Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — CRIAR PROGRAMAS DE RÁDIO COM A TURMA...

Criar programas de rádio com a turma


Avaliando
É importante que avaliação das práticas apresentadas seja contínua, ao longo de todas as etapas do processo, a fim de se construírem ambientes dialógicos, que valorizam a expressão e a opinião de todos os envolvidos.
A dica é sistematizar indicadores para avaliações periódicas, como:
• formulários (impressos ou on-line, como os disponíveis no Google Drive) para pesquisas e enquetes;
• rodas de conversa com os integrantes das atividades;
• dinâmicas de avaliação que incentivem os participantes a discutir as ações realizadas e previstas, conforme o planejamento compartilhado com a turma.

Expectativas de aprendizagens
Com essas sugestões, pretendemos, em primeiro lugar, promover a reflexão crítica sobre o poder das mídias na sociedade e sobre a necessidade de todos os indivíduos terem voz legitimada nos diversos espaços sociais.
Assim, a criação de programas de rádio usando o podcast é uma proposta midiática que, além de favorecer o letramento digital, contribui para a construção coletiva de um ambiente educativo democrático e cidadão.


Mais recursos
No vídeo a seguir, você pode assistir a um curso completo sobre o programa de edição e gravação de áudio Audacity. Veja aqui.
O site Goear é muito útil para divulgar a produção radiofônica. Assim que tiverem o programa salvo no formato mp3, vocês podem acessar o site, criar uma conta e subir o áudio. Feito isso, o próprio site criará um link embed (“embedar” é embutir um vídeo ou áudio em um ambiente na internet etc.). Vocês podem copiar e colar esse link em um blog ou site de preferência. Dessa forma, qualquer pessoa pode ouvir o áudio.


Ampliando a discussão... 
• Breve explicação sobre o que é podcast. Clique aqui.
• Detalhamento sobre podcastAssista.
• Como criar um áudio digital no PodOmatic. Veja.
• Podcasts em sala de aula. Leia.



Autora da oficina: Paola Prandini, educomunicadora e jornalista



Conheça também a publicação da Unesco que discute o futuro da aprendizagem móvel em Para Aprofundar.

1 2 3 
MAIS EXPERIMENTE
Inventar maneiras criativas de...
Todas as pessoas, em qualquer momento da vida, desde que são muito pequenas...
Montar uma brinquedoteca
Engajar os alunos em práticas sociais do interesse deles pode trazer...
Criar perfil de personagens...
Que tal aliar as leituras literárias da turma ao uso das redes sociais digitais? A...
Praticar escrita e reescrita...
As produções escritas na escola muitas vezes se configuram como um desafio...
Criar ou contar histórias com...
A fantasia, a invenção, a criatividade pensam, a imaginação...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
MARCIA MARQUESMARCIA MARQUES disse em 29/08/2017 08h24
Trabalho na Associação Cultural Pisada do Sertão, na cidade de Poço de José de Moura, na Paraíba. Sou educadora na oficina de Educomunicação e a experiência na área é realmente transformadora. A partir da oficina implantamos a Rádio Central Jovem que é totalmente dirigida pelos educandos, desde a programação até a direção. A experiência possibilita inúmeras mudanças na aprendizagem dos envolvidos. Sem dúvida é uma ferramenta envolvente e inovadora que inspira nossa atual geração.
OLINDAOLINDA disse em 10/09/2015 20h05
Na U.E localizada em Mauá temos a Rádio conexão Z,todas as quarta- feira executa-se o hino nacional,no período da manhã,tarde e noite,alunos do Gêmio Estudantil.
EMERSONEMERSON disse em 25/05/2015 09h53
Bom dia, trabalhei em uma escola em que os alunos criaram uma rádio para dar notícias da comunidade, informes da escola, tocar músicas, enfim, como já foi relatado por outros professores, é muito bom em todos os aspectos; principalmente o disciplinar.A minha meta é implantar uma rádio na escola que trabalho atualmente.
JUSIMARJUSIMAR disse em 05/11/2014 11h45
Eu gosto de trabalhar com meus alunos utilizando: jornais, revistas e outros meios de notícias (internet, TV,rádio). A comunicação com nossos alunos, contribui muito para a formação de alunos leitores e escritores.
SANDRA MARIASANDRA MARIA disse em 21/10/2014 02h09
o educomunicação este é um meio excenlente de haver a interação entre as crianças,jovens e adultos e interessados pois contribuirá para uma melhor educação de todos, principalmentes das crianças que estarão iniciando seus conhecimentos de mundo.
VERA LUCIA SANTOS TAVARESVERA LUCIA SANTOS TAVARES disse em 22/08/2014 19h17
Trabalhei numa escola que tinha um Programa de Rádio todos os dias no intervalo para o lanche. Isso contribuiu para reduzir a indisciplina dos alunos e melhorou a aprendizagem de muitos porque aumentou o interesse pelos estudos. No próximo recadastramento do Programa Mais Educação, vou optar por esta oficina para melhorar o processo de aprendizagem dos alunos da escola em que trabalho atualmente.
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS