Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — VISITAR UM MUSEU DE ARTE COM A TURMA...

Visitar um museu de arte com a turma

Educar em artes visuais é, de início, possibilitar ao educando muitas oportunidades de entrar em contato com diferentes estilos e expressões artísticas — não só as que estão mais próximas de seu tempo e espaço, mas também outras mais distantes e não tão familiares. Trata-se, portanto, de motivar o educando a refletir sobre essas experiências, fornecendo informações que ampliem seu repertório e permitam uma postura mais sensível e crítica diante da produção artística.
Para isso, é preciso que ele tenha acesso a muitos espaços significativos de encontro com essa produção, e, dentre eles, um dos mais ricos é o museu. Assim, essa proposta busca integrar museu e escola para, de forma prazerosa, abrir janelas a um mundo recriado pela expressão artística.


Objetivos:
• Ampliar a percepção em artes visuais.
• Preparar-se para a visita a um museu ou outro espaço cultural.
• Participar ativamente dela, familiarizando-se com a leitura de obras expostas.
• Construir relações entre as obras de arte apreciadas e as demais áreas do conhecimento.
• Compreender as obras de arte como formas de expressão de um povo, uma cultura, uma época, um indivíduo, numa perspectiva de existência mais humanamente universal.
• Expressar e discutir oralmente, bem como registrar por escrito impressões, emoções, ideias a respeito das obras de arte observadas: tudo o que observar e também seus sentimentos e emoções.
• Pesquisar sobre artistas, obras e movimentos artísticos como forma de ampliar o repertório cultural.


Público-alvo: alunos do Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos.


Materiais: computadores com acesso à internet; projetores multimídia; cartazes com reproduções de obras de arte.


Algumas considerações importantes
A experiência estética
Representar pensamentos, sentimentos, histórias, experiências pessoais e coletivas, conferindo-lhes dimensão estética, é o que a humanidade vem fazendo há milhares de anos por meio da linguagem artística ou pelos diversos caminhos e motivações da arte.
Nesse contexto de busca e criação, aparecem as artes que fazem da visão o seu meio principal de apreciação e são conhecidas como artes visuais. Elas se utilizam dos mais variados recursos e formas de expressão para apresentar e representar a realidade conhecida como um mundo significativo, surpreendente e revelador. Assim, o artista usa desenhos, pinturas, gravuras, esculturas e colagens, papel, tinta, gesso, argila, madeira e metais, filmadoras, máquinas fotográficas, programas de computador e outras ferramentas tecnológicas, e com essas formas e materiais representa o mundo real recriado por seu imaginário.
Essas obras de arte, diferentemente dos objetos utilitários, revelam uma visão muito singular, especial e inventiva  que o artista tem da vida e provocam no observador uma emoção, admiração ou inquietação. Esse conjunto de sensações recebe o nome de experiência estética.
Quando um indivíduo vive uma experiência estética, ele recupera outras vivências anteriores, por vezes até imaginadas, situações que ganham novos sentidos e se espelham numa determinada época, camada social ou instituição, como a escola, a família, o ambiente de trabalho, a religião, o partido político a que pertence.


1 2 3 4 
MAIS EXPERIMENTE
Ler, interpretar e resolver...
Dentre as várias atividades propostas nas aulas de Matemática, uma, em...
Criar fanzines e compartilhar...
Início de conversa: “Faça você mesmo, faça para entender,...
Praticar escrita e reescrita...
As produções escritas na escola muitas vezes se configuram como um desafio...
Jogar o bingo dos sons iniciais
Este jogo busca pôr em prática, de forma divertida, a análise de...
Trabalhar com cantigas brasileiras
As canções já fazem parte do cotidiano escolar, principalmente da...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
VALQUIRIA MARIA FELIPPE BARREIROSVALQUIRIA MARIA FELIPPE BARREIROS disse em 15/08/2016 21h43
Gosto de trabalhar com projetos, onde tenho parceria com os colegas de outras disciplinas, já fui visitar o museu da Língua Portuguesa, museu Cata Vento, museu de Belas Artes, museu em Sorocaba. Com estas visitas só fortalece cada vez mais o conhecimento dos meus alunos e o meu também pois ultrapassa o murro da escola, saindo assim dos livros para realidade. c
MARA LAENEMARA LAENE disse em 24/04/2016 10h27
este quadro é de Paul KLEE?
PAULA ANDRÉIA VIANA SILVAPAULA ANDRÉIA VIANA SILVA disse em 17/09/2015 18h35
Bem interessante, poderíamos receber esse material via email.
ADRIANAADRIANA disse em 10/09/2015 12h45
Gostaria de receber esse material por e-mail ou por livros impressos mesmos estou necessitando com urgência desse material .Obrigada!
SOLANGESOLANGE disse em 13/05/2015 19h05
Realmente sempre trabalho com projetos , e quando o final do trabalho termina em visita ao museu , o trabalho passa a ser significativo. Já fomos no museu de Língua Portuguesa, Futebol... Além de ver o brilho em seus olhos ....
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS