Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — AMPLIAR O LETRAMENTO PELO ESPORTE...

Ampliar o letramento pelo esporte

Como relacionar futebol e letramento por meio de diferentes linguagens e mídias? Nossa proposta é desenvolver um projeto de comunicação que explore gostos, práticas e conhecimentos prévios da turma a respeito de esportes, envolvendo-a na leitura, na escrita e na oralidade. O objetivo é promover a discussão democrática, ampliar o repertório cultural e linguístico dos alunos, possibilitando a construção da autonomia e da criticidade.

A inspiração vem de São Miguel Paulista, distrito da zona leste do município de São Paulo, com o Projeto Sintonia Cidadã. A iniciativa nasceu em 2011, como um embrião de ações de letramento desenvolvidas no Núcleo de Comunicação Comunitária São Miguel no Ar (NCC). Os encontros ocorriam três vezes por semana, com a participação de 15 jovens, a fim de promover o letramento por meio da educomunicação, estimular práticas esportivas da localidade e preparar os estudantes para trabalhos em eventos esportivos como a Copa do Mundo e a Olimpíada.


Assista ao vídeo produzido pela Plataforma do Letramento, em que um educador e dois estudantes relatam como foi participar dessa iniciativa.
O sucesso do Sintonia Cidadã entusiasmou os participantes, que em 2012 criaram como desdobramento o Intermídia Cidadã. Além de trabalhar as linguagens de comunicação, o Intermídias discute temas como: novas formas comunicativas do habitar; participação comunitária e conexão escola; território e TV Digital, buscando promover a consciência crítica, a cidadania e a percepção de novos caminhos de vida pessoal e coletiva. Conheça.



Com base nesse relato de experiências, este Experimente se propõe a relacionar esporte e práticas de letramento.

1 2 3 
MAIS EXPERIMENTE
Realizar uma roda de cordel
O cordel é um gênero cujos textos contêm grande diversidade de temas....
Trabalhar com a linguagem teatral
O amor é como a criança: deseja tudo o que vê. William Shakespeare A...
Realizar um sarau com a turma
Você já reparou que muitas crianças, adolescentes, jovens e adultos...
Mergulhar no universo dos...
Os quadrinhos destinados ao público infantojuvenil podem proporcionar não...
Brincar de trava-língua
“... encarnando-se nos corpos das crianças, as palavras tanto falam de...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
MARIA CECILIAMARIA CECILIA disse em 15/05/2015 10h13
Por favor disponibilizem os materiais para download!!!!!!!!
VERA LUCIA SANTOS TAVARESVERA LUCIA SANTOS TAVARES disse em 22/08/2014 19h49
Que pena que a equipe da minha escola não teve acesso a este projeto durante a Copa. Mesmo assim vamos trabalhar este projeto.
ROZANAROZANA disse em 25/06/2014 11h01
Desenvolver um projeto cujo tema é o auge do momento, que envolve todo e qualquer público e que mexe com as mais variadas emoções como a Copa do Mundo é uma delícia de se trabalhar visto que é o esporte mais contagiante para a grande maioria das pessoas no mundo inteiro. Fazer um link entre futebol e letramento é uma rica oportunidade para abrir um leque de conhecimentos sócios culturais e que atrelados aos conhecimentos já adquiridos pelos alunos, só ampliarão o repertório comunicativo através da leitura, da escrita e da oralidade.
JAINEJAINE disse em 16/06/2014 15h44
Ler para crescer, o campeão é você!
ANGÉLICAANGÉLICA disse em 24/05/2014 20h24
educar é viver a educação sem ela é difícil viver em nossa sociedade.
ANA CLAUDIAANA CLAUDIA disse em 20/05/2014 09h22
A educação e o esporte se ente grão em emoção, ações voltados para atitudes e a valorização leitura e escrita no nosso contidiano.
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS