Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — REALIZAR UM SARAU COM A TURMA...

Realizar um sarau com a turma


Sugestão de encaminhamento:


Apresentação da proposta
Um bom jeito de começar é ler ou declamar um ou mais poemas para a turma e, em seguida, conversar sobre esses poemas e sobre outros que eles conheçam. Ao final, proponha a realização de um sarau, que poderá ser destinado ao público escolar ou aberto às pessoas da comunidade. Para isso, você pode pedir aos alunos que  pesquisem o que é um sarau, como se organiza, além de pesquisarem poemas e trazer os que mais lhes agradarem para compartilhar com o grupo.


Ampliação de repertório
Nas aulas seguintes, é interessante trazer poemas de estilos e autores variados para apresentar aos alunos. Você pode ler/declamar ou trazer áudios e/ou vídeos de pessoas experientes declamando. Caso conheçam poetas locais ou pessoas da comunidade afeitas a esse tipo de atividade, será muito enriquecedor convidá-los para se apresentar à turma.
É interessante fazer parceria com o responsável pela biblioteca ou sala de leitura da escola, ou ainda com a biblioteca municipal ou o centro cultural mais próximo, apresentando a proposta que está desenvolvendo. Você pode combinar algumas visitas periódicas a esses ou outros locais de difusão da cultura letrada para ampliar as possibilidades de contato com diferentes estilos de poesia e outros gêneros literários. 
Estimule os alunos a ler e/ou declamar os poemas selecionados por eles. Nessas aulas é importante garantir um tempo para comentários: por que escolheram determinado poema, o que sabem sobre o autor, o que acham do estilo do poema, a comparação com outros poemas ou estilos conhecidos pela turma até agora. Outra estratégia para instigar a participação dos alunos é, após a leitura, relembrar alguns trechos escolhidos pelo professor ou que chamaram a atenção dos alunos, ressaltando alguns aspectos: a beleza de uma expressão; a brincadeira com os sons; as possibilidades de significado de determinados trechos ou do poema todo; o entendimento de uma metáfora usada etc. 
Procure favorecer a reflexão sobre esse gênero textual: como são criados os efeitos sonoros em determinados poemas; a regularidade da métrica de muitos deles; a musicalidade gerada por meio da repetição de sons; os diferentes sentidos e climas criados pela repetição de palavras ou versos, ou por recursos como metáforas e comparações; o poema como expressão de sentimentos diversos e por vezes contraditórios, desde amor, amizade, até revolta, contrariedade, ódio. 


Seleção de repertório
Essas audições seguidas das conversas contribuirão para que, pouco a pouco, os alunos descubram seus estilos, temas e autores preferidos. Ao mesmo tempo que ampliam seu repertório poético, eles já podem ir escolhendo os poemas que querem apresentar no sarau. Deixe-os à vontade para escolher se preferem ler em voz alta ou memorizar um poema e declamá-lo de forma mais dramática, coletiva ou individualmente.
É interessante oferecer algumas estratégias de memorização. Por exemplo: declamar ou ler para os alunos o poema inteiro durante alguns dias consecutivos; declamar e pedir que repitam verso por verso; declamar junto com os alunos à medida que vão memorizando o texto; ouvir declamações de poetas ao vivo ou em áudio; um aluno ler poemas em voz alta, fazendo pausas para que os demais repitam cada trecho. Clique aqui para ler mais dicas. 


1 2 3 
MAIS EXPERIMENTE
Refrescar a cuca na Matemática
Início de conversaTrabalhar com jogos na sala de aula tem se revelado um importante...
Montar uma brinquedoteca
Engajar os alunos em práticas sociais do interesse deles pode trazer...
Ler e contar clássicos para...
Já faz tempo que os contos clássicos – também denominados...
Visitar um museu de arte com a...
Educar em artes visuais é, de início, possibilitar ao educando muitas...
Criar fanzines e compartilhar...
Início de conversa: “Faça você mesmo, faça para entender,...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
KERLEY MARIA BRITO BEZERRA DANKERLEY MARIA BRITO BEZERRA DAN disse em 26/03/2019 22h21
Gostei muito da sugestão.
OLINDAOLINDA disse em 28/09/2015 15h42
Dia 30/09/2015 acontecerá um Sarau para receber o escritor Italiano Giovanni Monopoli em nossa unidade escolar direto da Itália para o Brasil, como interprete a Ambientalista advogada escritora Ana Stoppa. Os alunos irá homenagear os does.
MARTAMARTA disse em 18/09/2015 17h19
Meus alunos adoram e vivem fazendo rima e até me desafiam em "Repentes". tenho tanta coisa para trabalhar... mas vou acrescentar mais esta sequencia de atividades, como projeto esse ano não darei conta. obrigado pela ideia.
FÁTIMA LUCYFÁTIMA LUCY disse em 30/04/2015 15h46
Projeto muito interessante... E por coincidência, as escolas desta Diretoria de Ensino estão organizando Sarau.. e com muita empolgação tanto dos professores quanto dos alunos.. Excelente dicas foram compartilhadas aqui.... Até mais!!!
JOELMAJOELMA disse em 05/08/2014 11h53
Fiquei encantada com todo esse material.
MARIA REGINAMARIA REGINA disse em 30/07/2014 16h45
Achei o Projeto maravilhoso, ainda não realizei mas, estou me organizando para realizar e tenho certeza que sera muito lindo e uma maneira de construir conhecimento junto a escola , a comunidade e a turma. Att
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS