A escola divide seu espaço com outras formas de aprendizagem e disputa a atenção de crianças e jovens com diferentes práticas sociais e tecnologias, sobretudo as interativas, como a internet e os programas de televisão que convidam os telespectadores a enviar comentários e sugestões de reportagens, por exemplo, além dos videogames, iPods, celulares, entre outros aparelhos eletrônicos. Imagina-se que, em algumas atividades entediantes, se pudesse, o estudante apertaria um botão e desligaria o professor, ou ao menos trocaria de canal. Nesse cenário, uma pergunta vem à mente: Como os ambientes educativos podem dialogar com essa dimensão social?
Comunicação e educação são indissociáveis. Juntas, elas podem proporcionar uma nova realidade para a escola, facilitando o aprendizado e colocando em pauta assuntos e conhecimentos que antes não transitavam por esses espaços (e ainda hoje se apresentam de modo tímido). Além disso, a aliança entre educação e comunicação – que muitos estudiosos hoje chamam pelo termo educomunicação − potencializa a transformação de alunos em cidadãos conscientes e críticos.
Esse é um dos objetivos deste Experimente, que propõe o trabalho com rádio por meio de podcasts (arquivos de áudio digital). Com essa prática, busca-se colaborar para um ambiente educativo que ofereça oportunidades iguais aos estudantes, favoreça a comunicação e o respeito pelo outro – e por sua opinião − como pilar para a vida em uma sociedade democrática. Sem contar a importância de ter poder de voz, dentro e fora dos espaços educativos frequentados! O trabalho com rádio é também uma excelente oportunidade de envolver crianças e jovens em práticas letradas abrangendo oralidade e escrita, o que pode colaborar para a ampliação das formas de expressão e para o letramento digital dos envolvidos.
Público-alvo: crianças, adolescentes e jovens, a partir de 10 anos.
Objetivos:
• Apresentar o rádio e o podcast, principalmente, como um recurso democrático, de educação e de exercício da cidadania.
• Possibilitar o desenvolvimento da expressão comunicativa e do protagonismo infantojuvenil por meio de práticas letradas.
• Contribuir para o desenvolvimento da competência leitora, escritora e oral dos participantes.
• Abordar questões técnicas básicas relativas a locução, captação e edição de áudio.
• Reconhecer particularidades da linguagem radiofônica.