Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — INVESTIGAR AS ESTRATÉGIAS DOS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS...

Investigar as estratégias dos anúncios publicitários

O anúncio publicitário é um gênero textual que tem por objetivo promover uma marca, um produto ou uma ideia. Ele pode ser produzido para diferentes mídias: comerciais de TV e rádio, impressos em jornais e revistas, outdoors e ainda em diversos formatos divulgados pela internet.
Quando propagam uma ideia, os anúncios podem abordar assuntos como a prevenção de uma doença, a conservação do meio ambiente, a convivência positiva entre as pessoas no trânsito. Contudo, numa sociedade consumista como a nossa, os anúncios são muito utilizados para vender um produto, divulgando a ideia de que, com a compra de algo, conquistaríamos também sensações positivas (satisfação, felicidade, prazer, diversão, pertencimento a um grupo etc.).
Tendo isso em vista, é importante desenvolver com os alunos uma visão crítica sobre os anúncios que chegam a nós de todos os lados, e, cada vez mais, empregam recursos variados para alcançar seus objetivos: ativando relações intertextuais diversas e se utilizando de várias linguagens combinadas para construir os sentidos pretendidos.
Este Experimente sugere um trabalho envolvendo a leitura crítica de anúncios publicitários e a produção de sátiras que brinquem com a crença de que um produto pode trazer felicidade.


Objetivo geral: produzir sátiras de anúncios publicitários impressos ou em vídeo.


Objetivos específicos:
• Desenvolver leitura crítica dos alunos sobre anúncios publicitários.
• Discutir valores de nossa sociedade relacionados ao consumismo.
• Analisar recursos linguísticos e visuais de anúncios publicitários.


Público-alvo: a proposta pode ser adaptada a diferentes anos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.


Materiais: cópias ou projeção de anúncios publicitários selecionados para leitura; computadores, celulares, câmeras para produção de anúncios em vídeo; revistas, jornais, cartolinas, canetinhas e tintas para produção de anúncios impressos ou computadores com programas para desenhar e editar imagens.
Sugestão de encaminhamento
Apresentação de um anúncio impresso e leitura crítica
Apresente um anúncio publicitário a seus alunos. Pode ser impresso ou projetado. É interessante trazer um texto que promova algum produto de sucesso entre os estudantes. Nesta proposta, exploramos um anúncio como exemplo. Clique aqui para vê-lo.
Inicie o debate com perguntas sobre o objetivo do texto:
• O que está sendo promovido?
• Qual é o público-alvo?
• Vocês consomem esse produto?
• O anúncio atrai sua atenção? Por quê?

1 2 3 
MAIS EXPERIMENTE
Recriar histórias com as crianças
A sequência de atividades proposta passa pela leitura e se envereda pelos caminhos...
Criar poemas visuais com a turma
A poesia visual é uma forma de expressão artística que se caracteriza...
Conhecer pessoas por e-mail
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) alteraram...
Produzir histórias com base em...
Em um livro para crianças, os aspectos gráficos e visuais são um...
Conta outra: mitos e lendas no...
Início da conversaVivemos uma mudança de paradigma na...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
LUCIANALUCIANA disse em 31/03/2015 19h06
Trabalhar com anuncio publicitários na aula de Arte, é fundamental ao integrar textos verbais e não-verbal e aprender a interpretar. A sequência didática é rica em conteúdos. Particularmente eu gostei.
PEDROPEDRO disse em 26/03/2015 09h59
Ola bom dia esta plataforma é muito bem elaborada. Parabéns vamos continuar é mais uma conquista para nossa educação
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS