Ao longo desse projeto de letramento, conteúdos de várias disciplinas podem ser estudados. Estes são alguns temas envolvidos em nosso exemplo: decomposição de matéria orgânica; reciclagem; verminoses e outras doenças parasitárias; criação artística de cartazes, faixas e convites; poluição do solo e das águas; além de todos os conhecimentos linguísticos desenvolvidos na leitura e na produção dos gêneros textuais envolvidos na pesquisa e nas ações. Por isso, a parceria entre professores é muito bem-vinda.
Por meio de diferentes usos da linguagem, orientados para uma prática social, os alunos podem agir sobre o mundo e encontrar soluções concretas para problemas da comunidade.
Para conhecer mais sobre projetos de letramento:
• CUNHA, Rosana. “Jornal escolar: raio de ações, rede de significações”. Anais do Seta, Campinas, n. 3, 2009.
• KLEIMAN, Angela. “Projetos de letramento na Educação Infantil”. Caminhos em Linguística Aplicada, Taubaté, v. 1, n. 1, p. 1-10, 2009.
• KLEIMAN, Angela. “EJA e o ensino da língua materna: relevância dos projetos de letramento”. EJA em Debate, Florianópolis, v. 1, n. 1, 2012.
• KLEIMAN, Angela. “Trajetórias de acesso ao mundo da escrita: relevância das práticas não escolares de letramento para o letramento escolar”. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 2, p. 375-400, jul./dez. 2010.
• KLEIMAN, Angela; TINOCO, Glícia; CENICEROS, Rosana C. Projetos de letramento no Ensino Médio. In: BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Marcia (Org.). Múltiplas linguagens para o Ensino Médio. São Paulo: Parábola, 2013. p. 110-125.
• SANTOS, Ivoneide B. de A.; OLIVEIRA, Maria do Socorro. “Políticas públicas na Educação de Jovens e Adultos: projetos de letramento, participação e mudança social”. EJA em Debate, Florianópolis, v. 1, n. 1, 2012.
• TINOCO, Glícia. “Ler e escrever em projetos de letramento: o que muda afinal?”. In: 17º Congresso de Leitura – Cole. Campinas, 21 a 24 jul. 2009.
Autora da oficina: Paula Baracat De Grande