Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — CONHECER PESSOAS POR E-MAIL...

Conhecer pessoas por e-mail

Trocas de e-mail ao longo do bimestre, semestre ou ano
A duração do projeto depende do planejamento anual. Durante o período escolhido, você pode organizar rodas de conversa para levantar temas que alimentem as conversas virtuais. Por exemplo, as brincadeiras mais realizadas na escola, como é a merenda, o que há no parquinho, quais espaços temos na escola e como eles são (biblioteca, sala de informática, laboratório, sala de vídeo, horta, quadra de esportes...), como é organizada a sala de aula, o que mais gosto de estudar, os livros lidos na escola, o que faço nos horários livres etc. Os alunos podem tirar fotos dos espaços, das atividades realizadas nas aulas e anexar no e-mail para apresentar os aspectos de sua escola. Também podem fazer desenhos e digitalizá-los para poder compartilhar. Retomar o que aprendeu e contar ao colega pode ser uma maneira interessante de perceber o que já sabe ou ainda tem dúvidas, de memorizar novos conhecimentos e de aguçar a curiosidade para conhecer mais sobre os assuntos relembrados.
Oriente a turma em sua produção de e-mails. Os nomes dos arquivos anexados, por exemplo, devem ser escolhidos com cuidado para deixar claro o que ele representa. As fotos, normalmente identificadas com números, podem ser renomeadas de acordo com o que representam: parquinho, merenda, festa junina etc.
Peça aos alunos que tragam as respostas de seus colegas ou que relatem os e-mails que receberam. Eles podem produzir um cartaz listando as maiores diferenças que identificaram nas outras escolas e as propostas de melhoria em sua própria escola. Esse registro será a base de planejamento para a mostra.


Mostra: escola aqui e acolá
Converse com os alunos sobre o que é uma mostra. Você pode apresentar imagens disponíveis na internet para que eles tenham ideia do que é e para que organizem sua própria mostra. Alguns exemplos:
• Mostra Cultural organizada pela Superintendência Regional de Ensino (SRE) Metropolitana B, em Belo Horizonte (MG), com a participação de várias escolas.
• Mostra Cultural 2013 da Escola Estadual José Ayumar Gonçalves de Miranda, localizada na zona rural de Mogi das Cruzes (SP).
• Feira de Ciências e Mostra Cultural da Escola Estadual Flora de Queiroz Teles, em Coreaú (CE).

Escolham coletivamente o nome da mostra, a data e o local. Oriente a turma na produção dos convites para o evento e dos cartazes de divulgação. Essa é mais uma oportunidade de sistematizar conhecimentos sobre a escrita alfabética, a ortografia e a pontuação, além dos próprios gêneros textuais.
Retomem o cartaz com as listas produzidas pelos alunos registrando as diferenças percebidas nas outras escolas. Selecionem trechos de e-mails, fotos, desenhos e documentos anexados que revelem diferentes realidades. Nos cartazes, é interessante misturar linguagens verbais e não verbais (fotos, desenhos, gráficos...).
Outro momento importante é o debate sobre as possíveis melhorias na sua escola, com base no que conheceu em outras instituições. Produzam cartazes com os trechos selecionados, fotos, imagens e novos textos dos alunos sobre “a escola que queremos” ou ainda “ideias para nossa escola”.

Essa é uma das várias abordagens que você pode dar a um projeto de correspondências. De acordo com o interesse da turma, o foco das mensagens pode variar. Por exemplo, conhecer as belezas naturais de cada localidade, as características culturais da região, as gírias usadas etc.



Autora da oficina: Paula Baracat De Grande, doutora em linguística aplicada

1 2 3 
MAIS EXPERIMENTE
Fazer canção com a turma
A canção, ou seja, a música com letra, é uma das maiores...
Organizar um baile de Carnaval
A origem do Carnaval remonta a celebrações pagãs...
Desafiar a turma com jogos de...
O jogo é uma atividade que desafia e mobiliza diferente saberes, pensamentos e...
Praticar cartografia fazendo uma...
Início da conversa A arte da cartografia está presente em nossa cultura...
Refrescar a cuca na Matemática
Início de conversaTrabalhar com jogos na sala de aula tem se revelado um importante...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
ROZANAROZANA disse em 18/06/2014 09h27
Excelente oportunidade de se trabalhar sobre meio de comunicação através da tecnologia colocando em destaque as funções que esse tipo de correspondência pode ter nas práticas sociais das pessoas que fazem tal uso, tirando dela os melhores proveitos e de maneira positiva, ou seja para o bem, pois hoje em dia há uma inversão de valores onde algumas pessoas fazem uso da mesma de forma negativa para saciar caprichos que trazem danos gravíssimos e muitas vezes irreversíveis às pessoas ou até mesmo à humanidade.
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS