Sugestão de encaminhamento:
Apresentação da proposta
Um bom jeito de começar é ler ou declamar um ou mais poemas para a turma e, em seguida, conversar sobre esses poemas e sobre outros que eles conheçam. Ao final, proponha a realização de um sarau, que poderá ser destinado ao público escolar ou aberto às pessoas da comunidade. Para isso, você pode pedir aos alunos que pesquisem o que é um sarau, como se organiza, além de pesquisarem poemas e trazer os que mais lhes agradarem para compartilhar com o grupo.
Ampliação de repertório
Nas aulas seguintes, é interessante trazer poemas de estilos e autores variados para apresentar aos alunos. Você pode ler/declamar ou trazer áudios e/ou vídeos de pessoas experientes declamando. Caso conheçam poetas locais ou pessoas da comunidade afeitas a esse tipo de atividade, será muito enriquecedor convidá-los para se apresentar à turma.
É interessante fazer parceria com o responsável pela biblioteca ou sala de leitura da escola, ou ainda com a biblioteca municipal ou o centro cultural mais próximo, apresentando a proposta que está desenvolvendo. Você pode combinar algumas visitas periódicas a esses ou outros locais de difusão da cultura letrada para ampliar as possibilidades de contato com diferentes estilos de poesia e outros gêneros literários.
Estimule os alunos a ler e/ou declamar os poemas selecionados por eles. Nessas aulas é importante garantir um tempo para comentários: por que escolheram determinado poema, o que sabem sobre o autor, o que acham do estilo do poema, a comparação com outros poemas ou estilos conhecidos pela turma até agora. Outra estratégia para instigar a participação dos alunos é, após a leitura, relembrar alguns trechos escolhidos pelo professor ou que chamaram a atenção dos alunos, ressaltando alguns aspectos: a beleza de uma expressão; a brincadeira com os sons; as possibilidades de significado de determinados trechos ou do poema todo; o entendimento de uma metáfora usada etc.
Procure favorecer a reflexão sobre esse gênero textual: como são criados os efeitos sonoros em determinados poemas; a regularidade da métrica de muitos deles; a musicalidade gerada por meio da repetição de sons; os diferentes sentidos e climas criados pela repetição de palavras ou versos, ou por recursos como metáforas e comparações; o poema como expressão de sentimentos diversos e por vezes contraditórios, desde amor, amizade, até revolta, contrariedade, ódio.
Seleção de repertório
Essas audições seguidas das conversas contribuirão para que, pouco a pouco, os alunos descubram seus estilos, temas e autores preferidos. Ao mesmo tempo que ampliam seu repertório poético, eles já podem ir escolhendo os poemas que querem apresentar no sarau. Deixe-os à vontade para escolher se preferem ler em voz alta ou memorizar um poema e declamá-lo de forma mais dramática, coletiva ou individualmente.
É interessante oferecer algumas estratégias de memorização. Por exemplo: declamar ou ler para os alunos o poema inteiro durante alguns dias consecutivos; declamar e pedir que repitam verso por verso; declamar junto com os alunos à medida que vão memorizando o texto; ouvir declamações de poetas ao vivo ou em áudio; um aluno ler poemas em voz alta, fazendo pausas para que os demais repitam cada trecho. Clique aqui para ler mais dicas.