Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — INVESTIGAR AS ESTRATÉGIAS DOS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS...

Investigar as estratégias dos anúncios publicitários

O anúncio publicitário é um gênero textual que tem por objetivo promover uma marca, um produto ou uma ideia. Ele pode ser produzido para diferentes mídias: comerciais de TV e rádio, impressos em jornais e revistas, outdoors e ainda em diversos formatos divulgados pela internet.
Quando propagam uma ideia, os anúncios podem abordar assuntos como a prevenção de uma doença, a conservação do meio ambiente, a convivência positiva entre as pessoas no trânsito. Contudo, numa sociedade consumista como a nossa, os anúncios são muito utilizados para vender um produto, divulgando a ideia de que, com a compra de algo, conquistaríamos também sensações positivas (satisfação, felicidade, prazer, diversão, pertencimento a um grupo etc.).
Tendo isso em vista, é importante desenvolver com os alunos uma visão crítica sobre os anúncios que chegam a nós de todos os lados, e, cada vez mais, empregam recursos variados para alcançar seus objetivos: ativando relações intertextuais diversas e se utilizando de várias linguagens combinadas para construir os sentidos pretendidos.
Este Experimente sugere um trabalho envolvendo a leitura crítica de anúncios publicitários e a produção de sátiras que brinquem com a crença de que um produto pode trazer felicidade.


Objetivo geral: produzir sátiras de anúncios publicitários impressos ou em vídeo.


Objetivos específicos:
• Desenvolver leitura crítica dos alunos sobre anúncios publicitários.
• Discutir valores de nossa sociedade relacionados ao consumismo.
• Analisar recursos linguísticos e visuais de anúncios publicitários.


Público-alvo: a proposta pode ser adaptada a diferentes anos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.


Materiais: cópias ou projeção de anúncios publicitários selecionados para leitura; computadores, celulares, câmeras para produção de anúncios em vídeo; revistas, jornais, cartolinas, canetinhas e tintas para produção de anúncios impressos ou computadores com programas para desenhar e editar imagens.
Sugestão de encaminhamento
Apresentação de um anúncio impresso e leitura crítica
Apresente um anúncio publicitário a seus alunos. Pode ser impresso ou projetado. É interessante trazer um texto que promova algum produto de sucesso entre os estudantes. Nesta proposta, exploramos um anúncio como exemplo. Clique aqui para vê-lo.
Inicie o debate com perguntas sobre o objetivo do texto:
• O que está sendo promovido?
• Qual é o público-alvo?
• Vocês consomem esse produto?
• O anúncio atrai sua atenção? Por quê?

1 2 3 
MAIS EXPERIMENTE
Produzir uma playlist comentada com...
Início de conversa “Dedico esta música para Guilhermina Viana, do...
Visitar um museu de arte com a...
Educar em artes visuais é, de início, possibilitar ao educando muitas...
Praticar escrita e reescrita...
As produções escritas na escola muitas vezes se configuram como um desafio...
Criar ou contar histórias com...
A fantasia, a invenção, a criatividade pensam, a imaginação...
Fazer canção com a turma
A canção, ou seja, a música com letra, é uma das maiores...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
LUCIANALUCIANA disse em 31/03/2015 19h06
Trabalhar com anuncio publicitários na aula de Arte, é fundamental ao integrar textos verbais e não-verbal e aprender a interpretar. A sequência didática é rica em conteúdos. Particularmente eu gostei.
PEDROPEDRO disse em 26/03/2015 09h59
Ola bom dia esta plataforma é muito bem elaborada. Parabéns vamos continuar é mais uma conquista para nossa educação
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS