Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — PRODUZIR UM TELEJORNAL COM A CARA DA GALERA!...

Produzir um telejornal com a cara da galera!


Para avaliar:
É importante ressaltar que a avaliação das práticas apresentadas deve acontecer de forma contínua, ao longo de todas as etapas do processo, a fim de se construírem ambientes dialógicos, que valorizem a igualdade de oportunidades e opiniões de todos os envolvidos.
A dica é desenvolver indicadores para avaliações periódicas, como: formulários (impressos ou on-line, como os disponíveis no Google) para condução de pesquisas e enquetes; rodas de conversa com todos os integrantes das atividades; dinâmicas de avaliação que incentivem os participantes a discutir o que já foi feito e o que está previsto, conforme as ações planejadas.


Expectativas de aprendizagens:
O objetivo dessa proposta é propiciar a reflexão crítica sobre o poder das mídias na sociedade e sobre a necessidade de todos os indivíduos terem voz legitimada nos diversos espaços sociais.
Espera-se que a criação de um telejornal com crianças e adolescentes propicie o desenvolvimento da competência leitora, escritora e da expressão/comunicação oral entre as crianças e os jovens, colaborando no exercício de autoria destes, bem como favoreça a construção coletiva de um ambiente educativo democrático e cidadão.

Para ampliar a discussão:
•  Material produzido pelo Cenpec, sobre tecnologias da informação e comunicação (TIC) e educação. Acesse.
•  Coleção Ensinar e Aprender no Mundo Digital, fascículo 2: “Arte e cultura: o audiovisual”. Veja aqui.
• TV Cedro Rosa – telejornal produzido por crianças de uma escola de Educação Infantil da cidade de São Paulo. Conheça a experiência.
• Entrevista com Marcelo Santos, educador que criou e coordenou o projeto TV Cedro Rosa. Assista.
• Vídeo produzido pela TV Paulo Freire, que relata a elaboração de um telejornal sobre geografia em uma escola estadual da cidade de Janiópolis (PR). Conheça a experiência.
• Entrevista que relata a experiência de um estudante deficiente visual ao participar de um telejornal universitário. Assista.
• Reportagem apresentada pelo “TeleLibras”, telejornal apresentado com tradução em Libras, criado pela ONG Vez da Voz. Conheça.

Autora da oficina: Paola Prandini, educomunicadora e jornalista


1 2 3 4 
MAIS EXPERIMENTE
Trabalhar com cantigas brasileiras
As canções já fazem parte do cotidiano escolar, principalmente da...
Criar jogos de percurso com base em...
Jogar é uma atividade da qual as crianças sempre participam com prazer....
Praticar escrita e reescrita...
As produções escritas na escola muitas vezes se configuram como um desafio...
Organizar um baile de Carnaval
A origem do Carnaval remonta a celebrações pagãs...
Conta outra: mitos e lendas no...
Início da conversaVivemos uma mudança de paradigma na...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
OLINDAOLINDA disse em 03/06/2016 02h42
Criar um jornal com os educandos ,é criar um mundo melhor para que os mesmos não os tornem analfabeto funcional.
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS