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ACERVOEXPERIMENTE — TRABALHAR COM TEMAS DA COMUNIDADE...

Trabalhar com temas da comunidade

Pesquisando problemas e soluções
Divida a sala em grupos e proponha que pesquisem o problema. Também peça que reflitam sobre ações que a turma pode promover em busca de soluções. Você pode trazer textos que ajudem os alunos a compreender a questão. Em nosso exemplo: reportagens, artigos, infográficos que abordem o lixo, a coleta adequada, os aterros sanitários e lixões, e ainda leis e regulamentações sobre a coleta na cidade. Leia com os alunos textos de gêneros que não se costumam trabalhar no dia a dia, como as leis, e ajude-os na compreensão. Outros textos podem ser distribuídos aos grupos para discussão posterior. Solicite que os estudantes tragam referências sobre o assunto para ler e debater com o grupo.


Os alunos também podem sugerir a entrevista de pessoas da comunidade que contribuam com informações sobre o tema e colaborem no planejamento de ações para a solução do problema. Caso não conheçam ninguém, busque especialistas dispostos a conversar com os alunos. Antes da entrevista, elabore um roteiro de perguntas com os alunos. Outra ideia é que o especialista dê uma palestra aberta à comunidade. Os alunos se encarregariam de fazer o convite, promover o evento com cartazes e panfletos, fazer anotações durante a palestra e formular perguntas ao fim a fala.


Após as pesquisas, proponha que cada grupo apresente o que aprendeu sobre o problema e propostas para solucioná-lo. Depois da apresentação de todos os grupos, discuta as soluções propostas: Quais foram mais interessantes? Quais podem ser realizadas pelos próprios alunos? Quem pode ser envolvido nessas ações: outras turmas, professores, comunidade, poder público? Com base nessa discussão, a turma deve elaborar uma lista de ações, indicando possíveis parceiros e prazos para realização. Lembre aos alunos que os conhecimentos construídos nas pesquisas devem servir de base e argumento para a busca de soluções.


Agindo para solucionar o problema
Vamos supor que a lista de ações gerada na turma foi a seguinte:
• elaborar carta aberta à comunidade, apresentando o problema e argumentando sobre alternativas para resolvê-lo ou minimizá-lo, instruindo sobre a separação, o armazenamento e o descarte de lixo;
• organizar uma passeata pelo bairro e arredores para denunciar o problema e cobrar providências das autoridades − nessa ação, além de produzir as faixas, cartazes e palavras de ordem, os alunos precisam mobilizar as pessoas da escola e do bairro para participarem da manifestação, divulgando os motivos da passeata, o perigo da falta de coleta, os órgãos responsáveis pelo serviço etc. Os alunos podem entrar em contato com jornais locais para divulgar a passeata;
• elaborar uma carta reivindicatória a ser endereçada ao prefeito da cidade − além de estudar o gênero a ser produzido, os alunos podem retomar o que pesquisaram sobre o tema para levantar argumentos, como também recolher assinaturas para um abaixo-assinado a ser anexado à carta;
• monitorar as ações da prefeitura para a solução do problema e divulgar essas informações à comunidade − isso pode ser feito por meio de informes a serem distribuídos ou expostos em locais de grande circulação na comunidade; a turma pode publicar esses comunicados em um perfil do bairro em rede social.

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COMENTÁRIO(S)
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ROZANAROZANA disse em 04/09/2014 11h30
Amo trabalhar com temas da comunidade. Um projeto como este possibilita trazer para dentro da sala de aula situações em que todos (escola, família e comunidade) vivenciam e tem a necessidade de, a depender do caso, solucionar ou minimizar problemas, qualificar o que já possui, adquirir benefícios, entre outros que que venham gerar o bem comum de todos, além de promover aprendizado que extrapolam os muros da escola para ampliar o seu conhecimento de mundo através do letramento com participação ativa nos interesses coletivo.
PLATAFORMAPLATAFORMA respondeu em 19/09/2014 13h06
Olá, Rozana. Há um outro material sobre o assunto, na Plataforma, que pode interessá-la. Ele está disponível na seção Para Aprofundar (http://www.plataformadole...e-e-escola.html). Gde abraço.
VERA LUCIA SANTOS TAVARESVERA LUCIA SANTOS TAVARES disse em 22/08/2014 19h45
Maravilhoso este Projeto de Letramento. Era isso que estávamos precisando para trabalhar na comunidade em que nossa escola está inserida.
PLATAFORMAPLATAFORMA respondeu em 25/08/2014 17h41
Vera Lúcia, você já conhece os especiais da Plataforma? São infográficos multimídia que apresentam diversas vertentes relacionadas à alfabetização e ao letramento. Eles apresentam desde a história do aprendizado da escrita no país até como ajudar o aluno em suas práticas de escrita. Acesse a seção Especial (http://www.plataformadole...o-especial.html) e conheça! Abs.
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