Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — TRABALHAR COM TEMAS DA COMUNIDADE...

Trabalhar com temas da comunidade

Ao longo desse projeto de letramento, conteúdos de várias disciplinas podem ser estudados. Estes são alguns temas envolvidos em nosso exemplo: decomposição de matéria orgânica; reciclagem; verminoses e outras doenças parasitárias; criação artística de cartazes, faixas e convites; poluição do solo e das águas; além de todos os conhecimentos linguísticos desenvolvidos na leitura e na produção dos gêneros textuais envolvidos na pesquisa e nas ações. Por isso, a parceria entre professores é muito bem-vinda.


Por meio de diferentes usos da linguagem, orientados para uma prática social, os alunos podem agir sobre o mundo e encontrar soluções concretas para problemas da comunidade.

Para conhecer mais sobre projetos de letramento:
• CUNHA, Rosana. “Jornal escolar: raio de ações, rede de significações”. Anais do Seta, Campinas, n. 3, 2009.  
• KLEIMAN, Angela. “Projetos de letramento na Educação Infantil”. Caminhos em Linguística Aplicada, Taubaté, v. 1, n. 1, p. 1-10, 2009.
• KLEIMAN, Angela. “EJA e o ensino da língua materna: relevância dos projetos de letramento”. EJA em Debate, Florianópolis, v. 1, n. 1, 2012.
• KLEIMAN, Angela. “Trajetórias de acesso ao mundo da escrita: relevância das práticas não escolares de letramento para o letramento escolar”. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 2, p. 375-400, jul./dez. 2010.
• KLEIMAN, Angela; TINOCO, Glícia; CENICEROS, Rosana C. Projetos de letramento no Ensino Médio. In: BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Marcia (Org.). Múltiplas linguagens para o Ensino Médio. São Paulo: Parábola, 2013. p. 110-125.
• SANTOS, Ivoneide B. de A.; OLIVEIRA, Maria do Socorro. “Políticas públicas na Educação de Jovens e Adultos: projetos de letramento, participação e mudança social”. EJA em Debate, Florianópolis, v. 1, n. 1, 2012. 
• TINOCO, Glícia. “Ler e escrever em projetos de letramento: o que muda afinal?”. In: 17º Congresso de Leitura – Cole. Campinas, 21 a 24 jul. 2009.


Autora da oficina: Paula Baracat De Grande

1 2 3 4 
MAIS EXPERIMENTE
Ler, interpretar e resolver...
Dentre as várias atividades propostas nas aulas de Matemática, uma, em...
Investigar as estratégias dos...
O anúncio publicitário é um gênero textual que tem por objetivo...
Criar programas de rádio com a...
A escola divide seu espaço com outras formas de aprendizagem e disputa a...
Praticar escrita e reescrita...
As produções escritas na escola muitas vezes se configuram como um desafio...
Produzir uma playlist comentada com...
Início de conversa “Dedico esta música para Guilhermina Viana, do...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
ROZANAROZANA disse em 04/09/2014 11h30
Amo trabalhar com temas da comunidade. Um projeto como este possibilita trazer para dentro da sala de aula situações em que todos (escola, família e comunidade) vivenciam e tem a necessidade de, a depender do caso, solucionar ou minimizar problemas, qualificar o que já possui, adquirir benefícios, entre outros que que venham gerar o bem comum de todos, além de promover aprendizado que extrapolam os muros da escola para ampliar o seu conhecimento de mundo através do letramento com participação ativa nos interesses coletivo.
PLATAFORMAPLATAFORMA respondeu em 19/09/2014 13h06
Olá, Rozana. Há um outro material sobre o assunto, na Plataforma, que pode interessá-la. Ele está disponível na seção Para Aprofundar (http://www.plataformadole...e-e-escola.html). Gde abraço.
VERA LUCIA SANTOS TAVARESVERA LUCIA SANTOS TAVARES disse em 22/08/2014 19h45
Maravilhoso este Projeto de Letramento. Era isso que estávamos precisando para trabalhar na comunidade em que nossa escola está inserida.
PLATAFORMAPLATAFORMA respondeu em 25/08/2014 17h41
Vera Lúcia, você já conhece os especiais da Plataforma? São infográficos multimídia que apresentam diversas vertentes relacionadas à alfabetização e ao letramento. Eles apresentam desde a história do aprendizado da escrita no país até como ajudar o aluno em suas práticas de escrita. Acesse a seção Especial (http://www.plataformadole...o-especial.html) e conheça! Abs.
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS