Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — VISITAR UM MUSEU DE ARTE COM A TURMA...

Visitar um museu de arte com a turma

Educar em artes visuais é, de início, possibilitar ao educando muitas oportunidades de entrar em contato com diferentes estilos e expressões artísticas — não só as que estão mais próximas de seu tempo e espaço, mas também outras mais distantes e não tão familiares. Trata-se, portanto, de motivar o educando a refletir sobre essas experiências, fornecendo informações que ampliem seu repertório e permitam uma postura mais sensível e crítica diante da produção artística.
Para isso, é preciso que ele tenha acesso a muitos espaços significativos de encontro com essa produção, e, dentre eles, um dos mais ricos é o museu. Assim, essa proposta busca integrar museu e escola para, de forma prazerosa, abrir janelas a um mundo recriado pela expressão artística.


Objetivos:
• Ampliar a percepção em artes visuais.
• Preparar-se para a visita a um museu ou outro espaço cultural.
• Participar ativamente dela, familiarizando-se com a leitura de obras expostas.
• Construir relações entre as obras de arte apreciadas e as demais áreas do conhecimento.
• Compreender as obras de arte como formas de expressão de um povo, uma cultura, uma época, um indivíduo, numa perspectiva de existência mais humanamente universal.
• Expressar e discutir oralmente, bem como registrar por escrito impressões, emoções, ideias a respeito das obras de arte observadas: tudo o que observar e também seus sentimentos e emoções.
• Pesquisar sobre artistas, obras e movimentos artísticos como forma de ampliar o repertório cultural.


Público-alvo: alunos do Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos.


Materiais: computadores com acesso à internet; projetores multimídia; cartazes com reproduções de obras de arte.


Algumas considerações importantes
A experiência estética
Representar pensamentos, sentimentos, histórias, experiências pessoais e coletivas, conferindo-lhes dimensão estética, é o que a humanidade vem fazendo há milhares de anos por meio da linguagem artística ou pelos diversos caminhos e motivações da arte.
Nesse contexto de busca e criação, aparecem as artes que fazem da visão o seu meio principal de apreciação e são conhecidas como artes visuais. Elas se utilizam dos mais variados recursos e formas de expressão para apresentar e representar a realidade conhecida como um mundo significativo, surpreendente e revelador. Assim, o artista usa desenhos, pinturas, gravuras, esculturas e colagens, papel, tinta, gesso, argila, madeira e metais, filmadoras, máquinas fotográficas, programas de computador e outras ferramentas tecnológicas, e com essas formas e materiais representa o mundo real recriado por seu imaginário.
Essas obras de arte, diferentemente dos objetos utilitários, revelam uma visão muito singular, especial e inventiva  que o artista tem da vida e provocam no observador uma emoção, admiração ou inquietação. Esse conjunto de sensações recebe o nome de experiência estética.
Quando um indivíduo vive uma experiência estética, ele recupera outras vivências anteriores, por vezes até imaginadas, situações que ganham novos sentidos e se espelham numa determinada época, camada social ou instituição, como a escola, a família, o ambiente de trabalho, a religião, o partido político a que pertence.


1 2 3 4 
MAIS EXPERIMENTE
Produzir narrativas sobre versões...
Nesta proposta a ideia é que os alunos leiam e comparem duas histórias sobre...
Conhecer pessoas por e-mail
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) alteraram...
Criar poemas visuais com a turma
A poesia visual é uma forma de expressão artística que se caracteriza...
Produzir histórias com base em...
Em um livro para crianças, os aspectos gráficos e visuais são um...
Fazer passeios letrados com as...
Vivemos numa sociedade letrada, em que a escrita está por todos os lados: em...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
VALQUIRIA MARIA FELIPPE BARREIROSVALQUIRIA MARIA FELIPPE BARREIROS disse em 15/08/2016 21h43
Gosto de trabalhar com projetos, onde tenho parceria com os colegas de outras disciplinas, já fui visitar o museu da Língua Portuguesa, museu Cata Vento, museu de Belas Artes, museu em Sorocaba. Com estas visitas só fortalece cada vez mais o conhecimento dos meus alunos e o meu também pois ultrapassa o murro da escola, saindo assim dos livros para realidade. c
MARA LAENEMARA LAENE disse em 24/04/2016 10h27
este quadro é de Paul KLEE?
PAULA ANDRÉIA VIANA SILVAPAULA ANDRÉIA VIANA SILVA disse em 17/09/2015 18h35
Bem interessante, poderíamos receber esse material via email.
ADRIANAADRIANA disse em 10/09/2015 12h45
Gostaria de receber esse material por e-mail ou por livros impressos mesmos estou necessitando com urgência desse material .Obrigada!
SOLANGESOLANGE disse em 13/05/2015 19h05
Realmente sempre trabalho com projetos , e quando o final do trabalho termina em visita ao museu , o trabalho passa a ser significativo. Já fomos no museu de Língua Portuguesa, Futebol... Além de ver o brilho em seus olhos ....
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS