Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — JOGAR: UMA ESTRATÉGIA DE LETRAMENTO CARTOGRÁFICO...

Jogar: uma estratégia de letramento cartográfico

Visão aérea da escola
Em outra aula, mostre uma imagem de satélite do entorno da escola. Pergunte se alguém sabe o que é aquela imagem. Leve os alunos a reconhecerem que é uma imagem de satélite. Explique que ela também é uma visão de uma superfície feita de cima para baixo.

Divida a classe em pequenos grupos e distribua reproduções da imagem de satélite da região onde a escola se encontra. Peça aos alunos que identifiquem o que a imagem está representando, se reconhecem algum lugar, onde está a rua da escola, o prédio da escola e outros pontos de referência. Entregue uma folha de acetato ou plástico transparente e canetas específicas (para acetato, ou marcador permanente). Os alunos deverão desenhar a rua, a escola e os pontos de referência que reconhecem. Depois, peça que desenhem a rua vista de frente.
Coletivamente, retome a atividade com os alunos: eles deverão socializar o que identificaram e mostrar seus desenhos. Oriente-os a observar e comentar as diferenças entre as duas representações: a vista de cima e a vista de frente.
Novamente, exponha os desenhos no mural da classe. Como síntese, peça que os alunos criem legendas para fixar no mural, próximo à produção deles.Para avaliar:
Ao longo das aulas, é importante perceber se os alunos compreendem que, de acordo com a posição que observamos um objeto, elemento ou lugar, há diferentes pontos de vista: horizontal, vertical, lateral ou oblíquo. Atente para ver se entendem que a imagem de satélite é uma visão feita de cima para baixo. Note a participação oral, as colocações, o vocabulário e, principalmente, a criação da legenda.
Lembre-se que estas são ações didáticas para motivar o aluno a pensar as noções e os conceitos relacionados à cartografia.

Expectativas de aprendizagem:
Espera-se que os estudantes:
• percebam que um objeto, elemento, espaço podem ser observados de diferentes pontos de vista;
• identifiquem a maneira como se observa um objeto de cima para baixo;
• compreendam uma das noções da cartografia, a visão vertical;
• reconheçam que a imagem de satélite é uma visão feita de cima.

Para saber mais sobre o letramento cartográfico:
ALMEIDA, Rosangela Doin. Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007.
PASSINI, Elza Yasuko. Alfabetização cartográfica e a aprendizagem de Geografia. São Paulo: Cortez, 2012.

Autoras da oficina: Renata de Medeiros, professora e coordenadora de Geografia, e Renata Del Monaco, professora de Geografia e formadora do Projeto Aceleração da Aprendizagem



1 2 3 
MAIS EXPERIMENTE
Fazer canção com a turma
A canção, ou seja, a música com letra, é uma das maiores...
Mergulhar no universo dos...
Os quadrinhos destinados ao público infantojuvenil podem proporcionar não...
Ampliar o letramento pelo esporte
Como relacionar futebol e letramento por meio de diferentes linguagens e mídias?...
Praticar cartografia fazendo uma...
Início da conversa A arte da cartografia está presente em nossa cultura...
Inventar maneiras criativas de...
Todas as pessoas, em qualquer momento da vida, desde que são muito pequenas...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
RENATARENATA disse em 26/03/2019 12h15
Olá Josiane, Bom saber que está gostando da proposta. Se você aplicar com seus alunos, e puder contar depois será muito bom. Bj Renata
JOSIANEJOSIANE disse em 26/03/2019 00h39
Boa noite, estou amando.
RENATARENATA disse em 12/12/2016 13h18
Olá Márcia Cristina, Muito bom receber notícia que professoras realizam trabalho de letramento cartográfico com crianças pequenas. Parabéns! Renata
MARCIA  CRISTINAMARCIA CRISTINA disse em 11/12/2016 11h41
Fiz um trabalho cartográfico com crianças de 5 anos onde descobrimos partindo do concreto o que seria planta baixa e mapa para depois construirmos o mapa do tesouro. foi mágico
RENATARENATA disse em 28/04/2015 09h42
Katia Elizabeth. Tudo bem? Bom saber suas impressões. Se por um acaso tiver mais depoimentos sobre o desenvolvimento da sequência, deixaria contribuição para outros professores. Isso é um convite a desenvolver e relatar.
KATIA ELIZABETHKATIA ELIZABETH disse em 26/04/2015 12h28
Muito bom e fácil de aplicar.
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS