Compartilhar Facebook   
Favoritar
ACERVOEXPERIMENTE — TRABALHAR COM TEMAS DA COMUNIDADE...

Trabalhar com temas da comunidade

Pesquisando problemas e soluções
Divida a sala em grupos e proponha que pesquisem o problema. Também peça que reflitam sobre ações que a turma pode promover em busca de soluções. Você pode trazer textos que ajudem os alunos a compreender a questão. Em nosso exemplo: reportagens, artigos, infográficos que abordem o lixo, a coleta adequada, os aterros sanitários e lixões, e ainda leis e regulamentações sobre a coleta na cidade. Leia com os alunos textos de gêneros que não se costumam trabalhar no dia a dia, como as leis, e ajude-os na compreensão. Outros textos podem ser distribuídos aos grupos para discussão posterior. Solicite que os estudantes tragam referências sobre o assunto para ler e debater com o grupo.


Os alunos também podem sugerir a entrevista de pessoas da comunidade que contribuam com informações sobre o tema e colaborem no planejamento de ações para a solução do problema. Caso não conheçam ninguém, busque especialistas dispostos a conversar com os alunos. Antes da entrevista, elabore um roteiro de perguntas com os alunos. Outra ideia é que o especialista dê uma palestra aberta à comunidade. Os alunos se encarregariam de fazer o convite, promover o evento com cartazes e panfletos, fazer anotações durante a palestra e formular perguntas ao fim a fala.


Após as pesquisas, proponha que cada grupo apresente o que aprendeu sobre o problema e propostas para solucioná-lo. Depois da apresentação de todos os grupos, discuta as soluções propostas: Quais foram mais interessantes? Quais podem ser realizadas pelos próprios alunos? Quem pode ser envolvido nessas ações: outras turmas, professores, comunidade, poder público? Com base nessa discussão, a turma deve elaborar uma lista de ações, indicando possíveis parceiros e prazos para realização. Lembre aos alunos que os conhecimentos construídos nas pesquisas devem servir de base e argumento para a busca de soluções.


Agindo para solucionar o problema
Vamos supor que a lista de ações gerada na turma foi a seguinte:
• elaborar carta aberta à comunidade, apresentando o problema e argumentando sobre alternativas para resolvê-lo ou minimizá-lo, instruindo sobre a separação, o armazenamento e o descarte de lixo;
• organizar uma passeata pelo bairro e arredores para denunciar o problema e cobrar providências das autoridades − nessa ação, além de produzir as faixas, cartazes e palavras de ordem, os alunos precisam mobilizar as pessoas da escola e do bairro para participarem da manifestação, divulgando os motivos da passeata, o perigo da falta de coleta, os órgãos responsáveis pelo serviço etc. Os alunos podem entrar em contato com jornais locais para divulgar a passeata;
• elaborar uma carta reivindicatória a ser endereçada ao prefeito da cidade − além de estudar o gênero a ser produzido, os alunos podem retomar o que pesquisaram sobre o tema para levantar argumentos, como também recolher assinaturas para um abaixo-assinado a ser anexado à carta;
• monitorar as ações da prefeitura para a solução do problema e divulgar essas informações à comunidade − isso pode ser feito por meio de informes a serem distribuídos ou expostos em locais de grande circulação na comunidade; a turma pode publicar esses comunicados em um perfil do bairro em rede social.

1 2 3 4 
MAIS EXPERIMENTE
Criar poemas visuais com a turma
A poesia visual é uma forma de expressão artística que se caracteriza...
Ler e ouvir poesia com as crianças
A poesia é um ingrediente constante em nossa vida: nas falas curiosas e...
Mergulhar no universo dos...
Os quadrinhos destinados ao público infantojuvenil podem proporcionar não...
Despertar o espírito investigativo...
É muito comum, na escola, solicitarmos pesquisas a nossos alunos. Contudo, muitas...
Criar perfil de personagens...
Que tal aliar as leituras literárias da turma ao uso das redes sociais digitais? A...
VOLTAR
COMENTÁRIO(S)
Faça login para comentar neste artigo, clique aqui!
ROZANAROZANA disse em 04/09/2014 11h30
Amo trabalhar com temas da comunidade. Um projeto como este possibilita trazer para dentro da sala de aula situações em que todos (escola, família e comunidade) vivenciam e tem a necessidade de, a depender do caso, solucionar ou minimizar problemas, qualificar o que já possui, adquirir benefícios, entre outros que que venham gerar o bem comum de todos, além de promover aprendizado que extrapolam os muros da escola para ampliar o seu conhecimento de mundo através do letramento com participação ativa nos interesses coletivo.
PLATAFORMAPLATAFORMA respondeu em 19/09/2014 13h06
Olá, Rozana. Há um outro material sobre o assunto, na Plataforma, que pode interessá-la. Ele está disponível na seção Para Aprofundar (http://www.plataformadole...e-e-escola.html). Gde abraço.
VERA LUCIA SANTOS TAVARESVERA LUCIA SANTOS TAVARES disse em 22/08/2014 19h45
Maravilhoso este Projeto de Letramento. Era isso que estávamos precisando para trabalhar na comunidade em que nossa escola está inserida.
PLATAFORMAPLATAFORMA respondeu em 25/08/2014 17h41
Vera Lúcia, você já conhece os especiais da Plataforma? São infográficos multimídia que apresentam diversas vertentes relacionadas à alfabetização e ao letramento. Eles apresentam desde a história do aprendizado da escrita no país até como ajudar o aluno em suas práticas de escrita. Acesse a seção Especial (http://www.plataformadole...o-especial.html) e conheça! Abs.
Licença Creative CommonsEste trabalho foi licenciado com
uma Licença Creative Commons
PARCERIAS