Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — REALIZAR UM SARAU COM A TURMA...

Realizar um sarau com a turma


Ensaios 
A ideia de se apresentar publicamente pode intimidar alguns alunos. Para garantir que eles se saiam bem nessa empreitada, é preciso ensaiar com a classe e conversar sobre suas atuações para que se aperfeiçoem pouco a pouco e se sintam mais à vontade com a exibição no dia do sarau. 
Combine com a turma dias da semana nos quais dois ou três alunos recitam um poema para os demais. Caso tenham selecionado o mesmo poema, não há problema, pois o que importa nesse momento é que assumam lugar semelhante ao que ocuparão no dia do sarau. Após os ensaios, estimule o grupo a tecer comentários, enfatizando o que cada colega revelou de bom em sua apresentação e dando dicas do que pode ser melhorado. 
Por fim, oriente a turma a organizar o repertório que vão apresentar. Os estudantes podem optar por ler ou declamar alguns poemas individualmente, outros em duplas, pequenos grupos ou até apresentar um poema coletivamente. 
Além de decidir se vão ler ou declamar, os jovens podem usar outros recursos na apresentação, como: instrumentos para marcar o ritmo; imagens estáticas ou em movimento que possam enriquecer a apresentação do poema; movimentos sincronizados para enfatizar uma imagem do texto; ou qualquer outra ideia que lhes tenha surgido, seja inspirados pelo poema, seja com base nas pesquisas realizadas ou em outros saraus a que tenham assistido. Oriente-os a ensaiar bem para que esses recursos não comprometam a leitura ou declamação. 
Se houver alunos que tocam instrumentos musicais ou cantam, estimule-os a apresentar seus talentos e acompanhar as leituras e declamações dos colegas. Trazer outras modalidades artísticas – como esquetes teatrais, desenhos, pinturas, esculturas – elaboradas pelos estudantes também enriquecerá o sarau. 


Preparação
Envolva toda a turma na organização do evento, definindo: o local, o dia e o horário em que acontecerá; a produção dos convites, as formas de divulgação e quem serão os convidados; os recursos que serão usados nas apresentações etc. Se forem utilizar aparelhos para amplificar o som, é necessário treinar o uso do microfone. É preciso saber: como posicioná-lo diante da boca; a distância que se deve tomar para que a voz não fique estridente, ou para que não se produzam sons desagradáveis no meio da fala; como se posicionar caso o microfone esteja num pedestal; cuidados para não se enroscar no fio, entre outros.
O grupo deverá divulgar o evento e enviar os convites com pelo menos uma semana de antecedência. No dia do sarau, o espaço deve estar preparado, conforme o que tenham combinado, de modo que seja aconchegante e agradável para os convidados e os "artistas". É interessante decorar o local com poemas ilustrados pelos alunos ou outras obras artísticas. Um cuidado importante: o palco deve ter um fundo mais neutro para não desviar a atenção do público daquele que está se apresentando.


Avaliação
Combine com a turma um dia para avaliar o evento: oriente que cada um enfoque a própria atuação, pois assim aparecerão mais os pontos positivos, que favorecem o fortalecimento da autoestima e a confiança entre o grupo e o professor. Você pode apresentar, com cuidado, alguns pontos frágeis do evento como um todo (não em apresentações individuais). Procure destacar os conhecimentos construídos ao longo de todo o preparo do sarau e o que pode ser aprimorado nos próximos eventos.



Há inúmeros materiais interessantes sobre poesia espalhados na rede. Fizemos uma seleção que pode ajudar a ampliar o repertório da turma e colaborar nos ensaios:
• O poeta Carlos Drummond de Andrade declama seu poema “Mundo grande”.
• A intérprete Maria Bethânia declama “Passagem das horas”, de Álvaro de Campos (heterônimo de Fernando Pessoa).
• O poeta Manoel de Barros declama alguns de seus poemas.
• Poemas de Sérgio Vaz.
• Poemas de Múcio Góes.
• Site da poetisa Roseana Murray.
• Vídeo “Como organizar um sarau”, da revista Nova Escola. 





 


Autora da oficina: Madalena Monteiro, contadora de histórias e formadora do Projeto Entre na Roda. 



.

1 2 3 
MAIS EXPERIMENTE
Recriar histórias com as crianças
A sequência de atividades proposta passa pela leitura e se envereda pelos caminhos...
Trabalhar com cantigas brasileiras
As canções já fazem parte do cotidiano escolar, principalmente da...
Brincar de trava-língua
“... encarnando-se nos corpos das crianças, as palavras tanto falam de...
Trabalhar com temas da comunidade
Na escola, muitas vezes as atividades de ler e escrever apresentam objetivos circulares:...
Criar programas de rádio com a...
A escola divide seu espaço com outras formas de aprendizagem e disputa a...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
KERLEY MARIA BRITO BEZERRA DANKERLEY MARIA BRITO BEZERRA DAN disse em 26/03/2019 22h21
Gostei muito da sugestão.
OLINDAOLINDA disse em 28/09/2015 15h42
Dia 30/09/2015 acontecerá um Sarau para receber o escritor Italiano Giovanni Monopoli em nossa unidade escolar direto da Itália para o Brasil, como interprete a Ambientalista advogada escritora Ana Stoppa. Os alunos irá homenagear os does.
MARTAMARTA disse em 18/09/2015 17h19
Meus alunos adoram e vivem fazendo rima e até me desafiam em "Repentes". tenho tanta coisa para trabalhar... mas vou acrescentar mais esta sequencia de atividades, como projeto esse ano não darei conta. obrigado pela ideia.
FÁTIMA LUCYFÁTIMA LUCY disse em 30/04/2015 15h46
Projeto muito interessante... E por coincidência, as escolas desta Diretoria de Ensino estão organizando Sarau.. e com muita empolgação tanto dos professores quanto dos alunos.. Excelente dicas foram compartilhadas aqui.... Até mais!!!
JOELMAJOELMA disse em 05/08/2014 11h53
Fiquei encantada com todo esse material.
MARIA REGINAMARIA REGINA disse em 30/07/2014 16h45
Achei o Projeto maravilhoso, ainda não realizei mas, estou me organizando para realizar e tenho certeza que sera muito lindo e uma maneira de construir conhecimento junto a escola , a comunidade e a turma. Att
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS