Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — TRABALHAR COM A LINGUAGEM TEATRAL...

Trabalhar com a linguagem teatral


Sobre o texto dramático 
É o texto que se destina a ser lido e representado. Pode ser escrito em prosa ou em verso, e as falas das personagens são apresentadas no discurso direto. A ação se desenrola por meio das personagens e situa-se num tempo e num espaço determinados. Na peça Sonho de uma noite de verão, cenários como bosques e castelos definem o espaço físico onde a trama acontece. O texto também apresenta indicações de objetos que compõem as cenas, o estado de espírito e a movimentação das personagens no palco, as atitudes que tomarão, os gestos que farão, a entoação de voz com que proferirão o texto, informações que ajudam a construir as personagens.


Outro elemento de grande importância no texto é justamente a palavra: sonoridade, significado, entonações, intenções, musicalidade, tudo isso ajuda a recriar a história e improvisar nos diálogos, monólogos e nas cenas com várias personagens. Um bom começo é montar um vocabulário próprio da peça para entender o significado das palavras. O grupo de atores tem também a liberdade de dividir a peça em pequenas cenas ou atos. Pode ainda transferir a história para os dias atuais, relacionando-a ao cotidiano dos jovens que participam do processo. O teatro possibilita adaptações e interpretações que nos ajudam a recriar, reinventar nosso tempo. 
 


1 2 3 4 
MAIS EXPERIMENTE
Ler e ouvir poesia com as crianças
A poesia é um ingrediente constante em nossa vida: nas falas curiosas e...
Produzir uma playlist comentada com...
Início de conversa “Dedico esta música para Guilhermina Viana, do...
Praticar escrita e reescrita...
As produções escritas na escola muitas vezes se configuram como um desafio...
Palavra-brinquedo: fazer poesia e...
“Palavra poética tem que chegar ao grau de brinquedo para ser...
Organizar um baile de Carnaval
A origem do Carnaval remonta a celebrações pagãs...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
LICIA MARIALICIA MARIA disse em 03/07/2015 17h21
A arte das palavras junto com os movimentos corporais é o que Shakespeare torna encantador aos apreciadores da leitura, da literatura e seus afins.
LICIA MARIALICIA MARIA disse em 03/07/2015 17h14
As sugestões de atividades são bem criativas! Fazem com que o professor e o aluno tenham um novo olhar para os clássicos e também trabalhar poetizando sobre as produções das crianças.
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS