Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — CRIAR PROGRAMAS DE RÁDIO COM A TURMA...

Criar programas de rádio com a turma


Materiais e recursos
• Programa gratuito para edição de áudio (como o Audacity − de fácil utilização e disponível gratuitamente na internet), que deve ser instalado no computador.
• Cadastro em sites para armazenar arquivos de áudio (podcast), como Goear e SoundCloud.
• Fones de ouvido com microfone (headphones) instalados nas máquinas ou, ainda, microfones de mesa, fones de ouvido e caixas de som para ligar aos computadores, no caso de PCs.

Algumas ideias
Nossa proposta é produzir coletivamente pequenos programas em áudio e disponibilizá-los em blogs ou sites. Se o objetivo for ampliar os horizontes, podem-se publicar as produções em sites para armazenamento de podcasts (como os citados na lista de materiais, acima): assim, qualquer pessoa no mundo poderá conferir on-line as produções.
Vale dizer que não há nenhuma limitação do que pode ser disponibilizado em podcast: desde um depoimento breve até um programa de rádio completo, como neste exemplo de lauda. No entanto, é sempre bom lembrar que, quanto mais objetiva, melhor a produção em áudio!

Aquecendo a turma! 
Em qualquer produção que faça uso de mídias na educação, é essencial iniciar com uma roda de conversa para identificar o repertório trazido pelos participantes e seus interesses em relação ao processo. 
A dica é começar com perguntas-chave, por exemplo: 
• Vocês costumam ouvir rádio? Quais? E que programas preferem? 
• E na internet, conhecem algumas rádios disponíveis na rede? 
• Como esses tipos de rádio podem ser adaptados à nossa realidade? 


Conhecendo a mídia…
Após a discussão, é interessante ressaltar que rádio é um tipo de mídia popular, informal e que geralmente usa linguagem coloquial. Além disso, no caso de um podcast, a audição não ocorre apenas durante a transmissão, ou seja, o espectador pode ouvir em outro momento, quantas vezes quiser.
No momento de gravar um áudio, é importante que o texto a ser falado seja claro, direto, simples e conciso.
Mãos à obra!
Para começar a produzir um programa de rádio coletivo usando o podcast com um grupo de crianças ou jovens, você pode seguir estas etapas:
• Escolham um tema para o programa, sempre tendo em mente qual será o público-alvo.
• Definam alguns quadros e vinhetas.
• Escolham as trilhas musicais para o programa.
• Organizem a sequência do programa conforme a lauda apresentada.
• Ensaiem antes de gravar.
• Façam a gravação usando um programa gratuito para edição de áudio (sugerimos o Audacity).
• Editem seu programa também usando o Audacity ou outro programa similar.
• Cadastrem-se em um site para armazenamento de podcast (como o Goear ou outro já sugerido na lista de materiais) e publiquem seu arquivo de áudio.
• Divulguem a produção em um blog ou site, ou ainda no próprio site em que armazenaram seu podcast.

1 2 3 
MAIS EXPERIMENTE
Criar fanzines e compartilhar...
Início de conversa: “Faça você mesmo, faça para entender,...
Realizar uma oficina de navegação...
Início de conversa:Como faço para chegar a determinado lugar? Como saber em...
Despertar o espírito investigativo...
É muito comum, na escola, solicitarmos pesquisas a nossos alunos. Contudo, muitas...
Trocar mensagens ontem e hoje
A troca de cartas pessoais caiu em desuso nos dias de hoje. Mas a prática de trocar...
Ler, interpretar e resolver...
Dentre as várias atividades propostas nas aulas de Matemática, uma, em...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
MARCIA MARQUESMARCIA MARQUES disse em 29/08/2017 08h24
Trabalho na Associação Cultural Pisada do Sertão, na cidade de Poço de José de Moura, na Paraíba. Sou educadora na oficina de Educomunicação e a experiência na área é realmente transformadora. A partir da oficina implantamos a Rádio Central Jovem que é totalmente dirigida pelos educandos, desde a programação até a direção. A experiência possibilita inúmeras mudanças na aprendizagem dos envolvidos. Sem dúvida é uma ferramenta envolvente e inovadora que inspira nossa atual geração.
OLINDAOLINDA disse em 10/09/2015 20h05
Na U.E localizada em Mauá temos a Rádio conexão Z,todas as quarta- feira executa-se o hino nacional,no período da manhã,tarde e noite,alunos do Gêmio Estudantil.
EMERSONEMERSON disse em 25/05/2015 09h53
Bom dia, trabalhei em uma escola em que os alunos criaram uma rádio para dar notícias da comunidade, informes da escola, tocar músicas, enfim, como já foi relatado por outros professores, é muito bom em todos os aspectos; principalmente o disciplinar.A minha meta é implantar uma rádio na escola que trabalho atualmente.
JUSIMARJUSIMAR disse em 05/11/2014 11h45
Eu gosto de trabalhar com meus alunos utilizando: jornais, revistas e outros meios de notícias (internet, TV,rádio). A comunicação com nossos alunos, contribui muito para a formação de alunos leitores e escritores.
SANDRA MARIASANDRA MARIA disse em 21/10/2014 02h09
o educomunicação este é um meio excenlente de haver a interação entre as crianças,jovens e adultos e interessados pois contribuirá para uma melhor educação de todos, principalmentes das crianças que estarão iniciando seus conhecimentos de mundo.
VERA LUCIA SANTOS TAVARESVERA LUCIA SANTOS TAVARES disse em 22/08/2014 19h17
Trabalhei numa escola que tinha um Programa de Rádio todos os dias no intervalo para o lanche. Isso contribuiu para reduzir a indisciplina dos alunos e melhorou a aprendizagem de muitos porque aumentou o interesse pelos estudos. No próximo recadastramento do Programa Mais Educação, vou optar por esta oficina para melhorar o processo de aprendizagem dos alunos da escola em que trabalho atualmente.
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS