnico pedagógico), analise as formas como cada dupla ou trio resolveu a situação. O objetivo agora é dar destaque aos diferentes “modos” (procedimentos próprios: desenhos, esquemas, cálculos ou palavras) encontrados pelos estudantes para resolver os problemas. Mesmo sabendo que a expressão “a mais que” é o aspecto comum, é possível gerar procedimentos distintos.

A ideia é que os alunos percebam nas situações apresentadas que a expressão “a mais que” não está, necessariamente, associada à ação de SOMAR, mas sim à de COMPARAR. Nesse sentido, a decisão de SOMAR OU SUBTRAIR está relacionada à pergunta, com base no contexto e na situação descrita.


2ª parte: Resolução x Problema
Feita a análise dos diferentes “modos” de resolver os problemas analisados, organize um painel com as resoluções encontradas pelos estudantes. Sugerimos que as estratégias (desenhos, esquemas, operações ou palavras) mostrem claramente como se obteve o total na situação descrita no texto 1 e a diferença na situação do texto 2. 


Convide os estudantes a observar o painel e os registros expostos. Acompanhe-os e ouça seus comentários, seus argumentos sobre o que compreenderam de um ou de outro registro. Crie um ambiente dinâmico.


A exposição de diferentes estratégias para resolver problemas, além possibilitar a ampliação do repertório resolutivo, permite desenvolver habilidades relacionadas ao pensamento lógico matemático, sendo algumas delas: análise, comparação, generalização, definição, demonstração, dedução.


Procure estimular os estudantes a pensar e expor essas estratégias, perguntando, por exemplo: Que indicação (palavra ou expressão) no texto do problema fez você escolher essa estratégia (ou procedimento) e não outra?

A verificação é uma forma de mobilizar os estudantes a observar, analisar e comparar escolhas – procedimentos, estratégias – para a resolução do problema. Essa é uma ação ainda pouco explorada em sala de aula, mas que é fundamental para sistematizar estratégias de leitura, compreensão e resolução de problemas.

Faça com os alunos, oralmente ou por escrito, uma avaliação do que aprenderam.


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COMENTÁRIO(S)
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IVANETEIVANETE disse em 29/01/2019 11h43
ESTOU COMEÇANDO AGORA COMO PROFESSORA, FORMADA EM PEDAGOGIA, JÁ ATUEI DOIS ANOS DE ESTÁGIO EM ENSINO INFANTIL, APRENDI MUITO, TANTO QUE MEU TCC DE PÓS GRADUAÇÃO FOI REALIZADO COM MAIS FACILIDADE POR TER REALIZADO ESSE ESTÁGIO, POIS, SÓ COM A PRÁTICA PARA ENTENDER E APRENDER A TEORIA DA APRENDIZAGEM DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.
LUCIANA PAULALUCIANA PAULA disse em 23/08/2016 23h16
gostaria de saber À Ler, interpretar e resolver problemas.
LUZIALUZIA disse em 22/09/2015 10h06
A meu ver, foram bem planejadas as estratégias, tornando assim conteúdos tão pesados em atividades tão gostosas e significativas. São essas estratégias que estão faltando, não só para a compreensão do aluno, mas para dar suporte e sustentação às aulas e aos profissionais responsáveis pelo êxito quando se trata da resolução de problemas. Penso que estava mesmo faltando uma sistematização junto à leitura para respaldar o entendimento e a interpretação da linguagem matemática destinada à resolução de problemas. Parabéns pela colaboração,
MARLENE FRANCISCA DA SILVAMARLENE FRANCISCA DA SILVA disse em 06/09/2015 23h04
Rosana, concordo plenamente com seu relato.O Trabalho na escola envolvendo Matemática já tem alguns lucros , porém, acredito que para se potencializar aprendizagem significativas sejam necessário os professores aperfeiçoar suas praticas no cotidiano, observo que muitas ainda tem dificuldades em desenvolver estrategias onde o trabalho seja de situações problemas e formas geométricas.
MARLENE FRANCISCA DA SILVAMARLENE FRANCISCA DA SILVA disse em 06/09/2015 22h32
Gostaria de saber se há na plataforma alguns curso previstos?Tenho certeza que vou potencializar grandes saberes e trocar informações .
ROZANAROZANA disse em 29/08/2015 20h28
Muito temos discutido nas nossas escolas sobre o ensino e a aprendizagem da matemática de modo que ela seja agradável e compreensível por todos. Na minha realidade, nos questionamos muitas vezes por que a maioria das nossas crianças conseguem vender alguns produtos para ajudar na sobrevivência da família como picolé, beiju, pamonha, doces e outros e não se confundem em dar o preço, receber diversos valores e passar o troco corretamente. Mas na escola a matemática é um "bicho de sete cabeças". Acreditamos que, o que tá faltando é trazer estas crianças para o mundo da leitura, ajudá-las a ler e compreender o que leu, a localizar informações explícitas ou não, a deduzir o que tá por traz de uma informação, e por fim utilizar a manipulação de objetos trazendo a realidade da criança para a sala de aula, pois trabalhar o concreto aliado às situações reais do dia a dia do aluno só irá contribuir para aulas bem mais produtivas e o avanço para a qualidade da educação.
ALESSANDRAALESSANDRA disse em 24/08/2015 15h50
É importante reconhecer que a matemática não se limita a exclusivisade memorização ela também esta a serviço da aprendizagem significativa do aprendiz, mas para isto nós professores precisamos rever nossos conceitos e estudar muito sobre os encaminhamentos didáticos para isto. Por isso tenho muito interesse em participar desta formação se for disponibilizada.
VILMAVILMA disse em 23/08/2015 18h34
TAMBÉM QUERO SABER SE HAVERÁ INSCRIÇÕES PARA ALGUM PROJETO DE FORMAÇÃO RELACIONADO À Ler, interpretar e resolver problemas.
ANA LIVIAANA LIVIA disse em 22/08/2015 17h53
A realização das atividades de matemática, com esta estratégia, voltada para a produção textual, é inovadora.É como descobrir uma nova maneira de ensinar a matemática.
ELZIELZI disse em 20/08/2015 21h21
Gostaria de saber se haverá inscrição para o curso de Ler, interpretar e resolver problemas
SUSAM WAIARD DE ALMEIDA ALVESSUSAM WAIARD DE ALMEIDA ALVES disse em 20/08/2015 17h25
Gostaria de saber quando estará disponível, inscrições de novos curso à distância.
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