Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — CRIAR PROGRAMAS DE RÁDIO COM A TURMA...

Criar programas de rádio com a turma

A escola divide seu espaço com outras formas de aprendizagem e disputa a atenção de crianças e jovens com diferentes práticas sociais e tecnologias, sobretudo as interativas, como a internet e os programas de televisão que convidam os telespectadores a enviar comentários e sugestões de reportagens, por exemplo, além dos videogames, iPods, celulares, entre outros aparelhos eletrônicos. Imagina-se que, em algumas atividades entediantes, se pudesse, o estudante apertaria um botão e desligaria o professor, ou ao menos trocaria de canal. Nesse cenário, uma pergunta vem à mente: Como os ambientes educativos podem dialogar com essa dimensão social?


Comunicação e educação são indissociáveis. Juntas, elas podem proporcionar uma nova realidade para a escola, facilitando o aprendizado e colocando em pauta assuntos e conhecimentos que antes não transitavam por esses espaços (e ainda hoje se apresentam de modo tímido). Além disso, a aliança entre educação e comunicação – que muitos estudiosos hoje chamam pelo termo educomunicação − potencializa a transformação de alunos em cidadãos conscientes e críticos.


Esse é um dos objetivos deste Experimente, que propõe o trabalho com rádio por meio de podcasts (arquivos de áudio digital). Com essa prática, busca-se colaborar para um ambiente educativo que ofereça oportunidades iguais aos estudantes, favoreça a comunicação e o respeito pelo outro – e por sua opinião − como pilar para a vida em uma sociedade democrática. Sem contar a importância de ter poder de voz, dentro e fora dos espaços educativos frequentados! O trabalho com rádio é também uma excelente oportunidade de envolver crianças e jovens em práticas letradas abrangendo oralidade e escrita, o que pode colaborar para a ampliação das formas de expressão e para o letramento digital dos envolvidos. 


Público-alvo: crianças, adolescentes e jovens, a partir de 10 anos.

Objetivos:
• Apresentar o rádio e o podcast, principalmente, como um recurso democrático, de educação e de exercício da cidadania.
• Possibilitar o desenvolvimento da expressão comunicativa e do protagonismo infantojuvenil por meio de práticas letradas.
• Contribuir para o desenvolvimento da competência leitora, escritora e oral dos participantes. 
• Abordar questões técnicas básicas relativas a locução, captação e edição de áudio. 
• Reconhecer particularidades da linguagem radiofônica.

1 2 3 
MAIS EXPERIMENTE
Criar fanzines e compartilhar...
Início de conversa: “Faça você mesmo, faça para entender,...
Criar nanocontos com a turma
Muitas vezes, ao trabalhar gêneros literários em sala de aula, temos...
Criar jogos de percurso com base em...
Jogar é uma atividade da qual as crianças sempre participam com prazer....
Realizar um sarau com a turma
Você já reparou que muitas crianças, adolescentes, jovens e adultos...
Organizar um baile de Carnaval
A origem do Carnaval remonta a celebrações pagãs...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
MARCIA MARQUESMARCIA MARQUES disse em 29/08/2017 08h24
Trabalho na Associação Cultural Pisada do Sertão, na cidade de Poço de José de Moura, na Paraíba. Sou educadora na oficina de Educomunicação e a experiência na área é realmente transformadora. A partir da oficina implantamos a Rádio Central Jovem que é totalmente dirigida pelos educandos, desde a programação até a direção. A experiência possibilita inúmeras mudanças na aprendizagem dos envolvidos. Sem dúvida é uma ferramenta envolvente e inovadora que inspira nossa atual geração.
OLINDAOLINDA disse em 10/09/2015 20h05
Na U.E localizada em Mauá temos a Rádio conexão Z,todas as quarta- feira executa-se o hino nacional,no período da manhã,tarde e noite,alunos do Gêmio Estudantil.
EMERSONEMERSON disse em 25/05/2015 09h53
Bom dia, trabalhei em uma escola em que os alunos criaram uma rádio para dar notícias da comunidade, informes da escola, tocar músicas, enfim, como já foi relatado por outros professores, é muito bom em todos os aspectos; principalmente o disciplinar.A minha meta é implantar uma rádio na escola que trabalho atualmente.
JUSIMARJUSIMAR disse em 05/11/2014 11h45
Eu gosto de trabalhar com meus alunos utilizando: jornais, revistas e outros meios de notícias (internet, TV,rádio). A comunicação com nossos alunos, contribui muito para a formação de alunos leitores e escritores.
SANDRA MARIASANDRA MARIA disse em 21/10/2014 02h09
o educomunicação este é um meio excenlente de haver a interação entre as crianças,jovens e adultos e interessados pois contribuirá para uma melhor educação de todos, principalmentes das crianças que estarão iniciando seus conhecimentos de mundo.
VERA LUCIA SANTOS TAVARESVERA LUCIA SANTOS TAVARES disse em 22/08/2014 19h17
Trabalhei numa escola que tinha um Programa de Rádio todos os dias no intervalo para o lanche. Isso contribuiu para reduzir a indisciplina dos alunos e melhorou a aprendizagem de muitos porque aumentou o interesse pelos estudos. No próximo recadastramento do Programa Mais Educação, vou optar por esta oficina para melhorar o processo de aprendizagem dos alunos da escola em que trabalho atualmente.
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS