Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — REALIZAR UM SARAU COM A TURMA...

Realizar um sarau com a turma

Você já reparou que muitas crianças, adolescentes, jovens e adultos gostam de recitar poemas, tirar versos e fazer brincadeiras de rimas? Esse gosto tem sido pouco explorado em virtude de outras ofertas de entretenimento e atividades variadas que ocupam grande parte do tempo de nossas crianças e jovens, bem como por causa das exigências do currículo escolar. No entanto, recentemente, os saraus literários voltaram a florescer em diversos espaços por todo o país. Com essa inspiração e aproveitando o gosto pela brincadeira com palavras e rimas, que tal organizar um sarau com sua turma?
Este Experimente propõe uma sequência de atividades em que os alunos selecionam poemas e se preparam para apresentá-los em um evento público, organizado por eles. Ao oferecer aos jovens a oportunidade de se debruçar sobre o texto poético, estamos também lhes dando a chance de se aproximar de um gênero ligado à sensibilidade do escritor e do leitor, que comunica não só pelas palavras, mas pela sonoridade e pelas imagens construídas, estimulando a leitura como ação que desperta o imaginário e a criação.


Existem poemas milenares que atravessaram as fronteiras de tempo e espaço, passando de boca em boca, até chegar aos nossos dias. Um exemplo bem conhecido é o "Cântico dos cânticos", atribuído a Salomão. Essa obra, considerada o mais famoso poema de amor da humanidade, está no Antigo Testamento e inspira poetas, músicos e outros artistas até hoje. Atualmente, temos um vasto acervo poético, dos mais variados estilos, tanto para adultos como para crianças, que agrada diferentes gostos literários.


Para além das atividades de analisar a forma do poema e levantar as características desse texto (estrofes, versos regulares, uso de metáforas e, com certa frequência, uso de rimas), a proposta é experimentar o sabor de se deixar levar pelo texto poético, comentar, deliciar-se e escolher os que mais agradam a cada um. Essa é também uma possibilidade de se descobrir como leitor, entrando em contato com poemas de diferentes épocas e estilos, de forma livre e prazerosa.


Público-alvo: alunos de Ensino Fundamental e Ensino Médio.


Objetivos:
• Desenvolver a sensibilidade e o gosto pela leitura de poemas.
• Conhecer um repertório de poemas por meio da leitura feita pelo professor e por si mesmo.
• Identificar nos textos lidos os jogos de palavras, as rimas, as repetições que marcam os ritmos, as intenções do autor, a beleza da linguagem.
• Conhecer alguns poetas, de estilos variados, e saber um pouco sobre sua vida, trajetória e principais obras.
• Reconhecer o sarau como um tipo de evento cultural.
• Participar ativamente da organização e realização de um sarau.
• Declamar poemas com ritmo e entonação adequados ao texto, ao público e à situação de comunicação.


Material:
• livros e sites de poesias;
• vídeos e áudios de pessoas experientes declamando poemas.

1 2 3 
MAIS EXPERIMENTE
Refrescar a cuca na Matemática
Início de conversaTrabalhar com jogos na sala de aula tem se revelado um importante...
Ampliar o letramento pelo esporte
Como relacionar futebol e letramento por meio de diferentes linguagens e mídias?...
Investigar as estratégias dos...
O anúncio publicitário é um gênero textual que tem por objetivo...
Trabalhar com a linguagem teatral
O amor é como a criança: deseja tudo o que vê. William Shakespeare A...
Realizar uma roda de cordel
O cordel é um gênero cujos textos contêm grande diversidade de temas....
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
OLINDAOLINDA disse em 28/09/2015 15h42
Dia 30/09/2015 acontecerá um Sarau para receber o escritor Italiano Giovanni Monopoli em nossa unidade escolar direto da Itália para o Brasil, como interprete a Ambientalista advogada escritora Ana Stoppa. Os alunos irá homenagear os does.
MARTAMARTA disse em 18/09/2015 17h19
Meus alunos adoram e vivem fazendo rima e até me desafiam em "Repentes". tenho tanta coisa para trabalhar... mas vou acrescentar mais esta sequencia de atividades, como projeto esse ano não darei conta. obrigado pela ideia.
FÁTIMA LUCYFÁTIMA LUCY disse em 30/04/2015 15h46
Projeto muito interessante... E por coincidência, as escolas desta Diretoria de Ensino estão organizando Sarau.. e com muita empolgação tanto dos professores quanto dos alunos.. Excelente dicas foram compartilhadas aqui.... Até mais!!!
JOELMAJOELMA disse em 05/08/2014 11h53
Fiquei encantada com todo esse material.
MARIA REGINAMARIA REGINA disse em 30/07/2014 16h45
Achei o Projeto maravilhoso, ainda não realizei mas, estou me organizando para realizar e tenho certeza que sera muito lindo e uma maneira de construir conhecimento junto a escola , a comunidade e a turma. Att
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS