Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — JOGAR: UMA ESTRATÉGIA DE LETRAMENTO CARTOGRÁFICO...

Jogar: uma estratégia de letramento cartográfico

Visão aérea da escola
Em outra aula, mostre uma imagem de satélite do entorno da escola. Pergunte se alguém sabe o que é aquela imagem. Leve os alunos a reconhecerem que é uma imagem de satélite. Explique que ela também é uma visão de uma superfície feita de cima para baixo.

Divida a classe em pequenos grupos e distribua reproduções da imagem de satélite da região onde a escola se encontra. Peça aos alunos que identifiquem o que a imagem está representando, se reconhecem algum lugar, onde está a rua da escola, o prédio da escola e outros pontos de referência. Entregue uma folha de acetato ou plástico transparente e canetas específicas (para acetato, ou marcador permanente). Os alunos deverão desenhar a rua, a escola e os pontos de referência que reconhecem. Depois, peça que desenhem a rua vista de frente.
Coletivamente, retome a atividade com os alunos: eles deverão socializar o que identificaram e mostrar seus desenhos. Oriente-os a observar e comentar as diferenças entre as duas representações: a vista de cima e a vista de frente.
Novamente, exponha os desenhos no mural da classe. Como síntese, peça que os alunos criem legendas para fixar no mural, próximo à produção deles.Para avaliar:
Ao longo das aulas, é importante perceber se os alunos compreendem que, de acordo com a posição que observamos um objeto, elemento ou lugar, há diferentes pontos de vista: horizontal, vertical, lateral ou oblíquo. Atente para ver se entendem que a imagem de satélite é uma visão feita de cima para baixo. Note a participação oral, as colocações, o vocabulário e, principalmente, a criação da legenda.
Lembre-se que estas são ações didáticas para motivar o aluno a pensar as noções e os conceitos relacionados à cartografia.

Expectativas de aprendizagem:
Espera-se que os estudantes:
• percebam que um objeto, elemento, espaço podem ser observados de diferentes pontos de vista;
• identifiquem a maneira como se observa um objeto de cima para baixo;
• compreendam uma das noções da cartografia, a visão vertical;
• reconheçam que a imagem de satélite é uma visão feita de cima.

Para saber mais sobre o letramento cartográfico:
ALMEIDA, Rosangela Doin. Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007.
PASSINI, Elza Yasuko. Alfabetização cartográfica e a aprendizagem de Geografia. São Paulo: Cortez, 2012.

Autoras da oficina: Renata de Medeiros, professora e coordenadora de Geografia, e Renata Del Monaco, professora de Geografia e formadora do Projeto Aceleração da Aprendizagem



1 2 3 
MAIS EXPERIMENTE
Jogar o bingo dos sons iniciais
Este jogo busca pôr em prática, de forma divertida, a análise de...
Investigar as estratégias dos...
O anúncio publicitário é um gênero textual que tem por objetivo...
Criar ou contar histórias com...
A fantasia, a invenção, a criatividade pensam, a imaginação...
Brincar de abecedário com a turma
“Para brincar é preciso de vontade, de encontro com outras crianças e...
Trabalhar com a linguagem teatral
O amor é como a criança: deseja tudo o que vê. William Shakespeare A...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
RENATARENATA disse em 26/03/2019 12h15
Olá Josiane, Bom saber que está gostando da proposta. Se você aplicar com seus alunos, e puder contar depois será muito bom. Bj Renata
JOSIANEJOSIANE disse em 26/03/2019 00h39
Boa noite, estou amando.
RENATARENATA disse em 12/12/2016 13h18
Olá Márcia Cristina, Muito bom receber notícia que professoras realizam trabalho de letramento cartográfico com crianças pequenas. Parabéns! Renata
MARCIA  CRISTINAMARCIA CRISTINA disse em 11/12/2016 11h41
Fiz um trabalho cartográfico com crianças de 5 anos onde descobrimos partindo do concreto o que seria planta baixa e mapa para depois construirmos o mapa do tesouro. foi mágico
RENATARENATA disse em 28/04/2015 09h42
Katia Elizabeth. Tudo bem? Bom saber suas impressões. Se por um acaso tiver mais depoimentos sobre o desenvolvimento da sequência, deixaria contribuição para outros professores. Isso é um convite a desenvolver e relatar.
KATIA ELIZABETHKATIA ELIZABETH disse em 26/04/2015 12h28
Muito bom e fácil de aplicar.
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS