Dentre as várias atividades propostas nas aulas de Matemática, uma, em especial, é anunciada por professores como indicação de bons resultados ou como preocupação por insucessos nas aprendizagens dos estudantes. Estamos nos referindo ao ensino-aprendizagem envolvendo a leitura, interpretação e resolução de problemas.
Em relação à resolução de problemas, há referenciais teóricos (alguns serão indicados na bibliografia consultada) significativos, que têm auxiliado professores a elaborar planos de aula, oferecendo indicações de “como” desenvolver ações em sala de aula que contribuam para a ampliação e/ou sistematização de estratégias próprias dos estudantes, como: desenho, decomposições numéricas, escrita de resolução de problemas.
Incentivá-los a buscar modos de resolver problemas e garantir momentos de socialização dessas estratégias constituem aspectos importantes de ampliação de repertórios na “arte” de resolver problemas. Entretanto, mesmo com essas pesquisas, estudos e materiais publicados, são frequentes as queixas dos professores a respeito das dificuldades enfrentadas pelos estudantes em relação à leitura e interpretação de problemas e de outros textos matemáticos. Com base em um trabalho realizado com crianças a esse respeito, Kátia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz (2001) dizem que:
Neste Experimente, vamos dirigir as atenções ao desenvolvimento de estratégias de leitura para o acesso a gêneros textuais próprios da atividade matemática escolar. Neste momento, escolhemos o texto de enunciado de problema.
É preciso estabelecer alguns combinados, como:• criar uma rotina que combine momentos de leitura individual (oral, silenciosa ou compartilhada), em grupo ou coletiva, expondo os alunos a situações diversificadas de leitura e às diferentes formas de produção textual (verbal e não verbal);
• motivar os alunos para a leitura, de modo que ela seja significativa aos estudantes;
• ter clareza de que a principal finalidade deste trabalho é a leitura e compreensão de enunciado de problemas, sendo sua resolução uma consequência da compreensão.
Público-alvo: alunos do Ensino Fundamental (anos iniciais).
Objetivos:
Espera-se que, com as propostas, os estudantes:
• participem de situações de leitura/escuta, produção oral e escrita de texto relacionadas a conteúdos matemáticos;
• interpretem frases e expressões próprias da linguagem matemática em textos de enunciados de problemas;
• estabeleçam relação entre as estratégias (pessoais ou convencionais) de resolução da situação-problema proposta;
• explorem o texto do problema para levantar e identificar informações – palavras, expressões, números – que ajudem a construir estratégias de solução.