Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — FAZER CANÇÃO COM A TURMA...

Fazer canção com a turma

A canção, ou seja, a música com letra, é uma das maiores riquezas culturais do Brasil. A intimidade do brasileiro com este tipo de música é tanta, que muitas vezes utilizamos a palavra música para designar canção, como se ambas fossem sinônimos.


Mas o conceito de música é muito mais amplo que o de canção. Pode parecer óbvio, mas é preciso lembrar que podemos fazer música prescindindo das palavras, fato que ocorre tanto na música popular (no chorinho, no frevo, no jazz, na música eletrônica das baladas) como na música erudita (em sinfonias, concertos, tocatas), e ainda em trilhas sonoras de filmes e novelas, música ambiente e tantos outros exemplos.


Portanto, para início de conversa, sugiro usarmos aqui a terminologia correta para o tipo de música que será trabalhado neste Experimente. Trabalharemos com a canção, ou seja, com esse tipo específico de música tão familiar para nós, no qual texto, melodia e harmonia estão imbricados de tal forma, que muitas vezes não conseguimos distinguir um do outro. Utilizaremos esse suporte como detonador do processo de construção de rimas e de brincadeiras com as palavras.


A canção, de modo geral, une um texto poético, com rimas, métrica e ritmo (das palavras), a uma melodia. Ou seja, o texto poético passa a ser cantado. Essa melodia será acompanhada por acordes, que formam a harmonia, e normalmente é construída sobre um estilo. Este já traz elementos de linguagem, ritmos e batidas próprias, por exemplo o samba.


Muitas vezes, o compositor popular mistura essas linguagens de maneira intuitiva, baseado em um repertório adquirido ao longo de sua experiência pessoal em um ou mais estilos, e cria os versos junto com a melodia. Em outros casos, o texto surge antes da melodia, ou vice-versa. O processo de criação de uma canção é bastante pessoal.


Neste Experimente, propomos criar novos versos para uma canção já existente: “Fofoca de Maria” (Paulo Padilha), um samba de roda estilizado, que brinca com nomes compostos com "Maria".


Público-alvo: alunos de Ensino Fundamental II e Ensino Médio.


Objetivos:
• Apresentar o conceito de canção e as características desse gênero.
• Trabalhar a construção da letra de uma canção − texto poético com métrica e rimas − com base em um modelo.
• Estimular a criatividade, propiciar e abrir canais de comunicação artística e expressiva com os alunos.


Materiais:
• Ficha com texto (baixe aqui).
• Aparelho de som.
• Áudio da canção, ou link da canção no YouTube.

1 2 3 
MAIS EXPERIMENTE
Brincar de trava-língua
“... encarnando-se nos corpos das crianças, as palavras tanto falam de...
Criar nanocontos com a turma
Muitas vezes, ao trabalhar gêneros literários em sala de aula, temos...
Criar ou contar histórias com...
A fantasia, a invenção, a criatividade pensam, a imaginação...
Realizar um sarau com a turma
Você já reparou que muitas crianças, adolescentes, jovens e adultos...
Produzir uma playlist comentada com...
Início de conversa “Dedico esta música para Guilhermina Viana, do...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
OLINDAOLINDA disse em 31/08/2015 07h07
Trabalhando poesia através dos versos uma forma de incentivar as habilidades leitoras e escritas.
ROZANAROZANA disse em 14/08/2015 21h56
Penso que poderemos desenvolver um trabalho encantador trilhando por este caminho. Ao ver este material tive o desejo de me adentrar mais no mundo musical através de canções, pois já consolidamos o uso de diversos gêneros na sala de aula para as crianças aprenderem a ler e escrever , sem dúvida este gênero irá contribuir para apropriação do sistema de escrita e de leitura além de proporcionar momentos lúdicos que com certeza abrilhantará mais o trabalho. Um aprendizado dinâmico e divertido deixa a criança feliz e aberta para novas descobertas!
APARECIDAAPARECIDA disse em 02/08/2015 19h54
Excelente material,para quem quer desenvolver um projeto com a arte da música,desenvolvendo a sensibilidade do som e a cantiga. Um rico material,que fornece um amplo repertório para um trabalho divertido e atrativo,que desperte o interesse do aluno, e garantindo um ambiente facilitador,para aprendizagem do aluno e estimulando a socialização.
TÂNIATÂNIA disse em 03/07/2015 08h18
Um trabalho criativo muito importante, instigante e lúdico.
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS